Exclusivo!!! Ana Paula toma de Brandão o controle do PSB no Maranhão…

Senadora maranhense foi recebida em Recife nesta quinta-feira, 17, pelo presidente nacional do partido, João Campos, que deve3 comunicar ainda hoje a decisão ao governador

 

NA ESQUERDA LULISTA. Ana Paula vai reforçar a bancada do PSB no Senado, e deve levar o marido deputado estadual para o partido

Exclusivo

A senadora Ana Paula Lobato (ainda no PDT), vai comandar o PSB no Maranhão; a decisão foi tomada nesta quinta-feira, 17, pelo presidente nacional da legenda, João Campos.

Com a decisão, o governador  Carlos Brandão perde o comando do partido.

  • João Campos ressente-se do desempenho do PSB nas eleições de 2024, sob o controle de Brandão;
  • o partido também enfrenta dificuldades para montar as suas chapas de deputados federais e estaduais;
  • além disso, o governador tem deixado claro que seguirá para outro partido até as eleições de 2026.

Este blog Marco Aurélio d’Eça já havia noticiado que Brandão estava em busca de um partido mais alinhado com os eu novo projeto, de centro direita, e deveria se mudar para o União Brasil ou o MDB, partidos já alinhados à sua família.

Além de Ana Paula, o PSB deve receber o deputado estadual Othelino Neto, que disputará vaga na Câmara Federal em 2026.

A tomada do partido, muda também a correlação de forças políticas no Maranhão, na base do governo Lula (PT).

Sobretudo entre os dinistas, mais à esquerda, e os brandonistas, de centro-direita…

Edivaldo Júnior já em plena pré-campanha…

Pré-candidato a deputado estadual, ex-prefeito de São Luís tem visitado feiras e comunidades da periferia e da zona rural que entende terem sido impactadas pela sua gestão

 

VISITA ÀS BASES. Ao lado da esposa Camila, Edivaldo faz compras em feira do Coroadinho

O ex-prefeito de São Luís Edivaldo Júnior (Sem partido) tem registrado em suas redes sociais visitas quase diárias a comunidades, feiras e mercados de São Luís.

As atividades fazem parte do seu projeto eleitoral de 2026.

  • Edivaldo Júnior é pré-candidato a deputado estadual;
  • suas andanças são uma espécie de prestação de contas.

“Podendo visitar queridos amigos nestas regiões tão importantes de nossa cidade e ser recebido com tanto carinho. Nosso legado não foi só de obras e ações, mas foi um legado de carinho. Posso voltar a cada bairro e ser tão bem recebido”, comentou o ex-prefeito. (Veja vídeo abaixo)

PORTAS ABERTAS. Edivaldo chega e sente-se à vontade nas comunidades que visita

Ao lado da esposa Camilla Braga, o ex-prefeito visita lideranças comunitárias, vistoria o estado das obras deixadas por ele bom período de prefeitura e se apresenta como pré-candidato a uma vaga na Assembleia Legislativa.

Este mês o ex-prefeito já esteve na feira do Coroado, onde fez compras e conversou com feirantes e consumidores.

Também foi ao Tibiri, onde fez obras estruturantes marcantes para a comunidade.

Edivaldo Jr. ainda não se posicionou politicamente sobre a sucessão do governador Carlos Brandão (PSB).

E tem até abril para decidir seu caminho partidário…

Exclusivo!!! Braide quer pontuar ao máximo antes de declarar-se candidato…

Prefeito de São Luís tem dito a aliados que não vai falar agora sobre disputa pelo Governo do Estado por que a estratégia de manter-se calado tem resultado em bons índices nas pesquisas

 

SEM ESFORÇO. O prefeito de São Luís tem adorado a estratégia de manter-se calado e pontuando sobre 26; e continuará assim até abril

Exclusivo

O prefeito de São Luís Eduardo Braide (PSD) disse a aliados nos últimos dias que está em franca preparação para disputar o Governo do Estado em 2026, mas que só irá falar disso publicamente a partir de abril do ano que vem.

“Do jeito que está é o melhor cenário; sem falar, lidero as pesquisas. Vamos deixar como está até abril”, disse o prefeito, em linhas gerais, a pelo menos três interlocutores dele e do irmão, deputado estadual Fernando Braide (Solidariedade).

  • o prefeito lidera todas as pesquisas de intenção de votos, com índices que vão de 30% a 35%, dependendo do levantamento;
  • ele pontua bem em todas as regiões do estado sem nunca ter-se declarado candidato e sem precisar de articulações políticas.

No início do mês, este blog Marco Aurélio d’Eça chegou a questionar a falta de declarações de Braide sobre 2026 e apontou sua não-candidatura, no post “De como Braide caminha para não ser candidato…”.

“Conjunção de fatores externos e internos devem levar o prefeito de São Luís a repensar sua presença na sucessão estadual onde ele entrou mudo e deve sair calado”, afirmou o post, em seu subtítulo.

E o argumento tem sido repetido pelo prefeito a todos os interlocutores nos bastidores.

Se ele, mudo, lidera as pesquisas, por que falar agora?!?.

É o que pergunta aos aliados…

Maura Jorge é favorita para vice de Orleans em várias regiões, mostram redes sociais…

Postagem deste blog Marco Aurélio d’Eça sobre mulheres como opções para companheiras de chapa do candidato do governo estimulou uma série de enquetes em perfis no interior

 

PERFIL RESPEITADO. Maura Jorge lidera a corrida na maioria das regiões pela hipotética vice de Orleans Brandão

Uma série de páginas e perfis de redes sociais no interior do Maranhão tem feito enquetes sobre a escolha de uma mulher para compor a chapa do candidato do Palácio dos Leões ao Governo do Estado, Orleans Brandão (MDB); essas páginas foram estimuladas postagem deste blog Marco Aurélio d’Eça, intitulada “Já tem até pesquisa sobre possível vice de Orleans…”.

  • na maioria delas, a prefeita de Lago da Pedra, Maura Jorge (PP), lidera com folga;
  • em São Luís, ela mantém liderança, mas enfrenta acirrada disputa com Iracema Vale (PSB);
  • além de Maura e Iracema, a deputada estadual Mical Damasceno também foi listada como opção. 

“Este blog Marco Aurélio d’Eça recebeu a pesquisa exatamente às 17h28 em seu contato profissional, de um usuário identificado apenas com a letra “K”; foi feita a seguinte pergunta:  “Quem você apoiaria como pré-candidata a vice-governadora ao lado de Orleans Brandão?”, esclareceu a postagem, de 4 de julho.

Apesar de não ter valor científico, essas manifestações em redes sociais revelam a força da opinião pública em um tempo em que a política se conecta cada vez mais ao cidadão por meio do ambiente digital; a repercussão reforça, também, a influência histórica deste blog Marco Aurélio d’Eça na agenda política estadual.

  • na Região Tocantina, especialmente em cidades como Balsas e Imperatriz, a prefeita de Lago da Pedra aparece como nome preferido para a chapa de Orleans;
  • a liderança de Maura Jorge também se repete na Região dos Cocais, a exemplo de Codó, e em cidades vizinhas à sua base política, como Santa Inês e Barra do Corda.
  • Em São Luís, ela mantém dianteira, mas em disputa acirrada com Iracema Vale, enquanto Mical Damasceno também aparece, especialmente no público evangélico.

FORÇA ESTADUAL. Alguns dos espelhos de enquetes encontradas na internet sobre as hipotéticas companheiras de chave do candidato do governo

Os dados revelam a forte inserção de Mical nesse segmento religioso, embora Maura Jorge também possua um público fiel entre os evangélicos; já Iracema Vale mostra influência significativa na região metropolitana, onde divide preferências com Maura Jorge.

Os resultados reforçam a capilaridade de Maura Jorge, que alcança alto índice de apoio popular em todas as regiões citadas, especialmente no sul do estado, onde, em 2018, conquistou o segundo lugar na corrida ao governo.

A definição de um eventual vice para Orleans Brandão só deve ocorrer em julho do ano que vem, e levará em conta as alianças, o cacife pessoal e o grupo do escolhido.

Mas as enquetes – embora sem valor científico – podem servir como baliza…

O plano do Palácio dos Leões para barrar Weverton…

Apesar do apoio da presidente da Assembleia Legislativa, senador pedetista ainda não tem o aval declarado do governador Carlos Brandão, que estimula a candidatura do deputado federal Pedro Lucas Fernandes

 

OS NOMES DO PALÁCIO. No entorno do governador Carlos Brandão as candidaturas de André Fufuca e Pedro Lucas são as preferidas

O senador Weverton Rocha (PDT) demonstrou nos últimos meses forte articulação política nos municípios para sua reeleição em 2026, o que lhe garante estar entre os primeiros colocados na disputa em todas as pesquisas de intenção de votos.

Ele também recebeu o apoio público da presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale (PSB), o que o aproximou fortemente do governo Carlos Brandão (PSB), com quem o pedetista tem até dividido agenda no interior.

  • mas o Palácio dos Leões ainda não se convenceu do apoio a Weverton;
  • brandonistas estimulam abertamente o nome de Pedro Lucas Fernandes.

Ao lado do ministro André Fufuca, Pedro Lucas representa a federação União Progressista, que reúne o PP e o União Brasil, e é hoje a maior força política brasileira; com este cacife, governo e partidos se articulam para criar uma espécie de barreira às intenções de outros interessados no Senado.

  • aliados de Brandão argumentam que Weverton trabalhou contra o governador em 2022;
  • também questionam a versão de que o pedetista tem a preferência do presidente Lula.

Este blog Marco Aurélio d’Eça já mostrou que Weverton Rocha tem cacife político e eleitoral para se eleger em qualquer chapa, como retratado em abril, no post “Base de apoio de Weverton pode chegar a 90 prefeitos…”; à época, o próprio Weverton corrigiu o post, afirmando serem mais de 100 os prefeitos aliados.

Mas o próprio senador optou por alinhar-se ao projeto de Brandão, que tem o secretário Orleans Brnadão (MDB) como candidato ao governo.

E pelo jeito, vai ter que fazer força pela vaga…

Brandão quer aliança com os 217 prefeitos…

Governador já recebeu 123 prefeitos no Palácio dos Leões, mas espera construir relação com todos os gestores maranhenses, o que incluiria, também, o de São Luís, Eduardo Braide, pré-candidato a governador

 

CARAVANAS SEMANAIS. Brandão com mais uma leva de prefeitos que vão ao Palácio dos leões atraídos por parceiras

Na resposta que deu ao vice-governador Felipe Camarão (PT) em suas redes sociais nesta segunda-feira, 14, – ao reafirmar compromisso com o presidente Lula (PT) – o governador Carlos Brandão (PSB) também reafirmou compromisso de parceria com todos os prefeitos maranhenses.

“Nos discursos que faço desde que assumi o governo, reforço que trabalho por unidade e parceria. Prova disso é que temos a meta de receber os 217 prefeitos do Maranhão, independentemente de lado político”, disse o governador.

  • no mesmo dia, Brandão recebeu no Palácio dos Leões mais 11 prefeitos;
  • no total, ele já contabiliza contato com 123 gestores de vários municípios.

Em abril, este blog Marco Aurélio d’Eça já havia revelado com exclusividade o teor destas conversas do governador com os prefeitos, o que foi tratado no post “A pergunta reservada de Brandão aos prefeitos…”.

Naquela época, eram três as perguntas básicas que ele fazia:

  • 1 – “se por acaso houver rompimento, de qual lado você fica?!?”;
  • 2 – “qual o seu candidato a senador, deputado federal e estadual?!?”;
  • 3 – “existe possibilidade de você apoiar alguém indicado pelo Palácio ?!?”.

Com a consolidação da candidatura do secretário municipalista Orleans Brnadão (MDB) ao governo, essas perguntas devem ter ficado para trás.

Neste caso, a expressão “temos a meta de receber todos os 217 prefeitos”, dita em sua postagem nas redes sociais, pode ser apenas uma frase retórica do governador; afinal, isso incluiria também o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD).

E Braide, como líder em todas as pesquisas, é cada vez mais candidato…

Os dois de 2026!!!

Eleitor maranhense tem a oportunidade de mesclar opções de experiências e jovens talentos na disputa pelo Senado Federal, contando com a certeza de que o governador Carlos Brandão fique no cargo até o fim do mandato

 

FORÇA JOVEM. André Fufuca e Pedro Lucas representam a juventude na disputa pelo Senado, na visão de Stênio Rezende

Por Stenio Rezende*

A disputa pelas vagas ao Senado Federal em todo o Brasil é sempre tema que movimenta os bastidores da política de maneira destacada, especialmente pela sua importância nas articulações dos partidos e ou federações partidárias.

No cenário do Maranhão, se apresentam até o momento os senadores investidos em mandato Weverton Rocha (PDT) e Eliziane Gama (PSD), ambos há quase oito anos nos cargo, além do ex-senador Roberto Rocha (PR).

  • A população acompanha atentamente a movimentação das candidaturas dos jovens deputados André Fufuca (PP) e Pedro Lucas (União Brasil), assim como os nomes do ex-deputado estadual César Pires (Partido Novo) e do ex-prefeito de Santa Rita Hilton Gonçalo (Mobiliza).

A VOZ DA EXPERIÊNCIA. Para Rezende, o eleitor maranhense tem opções de nomes experientes na política

A pretensão eleitoral dos concorrentes está bem distribuída, em função da representatividade na vida pública e capacidade de trabalho entre esses nomes, que até agora acenam e articulam para viabilizar suas candidaturas. A lista oferecida até agora ao povo maranhense é de políticos preparados e comprometidos com os interesses do Estado.

  • Cabe destacar, por exemplo, a trajetória do jovem Ministro dos Esportes, André Fufuca, deputado mais jovem da história a assumir a presidência da Câmara dos deputados. Fortemente apoiado pela classe política do Estado, desponta como preferido do eleitorado de Imperatriz, Caxias, Santa Inês, Balsas, Barra do Corda, Lago da Pedra, Santa Luzia e centenas de outras cidades maranhenses.

A eleição para as vagas do Senado em 2026, promete ser bem disputada pelos nomes que se apresentam.

E assim sendo, quem ganha é o eleitor maranhense, que tem a oportunidade de escolha entre vários nomes qualificados ao Senado Federal.

Contando, por óbvio, com a permanência do Governador Carlos Brandão até o último dia do mandato.

Stenio Rezende, médico ex-Deputado Estadual e Agropecuarista

Eliziane Gama visita presidente do PT no Maranhão…

Senadora parabenizou Francimar Melo pela vitória no processo de Eleição Direta e pela recondução ao comando do partido, que se prepara para as eleições de 2026

 

CONVERSAS POLÍTICAS. Márcio Jardim, Francimar Melo e Eliziane Gama em conversa na qual não faltou também o tema eleição 2026

O presidente do PT no Maranhão, Francimar Melo, recebeu nesta segunda-feira, 14, a visita da senadora Eliziane Gama (PSD); a parlamentar parabenizou a vitória de Melo, que foi reconduzido ao comando partidário.

“Recebi hoje a visita da senadora da Eliziane Gama. Uma troca importante de ideias sobre os desafios e caminhos para o nosso estado. Seguimos juntos na luta por um Maranhão melhor”, disse Francimar Melo.

  • Eliziane Gama é umas das principais aliados do governo Lula e do PT no Senado;
  • na semana passada, ela parabenizou também o presidente nacional do partido.

“Um gesto de cortesia e de reconhecimento ao que o Francimar Melo representa e significa para o Maranhão. O PT e o governo Lula tem sido um parceiro importante para nós no Senado. O PT é um partido importantíssimo para o país”, declarou Eliziane Gama.

Na conversa com Frnacimar Melo, Eliziane teve a companhia do também petista Márcio jardim, hoje servindo ao governo Lula em Brasília.

A conversa entre as lideranças políticas girou também em torno das eleições de 2026 e suas articulações no Maranhão.

Mas esta é uma outra história…

Brandão responde a Camarão sobre aliança com Lula…

Governador acusa o golpe das declarações do vice-governador ao jornal Folha de S. Paulo e reafirma em suas redes sociais  que manifesta apoio diário ao presidente da República

 

O TRONO DO REI. Lula passou a ser disputado pelos grupos do governador Carlos Brandão e do vice-governadr Felipe Camarão, agora rachados

O governador Carlos Brandão (PSB) foi às redes sociais nesta segunda-feira, 14, para rebater declarações do vice-governador Felipe Camarão (PT), dadas ao jornal Folha de S. Paulo no fim de semana.

“Nos discursos que faço desde que assumi o governo, reforço que trabalho por unidade e parceria. Prova disso é que temos a meta de receber os 217 prefeitos do Maranhão, independentemente de lado político. O presidente Lula é um forte aliado de nossa gestão e o temos apoiado de forma pública diariamente. Manifestações diferentes disso tentam apenas descredibilizar a nossa parceria com o Governo Federal e os municípios”, disse o governador.

  • Brandão tenta convencer Lula de que o palanque sob seu comando é o melhor para o PT no Maranhão;
  • em entrevista à Folha de S. Paulo, Felipe Camarão diz que o projeto de Brandão prejudica a reeleição de Lula. 

“Sabe quem é o maior prejudicado com isso? É o Lula. Porque se o nosso time se divide aqui, como o Brandão está rachando o nosso time aqui, o maior prejudicado vai ser o Lula, porque a tendência é a votação dele cair aqui no Maranhão se a gente sair separado. Se o time sair dividido, pode haver no Maranhão um terceiro agente fora do Lula que pode vencer as eleições do ano que vem. A gente pode ter dois prejuízos: o Lula cair bem a votação e outro nome vencer o governo”, declarou o vice-governador.

MANIFESTAÇÃO PÚBLICA. Brandão decidiu responder ao vice-governador por meio de suas redes sociais

Na semana passada, os grupos dinista e brandonista passaram a disputar a hegemonia do palanque de Lula no Maranhão.

  • Pelo Lado de Brandão surgiu, curiosamente, o senador  Weverton Rocha (PDT);
  • adversário em 2022, Rocha diz que Lula quer Brandão liderando o processo no estado;
  • já o presidente do PT, Francimar Melo, afirmou que o partido mão abre mão de Camarão.

Essa disputa foi revelada por este blog marco Aurélio d’Eça, no post “Qual vai ser o palanque de Lula no Maranhão?!?”.

A disputa pelo palanque lulista reforça que a fase da unidade entre dinistas e brandonistas já foi superada.

Cada grupo, agora, tenta alcançar a aliança com o presidente da república…

Chapa fechada: prefeito Chiquinho FC declara apoio à reeleição de Juscelino Filho e Nagib

No último dia do Festival Julino, prefeito de Codó destacou o trabalho realizado pelos dois parlamentares e confirmou apoio nas eleições do próximo ano

 

No último dia de comemorações do Festival Julino de Codó, neste domingo, 13, o prefeito Chiquinho FC (PT) confirmou apoio a Juscelino Filho e Francisco Nagib para reeleição aos cargos de deputado federal e deputado estadual, respectivamente, nas eleições de 2026.

“Agradeço a esses dois grandes deputados, Francisco Nagib e Juscelino Filho, que têm trabalhado muito por Codó e pelo Maranhão. Juscelino é amigo dessa cidade e nos ajuda em todas as áreas, e nos ajudou a trazer esse grande evento para a cidade. Eu sei que esse povão vai me ajudar a votar em vocês no próximo ano”, declarou, sob os aplausos de milhares de pessoas presentes à festa.

  • em busca do quarto mandato, Juscelino Filho enalteceu a parceria com a gestão municipal;
  • ele ressaltou o trabalho que tem feito pelo município ao longo de sua atuação na Câmara Federal.

“Temos trabalhado muito nos quatro cantos da cidade junto com o prefeito Chiquinho, que está transformando Codó. Agradeço o convite e ao nosso povo que merece essa festa linda. Vocês estão de parabéns! Contem sempre com meu compromisso com Codó”, disse Juscelino.

Entre as últimas entregas de Juscelino Filho para Codó, estão as três ambulâncias do SAMU, fruto de atuação do parlamentar junto ao Ministério da Saúde. Destaque também para a instalação de um Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC), cujas obras começarão em breve, que vai formar 500 jovens e adultos em cursos de tecnologia e recondicionar 1.100 máquinas.

  • Juscelino também garantiu 200 computadores para a instalação de laboratórios de informática em escolas públicas;
  •  o deputado participou da assinatura de ordens de serviço para construção de mais de mil unidades do Minha Casa Minha Vida;
  • e viabilizou recursos para a implantação de  pavimentação de quase 7,5 quilômetros de vias urbanas no  município de Codó.

O deputado estadual Francisco Nagib (PSB) também agradeceu o trabalho de Juscelino Filho por Codó.

“Agradeço ao nosso deputado federal Juscelino Filho, que sempre está aqui com a gente. Gratidão pela atenção com Codó e por nos ajudar a fazer a alegria do povo codoense não só com essa festa linda, mas em diversas áreas da cidade. Ele foi o melhor ministro das Comunicações que o país já teve. Levou conectividade para o Brasil e o Maranhão, e agora está de volta à Câmara para batalhar mais ainda por nosso Maranhão”, frisou.

Ainda no domingo, Chiquinho FC, Juscelino Filho e Nagib mostraram força e prestígio durante almoço com vários grupos políticos e comitivas, na residência do prefeito. Na pauta, ações e investimentos para as cidades maranhenses e as eleições de 2026.

Estiveram presentes, os prefeitos Deibson Balé (Trizidela do Vale) e Fábio Holanda (João Lisboa), além de vereadores, secretários e lideranças de Codó e região.

Da Assessoria, com edição do blog