Aluisio Mendes apresenta 24 prefeitos à base de Brandão…

Deputado federal apresentou as lideranças do seu partido ao pré-candidato do MDB ao Governo do Estado, Orleans Brandão, que segue ampliando a base aliada

 

ALIANÇA FECHADA. Um mês depois de fechar apoio a Orleans, acompanhado de Iracema, Aluisio apresenta seus prefeitos a Brandão

O deputado federal Aluisio Mendes reuniu os 24 prefeitos do Republicanos no Palácio dos Leões, nesta sexta-feira, 4; além de garantir o apoio dos gestores ao governo Carlos Brandão (PSB), o parlamentar fechou questão em torno da candidatura do secretário Orleans Brnadão (MDB) ao Governo do Estado.

“Com alegria, recebemos o Republicanos, um dos maiores partidos do estado e do Brasil, na base governista, com 24 prefeitos, fortalecendo o municipalismo”, comemorou o governador.

  • Aluisio Mendes estava acompanhado da presidente da Assembleia Legislativa, deputada Iracema Vale (PSB);
  • também esteve com o parlamentar o ministro do Esporte, André Fufuca (PP), que é pré-candidato a senador.

“A chegada do Republicanos à base governista reforça nosso compromisso com o municipalismo, com o diálogo e com o desenvolvimento dos nossos municípios. Seguimos juntos, trabalhando por um estado mais unido, forte e cheio de oportunidades para todos os maranhenses!”, festejou Orleans.

TODOS FECHADOS. A presença dos 24 prefeitos no Palácio dos Leões é a garantia de que todos estarão com Orleans em 2026

No encontro no Palácio dos Leões acompanharam Aluisio estavam os prefeitos Raimundo Zuca (Joselândia), Edésio Topadão (Turiaçu), Dr. Cacúla (Presidente Médici), Rômulo Arruda (São Pedro dos Crentes), Dra. Fernanda (Fortaleza dos Nogueiras), Itaires Tratorzão (Lajeado Novo), Cociflan (Ribamar Fiquene), Walace Azevedo (Icatu), Fernando Bermuda (Campestre), Kelson (Tasso Fragoso), Mecinho (São João Batista), Clemilton (Urbano Santos), Neném Pontes (Belágua), Wallas Rocha (São Benedito do Rio Preto), Jhulio Sousa (Poção de Pedras), Aldo Lopes (Cururupu), Germano Coelho (Loreto), Rodrigo Coelho (Benedito Leite), Abnadar
Portela (Capinzal do Norte). Também participou o vice-prefeito Jair, representando o prefeito Dr. Nilo (Senador Alexandre Costa).

Hilton Gonçalo recebe apoio para o Senado em seis municípios do Médio Mearim…

Vereadores de Joselândia, Santo Antônio dos Lopes, Lago dos Rodrigues, São Roberto, Pedreiras e Lago dos Rodrigues vão acompanhar o ex-prefeito de Santa Rita em sua jornada de 2026

 

BASE MUNICIPALISTA. Hilton Gonçalo vai construindo sua base de liderança com apoio de vereadores em diversos municípios

Em um movimento de articulação política no interior do Maranhão, vereadores de Joselândia, Santo Antônio dos Lopes, Lago dos Rodrigues, São Roberto, Pedreiras e Lago dos Rodrigues declararam formalmente apoio à pré-candidatura de Dr. Hilton Gonçalo ao Senado Federal.

O anúncio oficial foi feito em encontro em São Luís na quinta-feira, 3 de julho.

“Estamos ouvindo cada município. Meu compromisso é transformar isso em conquistas concretas no Senado”, afirmou Gonçalo; 

  • em Joselândia, vereadores ressaltaram a necessidade de maior representatividade no Congresso, reconhecendo em Hilton um defensor das causas rurais e de pequenos municípios;
  • os vereadores de Santo Antônio dos Lopes focaram nas propostas do pré-candidato para o desenvolvimento da Bacia do Parnaíba e valorização da produção local de gás natural;
  • Lago dos Rodrigues e São Roberto: parlamentares destacaram experiência do ex-prefeito como gestor e apontaram seus compromissos com infraestrutura básica, educação e saúde;
  • em Pedreiras, vereadores reconheceram o histórico de articulação política de Dr. Hilton, especialmente na captação de recursos para regiões fora da Baixada Maranhense.

Durante o encontro, os apoiadores elogiavam o perfil “ficha‑limpa”, a experiência como gestor municipal e o discurso voltado à interiorização do desenvolvimento. Essas lideranças afirmam que Dr. Hilton representa renovação e compromisso regional.

A estratégia de apoio segue padrão já adotado em outras regiões do Maranhão, como Alto Turi e Baixada, onde vereadores e ex‑prefeitos manifestaram adesão em maio e junho.

Médico e ex‑prefeito de Santa Rita por quatro mandatos, Dr. Hilton tem ampliado sua base política por meio de apoios estratégicos de lideranças municipais.

Esse crescimento de apoios fortalece a candidatura de Dr. Hilton dentro do campo municipalista e desenvolvimentista.

Da Assessoria, com edição do blog

 

Braide e Lahésio já empatam tecnicamente, mostra pesquisa…

Levantamento do Instituto Vox divulgado nesta sexta-feira, 4, mostra queda acentuada do prefeito de São Luís e crescimento na mesma proporção do secretário Orleans Brandão, agora em terceiro

 

NOVOS NÚMEROS. Os números da Vox Pesquisas mostram o cenário real do atual momento no Maranhão (imagens: Diego Emir)

O Instituto Vox Pesquisas divulgou nesta sexta-feira, 4, novo levantamento sobre a corrida eleitoral pelo Governo do Estado, mostrando um cenário de empate técnico entre o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), e o candidato do partido Novo, Lahésio Bonfim.

  • Braide aparece agora com 27,06% das intenções de voto; 
  • Lahésio está colado nele, com 24,55% de intenções de voto.

Divulgada pelo blog do jornalista Diego Emir, a pesquisa Vox, realizada em todo o Maranhão, contrapõe a série de pesquisas municipais divulgadas nos últimos dias, sempre em municípios controlados por prefeitos aliados aos candidatos interessados.

É o único instituto que vem acompanhando sistematicamente o avançar da disputa.

  • neste levantamento, o secretário Orleans Brandão (MDB) figura em terceiro, com 13,27%;
  • já o vice-governador Felipe Camarão (PT) soma 6,16%, em quarto lugar no levantamento.

A Vox Pesquisas mostra uma queda acentuada nas intenções de votos do prefeito Eduardo Braide entre abril e julho; há três meses, o prefeito de São Luís registrava 31,90%, contra 22,20% de Lahésio.

  • o prefeito perdeu 4,84 pontos percentuais no trimestre;
  • por outro lado, Orleans subiu os mesmos 4,8 pontos.

Ralizada com 957 entrevistados em todas as regiões do Maranhão, registra um índice de 22,38% de eleitores ainda sem candidato definido no Maranhão.

Já tem até pesquisa sobre possível vice de Orleans…

Sondagens via WhatsApp iniciadas nesta quinta-feira, 3, fazem pergunta sobre três mulheres como opções para a chapa do candidato do MDB

 

ENTRE AS MULHERES. Sondagem de WhatsApp inclui Iracema Vale, Mical Damasceno e Maura Jorge como opções de vice de Orleans

Pesquisa realizada por intermédio do aplicativo de troca de mensagens WhatsApp começou a sondar nesta quinta-feira, 3, prováveis opções de companheiras de chapa do secretário de Articulação Municipalista, Orleans Brandão (MDB).

São três as opções apresentadas:

  • a presidente da Assembleia Legislativa Iracema Vale (PSB);
  • a deputada da Assembleia de Deus Mical Damasceno (PSD):
  • a prefeita do município de Lago da Pedra Maura Jorge (PP).

Este blog Marco Aurélio d’Eça recebeu a pesquisa exatamente às 17h28 em seu contato profissional, de um usuário identificado apenas com a letra “K”; foi feita a seguinte pergunta:  “Quem você apoiaria como pré-candidata a vice-governadora ao lado de Orleans Brandão?”

AS TRÊS OPÇÕES DE VICE. Girava em torno das 17h30 desta quinta-feira, 3, quando este blog recebeu a sondagem sobre vice de Orleans

Os nomes das três lideranças políticas aparecem exatamente nesta ordem: Iracema Vale, Mical Damasceno, Maura Jorge.

A imagem que ilustra este post também faz parte do conteúdo encaminhado pelo número de Whatsapp.

A ação mostra que a candidatura de Orleans Brandão são favas contadas no governo Carlos Brandão (PSB).

Que já está na fase de montagem da chapa…

“Cada dia com sua agonia”, diz Márcio Jerry, sobre passos para 2026…

Presidente do PCdoB no Maranhão, deputado federal reafirma projeto com Felipe Camarão e diz que “cenas de momento não definem cenários do ano que vem”

 

TEMPO DE REFLEXÃO. Para Márcio Jerry, o momento atual é de observação dos movimentos com foco no objetivo final

O deputado federal Márcio Jerry, presidente do PCdoB no Maranhão, reagiu à postagem deste blog Marco Aurélio d’Eça, intitulada “Lahésio tende a ser o principal adversário de Orleans…”. 

“Felipe Camarão tem rota própria para disputar. Cenas de momento não definem cenários de ano que vem. Muitas águas para passar sob as pontes, águas claras e turvas também”, afirmou o parlamentar, um dos principais interlocutores do chamado dinismo junto ao governo Carlos Brandão (PSB).

  • Jerry discorda que os remanescentes do grupo de Flávio Dino estejam emparedados pelo brandonismo;
  • para ele, o grupo do ex-governador tem caminhos e estruturas próprias para a sucessão estadual de 2026. 

“O central, considero, é que Felipe Camarão tem atributos políticos que o credenciam a liderar um processo político com imenso espaço a ocupar, crescer e vencer!”, prega o parlamentar.

Questionado sobre a ausência de reações efetivas às ações do Palácio dos Leões e seus aliados, Márcio Jerry citou passagem do Eclesiastes, que fala do “tempo para tudo na face da terra” e foi lacônico:

“Cada dia com sua agonia”, disse ele…

Dinistas fazem comparação bíblica e chamam Brandão de Judas…

Inaugurando um novo momento na crise com o Palácio dos Leões, deputados Rodrigo Lago e Carlos Lula fazem discurso de exaltação a Flávio Dino, com duras cobranças ao governador, que classificam de traidor

 

EM DEFESA DO LEGADO. Aliados de Flávio Dino, Carlos Lula e Rodrigo Lago chamam Brandão de traidor e o comparam a Judas

Os deputados estaduais Carlos Lula (PSB) e Rodrigo Lago (PCdoB) inauguraram nesta quarta-feira, 2, um novo momento na relação de rompimento com o governador Carlos Brandão (PSB); em vídeos que viralizaram em suas redes sociais, Lula e Lago exaltam o legado do governo Flávio Dino e chamam Brandão de traidor.

“Até conquistar a eleição em primeiro turno, Brandão fazia juras de amor a Flávio Dino. Usava o governador Flávio Dino em sua campanha eleitoral, para ganhar aprovação, ganhar a eleição. Depois da eleição, tirou a mão de trás, onde tinha escondido uma faca, e agora esfaqueia o seu antecessor, o hoje ministro Flávio Dino, sem dó nem piedade”, acusou Rodrigo Lago, em discurso na Assembleia;

“O legado de Flávio Dino permanece vivo, um legado não se apaga. Sobretudo por que muitos que estão aqui nesta Assembleia somos frutos confirmadores deste legado. Foi uma decisão do governador Carlos Brandão de trair esse legado. Foi ele quem decidiu governar com quem não fez campanha pra ele, foi ele quem decidiu governador com quem o chamava de governador-tampão. É uma decisão dele, absolutamente dele. Não fomos nós quem abandonamos o barco”, continuou Carlos Lula, na mesma sessão.

JESUS, JUDAS E PEDRO. Rodrigo Lago faz discurso bíblico para falar  da relação de Flávio Dino com Brandão

Os discursos dos dois parlamentares dinistas parecem organizados e sincronizados no mesmo propósito; tanto que ambos usam o termo “porões do Palácio dos Leões” para se referir as ações de Brandão. (Veja os vídeos que ilustram este post)

  • Rodrigo Lago chegou a comparar Brandão a Judas e a base parlamentar a Pedro;
  • e comparou a relação de Flávio Dino à que Jesus Cristo teve com seus discípulos.

“Quando Jesus reuniu com seus discípulos, disse que um dos discípulos o trairia. E tem Pedro, que não traiu, mas negou. Judas traiu e negou… Que Todos aqueles que estiveram ombreados com o governo Flávio Dino, que diziam que era o melhor governo… que não neguem esse governo, não neguem o legado”, cobrou o parlamentar comunista.

A INCOERÊNCIA É DOS OUTROS. Carlos Lula diz que foram os brandonistas quem pularam do barco do dinismo

Os  dois discursos ocorrem no pior momento do grupo remanescente do governo Flávio Dino na relação com o governador Carlos Brandão; emparedados e sem poder de reação, os dinistas veem o candidato do Palácio dos leões, Orleans Brandão (MDB) ganhar fôlego e ocupar todos os espaços políticos.

De qualquer forma, a dura fala dos deputados ligados ao ministro do Supremo Tribunal Federal implica um novo momento na relação.

Que pode gerar novos embates…

Lahésio tende a ser o principal adversário de Orleans…

Com o emparedamento do  grupo que ainda prega a candidatura do vice-governador Felipe Camarão e com os sinas de desinteresse do prefeito Eduardo Braide, candidato do Novo passa a ser opção única na oposição

 

DOIS NA BRIGA. Apenas Lahésio Bonfim parece seguir com garantias para enfrentar o secretário Orleans Brandão em 2026

Editorial

O secretário de Articulação Municipal Orleans Brandão (MDB) praticamente consolidou sua candidatura ao Governo do Estado, com os vários movimentos do seu grupo político nos últimos dias.

E parece que tende a ter como principal adversário o ex-prefeito Lahésio Bonfim (Novo), segundo colocado nas eleições de 2026;

  • o grupo que apoia a candidatura do vice-governador Felipe Camarão (PT) está emparedado, sem mostrar poder de reação;
  • já o prefeito de São Luís Eduardo Braide (PSD) mostra sinais cada vez mais claros de desinteresse em entrar na disputa de 2026.

Candidato de centro-direita, Lahésio Bonfim aparece em primeiro lugar em quatro das seis regiões eleitorais do estado, mantendo o recall das eleições de 2022, quando quase chega ao segundo turno contra o governador Carlos Brandão (PSB).

Dos prováveis adversários de Orleans, o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes é o único que tem garantias partidárias e estrutura já montada para a disputa.

Com presença cada vez maior em São Luís, ele tende a polarizar a disputa com o secretário.

Sobretudo após os sinais de esvaziamento dos demais candidatos…

Imagens do dia: com Orleans, base governista exibe poder e unidade…

Em seu melhor momento político, aliados do governo Carlos Brandão na Assembleia mostram-se fechados dentro do projeto de 2026, enquanto os dinistas são emparedados em várias frentes

 

UNIDADE E PROJETO. 27 deputados estaduais estiveram no almoço com o secretário Orleans Brandão

A base governista na Assembleia Legislativa deu nesta quarta-feira, 2, sua mais clara demonstração de poder e unidade, em um almoço com o secretário de Articulação Municipal, Orleans Bandão (MDB), pré-candidato do Palácio dos Leões ao governo.

a manifestação pública se deu no momento em que os chamados remanescentes do dinismo amaram momento ruim, com perdas em várias frentes.

  • na segunda-feira, 30, o deputado Othelino Neto perdeu o controle do Solidariedade, uma das forças do dinismo;
  • os dinistas enfrentam também a desmobilização em torno da candidatura do vice-governador Felipe Camarão.

“Orleans representa a continuidade de um projeto que vem dando certo. Tem preparo técnico, sensibilidade política, humildade e conhece o Maranhão de perto”, declarou a deputada Iracema Vale (PSB), uma das articuladoras do encontro de deputados estaduais.

CAMINHO ABERTO. Pela primeira vez Orleans fala diretamente com um setor da classe política como pré-candidato; outros setores devem seguir os deputados

A reunião seguida de almoço – no qual Orleans fez discurso de pré-candidato – praticamente selou o nome do secretário como a opção de toda a base do governo Brandão.

E deve ser repetido por prefeitos e outros segmentos políticos e sociais ligados ao governador…

“Eles que saiam!!!”; “Ele que nos tire…”

O jogo psicológico entre dinistas e brandonistas sobre desocupação de cargos no governo mostra que há muito ainda o que se discutir na relação do governador Carlos Brandão com os aliados do ministro Flávio Dino

 

NÃO HÁ PORTAS FECHADAS. Flávio Dino e Carlos Brandão já nem se falam mais; nenhum dos lados, porém, toma a iniciativa da separação

Ensaio

As frases que dão título a esse post são usadas frequentemente por aliados do governador Carlos Brandão (PSB) e por remanescentes do governo Flávio Dino – em diferentes formas e conteúdo – sempre que confrontados com a presença de dinistas no governo, mesmo na iminência de rompimento entre os grupos.

  • os brandonistas dizem sempre: “se eles fazem oposição, por que não entregam os cargos?!?”;
  • os dinistas respondem, sem titubear: “se Brandão não cumprirá acordo, que demita os nossos”.

“Acho que é justo fazer oposição, mas tem que ser com base na realidade. Brandão é tão bom que permite uma secretaria do PCdoB, mesmo o PCdoB atacando ele todo dia”, provocou nesta terça-feira, 1º o deputado Adelmo Soares (PSB), como mostrou este blog Marco Aurélio d’Eça, no post “Brandonistas já pressionam  dinistas por saída do governo…”.

Adelmo Soares é, ele próprio, um ex-comunista de quatro costados, hoje convertido ao brandonismo; sua fala reflete como os dois grupos usam, para fazer pressão de um lado e de outro, os que necessitam de espaços de poder.

É um jogo claramente psicológico, que aponta para a medida da crise entre os dois grupos; e reforça que nenhum dos lados quer o rompimento, mas apenas impor ao outro os seus postulados.

  • os brandonistas sabem que correm riscos ao esticar a corda com os ex-aliados;
  • os dinistas, por sua vez, sabem que precisam do governo nas eleições de 2026.

É nesse jogo de gato e rato que eles devem conviver até abril de 2026.

Quando esgota-se o prazo para a tomada de decisões…

Brandão já atua em duas frentes para 2026…

Ao mesmo tempo em que reforça a própria base política, atraindo prefeitos de todos os matizes, governador esvazia adversários com a cooptação de lideranças e tomada de estruturas partidárias

 

DE VOLTA AO COMEÇO. Maura Jorge e Orleans Brandão numa parceria impensável nos últimos oito anos no Maranhão

Análise da Notícia

O governador Carlos Brandão (PSB) demonstrou nos últimos dias que vai às últimas consequências para consolidar seu projeto eleitoral de 2026; e para isso, atua tanto fortalecendo a própria seara quanto esvaziando as trincheiras adversárias.

  • há duas semanas ele tirou do prefeito Eduardo Braide (PSD) ninguém menos que o deputado federal Aluisio Mendes (PRB);
  • iniciou esta semana com a tomada do partido Solidariedade do deputado estadual Othelino Neto, forte e ruidoso oposicionista;
  • imagens da prefeita de Lago da Pedra Maura Jorge (PP) ao lado do secretário Orleans Brandão (MDB) também reforçam a posição do governo. 

Com a cooptação de Aluisio, que deve indicar o novo secretário de Esportes – segundo já se comenta nos bastidores do Palácio dos Leões – Brandão esvazia o palanque do principal adversário, que lidera todas as pesquisas de intenção de votos.

Com a tomada do Solidariedade, partido-autor das principais ações contra os interesses do governo no Supremo Tribunal Federal, Brandão tira de tempo, pelo menos por enquanto, um dos seus mais ferrenhos adversários; sem a estrutura partidária nacional Othelino Neto fica temporariamente sem poder movimentar-se judicialmente. 

  • bombardeando os inimigos, o governador afeta importantes bases contrárias ao seu projeto eleitoral;
  • e a seara judicial sempre foi uma trincheira das mais temidas pelo Palácio dos Leões na relação com dinistas.

Mas a presença de Maura Jorge ao lado de Orleans é o símbolo mais significativo: a prefeita passou nada menos que oito anos banida do Palácio dos Leões, hostilizada no período do governo Flávio Dino. (Relembre aqui, aqui, aqui, aqui e aqui)

Embora ela não tenha declarado posicionamento eleitoral, sua provável aliança com o governo é simbólica por dá a outros desgarrados a sensação de acolhimento.

O que, nesse momento, é fundamental para construção da base eleitoral de 2026…