Governo Lula e PT começam a cobrar cumprimento de acordo entre aliados nos estados…

Ex-ministro José Dirceu tem sido o emissário do presidente nos estados; semana passada esteve em Alagoas, para tratar do acordo entre o prefeito JHC e a família Calheiros

 

JOSÉ DIRCEU FOI A ALAGOAS EXIGIR CUMPRIMENJTOD E ACORDO firmado pela base lulista

O governo Lula e o PT, partido do presidente da República, começou a visitar as bases nos estados – sobretudo no Nordeste, para exigir o cumprimento de acordos políticos firmados ainda em 202, para cumprimento nestas eleições de 2026; emissário de Lula, o ex-ministro José Dirceu esteve semana passada em Alagoas para tratar com os aliados.

  • em Alagoas, há um acordo para que o prefeito de Maceió, JHC (PL) apoie o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB);
  • o prefeito tem praticamente os mesmos índices percentuais do ministro, mas sua candidatura gera rachas na base lulista.

“José Dirceu deixou claro que o presidente Lula já definiu apoio integral ao ministro Renan Filho para a disputa ao Governo de Alagoas em 2026 e, de forma conjunta, também ao senador Renan Calheiros para o Senado. No encontro, teria sido cobrado o cumprimento de um acordo político previamente pactuado, envolvendo o alinhamento do grupo liderado por JHC ao projeto nacional do Palácio do Planalto”, revelou o site Metrópoles-Alagoas, que publicou com exclusividade a visita de Dirceu ao estado. (Veja aqui)

Tanto o ex-ministro José Dirceu quanto outros emissários de Lual e dirigentes do PT nacional deverão fazer visitas semelhantes em outros estados, incluindo o Maranhão.

  • aqui, ex-aliados do governador Carlos Brandão (sem partido) afirmam ter um acordo de 2022 que garante o seu apoio ao vice, Felipe Camarão (PT);
  • Brandão nega tal acordo e já declarou apoio ao sobrinho, o secretário Orleans Brandão (MDB), á frente de Camarão nas pesquisas de intenção de votos.

No último encontro com Lula, Brandão ouviu a proposta de uma terceira via para evitar o racha no grupo, recusada pelo seu grupo político.

Há a expectativa de um novo encontro entre o governador e o presidente, ainda em janeiro.

mas não há confirmação de datas para esta reunião…

Flávio Dino deve pautar no STF competência do STJ para afastar governadores…

Ação de caso concreto envolvendo o governador de Alagoas começou a ser julgado em abril, mas foi suspenso por um pedido de vistas do ministro maranhense

 

STJ X GOVERNADORES. Flávio Dino tem em mãos, desde abril, ação que discute competência para afastamento de governadores

O ministro do Supremo Tribunal Federal Flávio Dino deve devolver nos próximos dias o seu voto-vista no processo que discute a competência do Superior Tribunal de Justiça para afastar governadores; o caso concreto, envolvendo o governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), começou a ser julgado em abril, mas Dino decidiu analisá-lo melhor.

  • Paulo Dantas é acusado de participar de esquema de rachadinha na Assembleia de Alagoas;
  •  ele era deputado estadual e assumiu o governo em maio de 2022, para um mandato-tampão;
  • em outubro daquele ano, a ministra Laurita Vaz, do STJ, decidiu afastá-lo do cargo de governador.

O processo chegou ao STF por que se arrasta desde então.

Ainda naquela época – apesar de confirmada pela Corte Especial do próprio STJ – a decisão da ministra foi derrubada por liminares dos ministros Gilmar Mendes e Luís Roberto Barroso. São essas decisões que agora são analisadas pelo pleno do Supremo.

  • em 2017, o STF decidiu que o STJ não precisa de aval das assembleias para abrir ação penal e afastar governadores;
  • as decisões monocráticas devem ser confirmadas apenas pela Corte Especial do tribunal, composta por 15 ministros.

Desde 2017 o STJ vem atuando de acordo com a decisão do STF, o que levou ao afastamento de quatro governadores:

  • Luis Fernando Pezão (MDB) foi afastado no fim de 2018, em decisão do ministro Felix Fischer;
  • em 2020, outro govenador do Rio, Wilson Witzel (PSC), foi afastado pelo ministro Benedito Gonçalves;
  • em 2021 foi a vez do governador do Tocantins, Mauro Carlesse (PSL), afastado pelo ministro Mauro Campbell;
  • Paulo Dantas, de Alagoas foi o quarto alvo do STJ, afastado em 2022, acusado de chefiar organização criminosa.

É exatamente o caso de Paulo Dantas que está sob análise de Flávio Dino no Supremo.

E deve ou não resultar em novo entendimento sobre afastamento de governadores…

Com informações do blog de Isaias Rocha

1

Comissão sob coordenação de Eliziane faz visita técnica a Alagoas…

A comissão externa que avalia o consumo de drogas entre os jovens no Brasil fará visitas técnicas, nesta quinta-feira, 21, e na sexta, 22, ao estado de Alagoas.

O colegiado é coordenado pela deputada Eliziane Gama (PPS-MA).

Entre as diligências, o grupo de parlamentares visitará o Centro de Acolhimento a Dependentes Químicos no Estado.

Outro projeto que receberá a visita da comissão é o “Cidadão Legal”, que funciona na Casa de Direitos. Trata-se de uma ação que fornece em torno de 20 documentos aos dependentes químicos acolhidos e recuperados.

Na sexta-feira, está prevista também a ida à Fazenda Esperança de Marechal Deodoro.

A propriedade, em Alagoas, é a única no mundo em que o acolhimento aos dependentes é 100% financiado pelo Estado.