Timon lança “TEA Ativo” e garante nova Arena Brasil para o Cidade Nova…

A Prefeitura de Timon deu mais um passo importante nas políticas públicas de inclusão e incentivo ao esporte ao realizar, nesta terça-feira (28), a aula inaugural do programa “TEA Ativo” e assinar a Ordem de Serviço para a construção de uma nova Arena Brasil no bairro Cidade Nova.

Nesta etapa inicial, o “TEA Ativo” vai atender 250 crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), oferecendo atividades como atletismo, capoeira, judô e tênis de mesa. O programa tem como foco promover inclusão, desenvolvimento social e bem-estar, com o suporte de profissionais qualificados e acompanhamento especializado, incluindo atendimento fonoaudiológico.

O prefeito Rafael Brito destacou o impacto social das ações.

“Estamos investindo em políticas públicas que cuidam das pessoas. O ‘TEA Ativo’ é mais do que esporte, é inclusão, é desenvolvimento e acolhimento para nossas crianças e suas famílias. E a Arena Brasil chega para ampliar oportunidades, garantindo mais qualidade de vida e espaços dignos para a nossa população”, afirmou.

Com a iniciativa, Timon se destaca entre os primeiros municípios do país, fora das capitais, a implantar o programa, reforçando o compromisso da gestão com o cuidado e o respeito às pessoas com autismo.

Durante o evento, também foi autorizada a construção da nova Arena Brasil no Cidade Nova. O espaço contará com campo society, quadra de basquete 3×3, pista de caminhada, área de convivência e iluminação em LED, ampliando as opções de lazer e prática esportiva na cidade.

Essa será a segunda unidade do tipo em Timon, a primeira foi entregue em março, no bairro Novo Tempo, fruto de uma parceria entre a Prefeitura e o Ministério do Esporte.

Da Assessoria

Neto Evangelista garante mais cuidado e acesso ao diagnóstico de autismo

Com o objetivo de reduzir a fila de espera por diagnósticos e ampliar o acesso a serviços especializados, o deputado estadual Neto Evangelista (MDB) anunciou a realização do Mutirão do Diagnóstico TEA, que acontece no próximo dia 12 de abril, no Instituto João Evangelista, localizado no bairro do São Francisco.

A iniciativa faz parte de uma série de ações voltadas à pauta do autismo, que vem sendo acompanhada de forma contínua pelo parlamentar. O mutirão será direcionado a pessoas que ainda não possuem o laudo de diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA), documento essencial para garantir acesso a direitos, terapias e acompanhamento adequado.

Durante a ação, os participantes contarão com uma equipe multidisciplinar formada por profissionais de áreas estratégicas, como psiquiatria pediátrica, psicopedagogia, musicoterapia, arteterapia e saúde mental, responsáveis pela avaliação e encaminhamento dos casos.

Segundo Neto Evangelista, o mutirão representa um avanço concreto no atendimento às famílias que enfrentam dificuldades para obter o diagnóstico.

“A gente sabe que o diagnóstico é a porta de entrada para uma série de direitos e tratamentos. Não dá pra esperar. Esse mutirão é justamente para atender quem está nessa fila e precisa desse suporte com urgência. É uma causa que a gente não apenas defende, mas acompanha de perto e trabalha para transformar em ações reais”, destacou o deputado.

As inscrições para o mutirão bateram o recorde em menos de 24h de anúncio do evento, superando as expectativas, e por isso foram encerradas. A perspectiva é que a ação contribua para acelerar o acesso ao laudo de diagnóstico TEA, além de fortalecer a rede de apoio às famílias atípicas na capital maranhense.

Da Assessoria

Advogado condenado por ofensas a colega diz que vai recorrer ao TJ-MA…

Airton Batista de Sousa Júnior nega que tenha proferido capacitismo, homofobia ou qualquer preconceito contra o também advogado Jonatas Fontelis

 

DEBATE EXPLOSIVO. Airton Sousa garante ter elementos para provar que não efetuou capacitismo contra o colega de OAB-MA Jonatas Fontelis

O advogado Airton Batista de Sousa Júnior anunciou nesta quarta-feira, 19, que vai recorrer ao Tribunal de Justiça contra a decisão da 1ª Vara Cível de São Luís, que o condenou a indenizar o também advogado Jonatas Fontelis, por capacitismo, homofobia e ofensas virtuais.

A história foi contada neste blog Marco Aurélio d’Eça, no post “Advogado é condenado a indenizar colega por homofobia, capacitismo e linchamento virtual…”. 

“Irei fazer uma apelação ao Tribunal de Justiça,. Não concordo com a decisão tendo em vista que em nenhum momento proferi capacitismo, homofobia, ou qualquer forma de preconceito em qualquer âmbito. Foram atribuídas a mim falas as quais eu nunca disse, que irei debater no tribunal”, afirmou Airton Sousa, em conversa com este blog Marco Aurélio d’Eça.

  • o curioso é que a ação da 1ª Vara foi movida pelo próprio Airton, contra Fontelis;
  • segundo o advogado, é possível que o debate se estenda às instâncias superiores.

“É possível chegar nas instâncias superiores, desde que não se discuta fatos e sim direitos; por exemplo: algum ministro entender que houve violação de algum direito fundamental meu não acatado na primeira e segunda instâncias. Mas dentro do próprio TJ, na apelação no caso, existem outros recursos”, explicou o advogado.

O tema é polêmico e deve mobilizar analistas do Direito sobre questões envolvendo Transtorno do Espectro Autista, homofobia e relações sociais em grupos de Whatsapp.

Ministério do Esporte tem protagonismo inédito na ONU sob gestão de André Fufuca

Programa TEAtivo, que beneficia pessoas no espectro autista, foi apresentado em evento internacional que discutiu o direito ao esporte para pessoas com deficiência

 

PRESENÇA INTERNACIONAL. Ministro Fufuca em evento das nações Unidas: programa brasileiro exemplo para o mundo

A incursão dos representantes do esporte brasileiro à ONU é mais um lance estratégico do ministro do Esporte, André Fufuca, no sentido de levar a efeito a missão de Lula lhe deu, de transformar o esporte em uma ferramenta de inclusão social.

Diante de representantes de várias nações do mundo, Fufuca explicou como o Brasil está usando uma política pública do esporte para beneficiar, de forma inédita, milhares de pessoas com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).

“O Brasil entende que o esporte é um meio fundamental de inclusão social e promoção da igualdade. E agora, pode ser copiado e implementado por outros países do mundo, graças ao sucesso da iniciativa brasileira”, disse o ministro.

  • iniciado pelas capitais do Nordeste, o programa TEAtivo já tem 11 núcleos ativos;
  • atende a cerca de 3 mil crianças e adolescentes em todo o país, com várias atividades 

Os núcleos do TEAtivo foca em práticas como capoeira, natação, futebol e atletismo.

Fim de norma preconceituosa em escolas é vitória de Felipe Camarão…

Vice-governador agiu para que a norma que restringia matrículas de estudantes com deficiência logo após denúncia de um pai que teve o filho autista recusado no Colégio Educallis mesmo tendo sido aprovado em todos os quesitos de seleção

Felipe Camarão comemorou em suas redes sociais a informação do cancelamento da norma preconceituosa do CEE

Foi uma vitória pessoal do vice-governador Felipe Camarão (PT) a decisão do Conselho Estadual de Educação de revogar a norma que determinava o limite de três matrículas por escola para estudantes com algum tipo de deficiência.

Camarão agiu prontamente logo após repercussão da denúncia de um pai, que teve o filho com Transtorno do Espectro Autista recusado no Colégio Educallis mesmo sendo aprovado em todos o pré-requisito de seleção.

Camarão encaminhou ainda no início da semana ao CEE um Ofício em que pedia a revogação da norma, o que foi atendido nesta quinta-feira, 9.

A decisão deve garantir aos alunos com qualquer tipo de deficiência aceso às turmas sem restrição…

Felipe Camarão quer revogação de norma preconceituosa do Conselho de Educação

Vice-governador e secretário de Educação diz que a Resolução afronta a Constituição na medida em que  segrega estudantes com algum tipo de deficiência ao limitar o número de vagas para esta categoria em cada escola, pública ou privada

 

Felipe Camarão entende que a resolução do CEE precisa se revogada ou modificada

O secretário de Estado da Educação, vice-governador Felipe Camarão (PT) já iniciou as tratativas com o Conselho Estadual de Educação para revogação da Resolução que limita o número de vagas para estudantes com algum tipo de deficiência.

– Estaremos dialogando no Conselho Estadual de Educação e vamos solicitar formalmente a imediata revogação ou alteração dessa resolução, que infelizmente tem prejudicado muitos alunos – destacou Camarão.

A norma do CEE veio à tona após o Colégio Educallis ter vetado a matrícula de um aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA), mesmo tendo ele sido aprovado na seleção; a resolução do CEE estabelece apenas três vagas para alunos com deficiência.

O pai do aluno, que é delegado de polícia,  contou a história nas redes sociais, o que gerou forte repercussão no feriadão.

Diante dessa situação, o vice-governador e secretário de Educação do Maranhão, Felipe Camarão (PT), assegurou que irá trabalhar pela revogação imediata da resolução.

Ainda não houve nenhuma manifestação pública do Conselho Estadual de Educação…

Neto Evangelista promove “Arraiá da Inclusão” neste domingo, 2…

Aberto ao público geral no Sesc Turismo, no Olho d’Agua, o evento receberá a comunidade típica e atípica, membros de entidades que desenvolvem trabalhos na rede de proteção dos direitos da pessoa com deficiência e será o primeiro arraial com acessibilidade a todos tipos de pessoas

 

O deputado estadual Neto Evangelista (União Brasil) promoverá neste domingo, 2, a primeira edição do “Arraiá da Inclusão”.

A atividade ocorrerá no Sesc Turismo Olho D’Água, a partir das 17h, com a presença de toda a comunidade típica e atípica, autoridades, membros e representantes de entidades que desenvolvem trabalhos voltados para o grupo e atuam na rede de proteção dos direitos das pessoas com deficiência.

– O mês de junho é simbólico para o maranhense, é muito esperado por toda a tradição que a festa carrega, tanto pela mistura de ritmos, cores, sabores e sotaques, quanto pela devoção. E nada mais justo do que promover este evento que tem como objetivo primordial a inclusão de todos e todas no São João do Maranhão. O Arraiá da Inclusão é um sonho que estamos realizando e uma oportunidade de possibilitar às pessoas com deficiência o contato com essa emoção com muito lazer e cultura, de maneira digna – ressaltou Evangelista.

A programação do evento contará com atividades lúdicas, Espaço do Empreendedor, barraquinhas de comidas e brincadeiras tipicas, além de apresentações dos grupos tradicionais Cacuriá de Dona Teté, Bumba-Meu-Boi de Upaon-Açu e bumba meu boi mimoso da APAE de São Luís, show do cantor autista Augusto Neto e de grupos formados por membros da comunidade de pessoas com deficiência.

O evento gratuito e com acessibilidade conta com apoio do Governo do Estado, da Assembleia Legislativa e de parceiros como o Sesc Maranhão, a Associação de Pais e Amigos dos Autistas (AMA) e a Comissão de Direitos das Pessoas Autistas da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Maranhão.

Da assessoria

Morte de bebê indígena em UPA de São Luís gera debate entre pré-candidatos

Neto Evangelista, Carlos Lula, Wellington do Curso e Dr. Yglésio criticaram a gestão do prefeito Eduardo Braide, que foi enfaticamente defendida pelo irmão, Fernando Braide

 

Carlos e Lula e Dr. Yglésio foram dois dos pré-candidatos a criticar gestão de Eduardo Braide, que foi defendido por Fernando Braide

Quatro pré-candidatos a prefeito de São Luís partiram em bloco, nesta terça-feira, 18, na Assembleia Legislativa, contra a gestão de Eduardo Braide (PSD)

Os deputados Carlos Lula (PSB), Neto Evangelista (União Brasil), Wellington do Curso (Podemos) e Dr. Yglésio (PSB) usaram como argumento a morte de um bebê indígena em uma UPA de São Luís, após ser recusada no Hospital da Criança, gerido pela prefeitura.

Não foi só essa criança que morreu no Hospital da Criança. Todo dia tem criança morrendo no Hospital da Criança, por falta de oxigênio, por falta de leitos – afirmou Yglésio, que teve um dos discursos mais amenos em relação ao prefeito.

Carlos Lula, Wellington e Evangelista foram mais duros, culpando diretamente Braide pelo problema que gerou a morte do bebê.

Em defesa de Braide saiu o deputado estadual Fernando Braide (PSD), e um de seus mais contundentes discursos.

É preciso analisar as circunstâncias da situação e não apenas criticar por interesses. Até por que, tem deputados qui que recuam os olhos pra outras situações – ressaltou o parlamentar.

Em sua resposta, Fernando focou mais em Neto Evangelista, a quem acusou de fazer teatro e não ajudar São Luís, assim como outros parlamentares.

Evangelista respondeu, logo depois, em outro discurso.

Nos últimos anos tenho destinado recursos para Aldenora Bello,  Associação dos Autistas, fiz mutirão de cirurgias, ja dei ambulancia pro hospital Socorrão. Mas não vou colocar recursos na mão do seu irmão, que decepcionou a todos – disse o deputado.

Evangelista cobrou que Braide termine a obra do Hospital da Criança e não deixe que mais crianças morram.

Dois anos sem concluir a reforma. Resultado: crianças morrendo! Um prefeito de rede social, que vai a uma comunidade, entrega uma cesta básica, faz um vídeo pro Tik Tok e vai embora – provocou.

Outros parlamentares meno.ligados diretamente à eleição na capital também entraram no debate sobre a prefeitura, que devem se acirrar à medida em que se aproxima o período eleitoral.

Maura Jorge inaugura centro “Laços de Amor” em Lago da Pedra

Prefeita inaugura nesta segunda-feira, 3, o centro de acolhimento às crianças com necessidades específicas e suas famílias, marcando a Semana de Conscientização do Autismo

 

O Centro Laços de Amor será inaugurado hoje pela prefeita Maura Jorge em Lago da Pedra

A prefeita de Lago da Pedra Maura Jorge (sem partido) inaugura nesta segunda-feira, 3, o Centro de Acolhimento Laços de Amor.

O espaço vai proporcionar acolhimento às crianças com necessidades específicas e as suas famílias; a entrega do centro marca a Semana Municipal.de Conscientização do Autismo.

– Será um núcleo multiprofissional de atendimento a crianças com necessidades específicas; teremos vários especialistas para cuidar desses anjinhos e suas famílias – disse Maura Jorge em suas redes sociais.

 Em vídeo publicado no instagram, a prefeita de Lago da Pedra também fez um balanço dos dois anos e três meses de sua gestão, ressaltando que são inúmeros os avanços já registrados.

O Centro Laços de Amor será um doss primeiros do tipo no Maranhão.

2

Escola Crescimento diz não ter encontrado provas de maus tratos a aluna com autismo

Em nota divulgada nesta quarta-feira, 23, direção do colégio afirma ter envidado “amplo esforço”, coordenado pela direção geral e pelo departamento jurídico, mas não encontrou elementos que pudessem atestar o fato denunciado pela família da estudante; também diz que está colaborando com as autoridades

 

A direção da Escola Crescimento divulgou comunicado nesta quarta-feira, 23, em que rebate as acusações de maus tratos de uma professora contra uma aluna com transtorno do Espectro Autista, segundo denunciou a família da estudante.

De acordo com a nota, a direção da instituição não encontrou elementos para comprovar a acusação e diz que está colaborando com as autoridades.

– Tão logo tomou conhecimento do fato em questão, instaurou procedimento interno para a devida apuração do caso em um amplo esforço, liderado pela Direção Geral e Departamento Jurídico. Como resultado, não encontrou nenhum elemento comprobatório que possa sugerir que o caso citado tenha ocorrido dentro da Escola – diz a nota da Escola Crescimento.

De acordo coma  denúncia, a escola se negou a entregar imagens das câmeras de segurança e dificultou a investigação.

Ainda segundo o documento divulgado pelo Crescimento, a escola está colaborando com as investigações das autoridades.

Abaixo, a íntegra do documento:

São Luís, 22 de fevereiro de 2022.

A Escola Crescimento, em seus 38 anos de existência, é reconhecida por ser uma instituição de ensino inclusiva e com o maior percentual de alunos integrados em
ambiente comum de sala de aula.

Por esta razão, tão logo tomou conhecimento do fato em questão, instaurou procedimento interno para a devida apuração do caso em um amplo esforço, liderado
pela Direção Geral e Departamento Jurídico. Como resultado, não encontrou nenhum elemento comprobatório que possa sugerir que o caso citado tenha ocorrido dentro da
Escola.

Esclarece, ainda, que o fato também está sendo apurado pelas autoridades competentes para as quais a Escola se colocou totalmente à disposição para que os fatos sejam esclarecidos, tendo disponibilizado todas as informações requeridas pelas referidas autoridades.

Por fim, reiteramos o nosso compromisso com a educação inclusiva e com o bemestar de todos os nossos alunos.

A Direção