0

PT encerra debate sobre palanque duplo no Maranhão…

Se os adversários não podem mais usar o argumento de que Lula estará com eles, cabe também ao petista Felipe Camarão, agora, provar que a presença do presidente fará alguma diferença em sua campanha

 

EDINHO SILVA DEIXOU CLARO AO PT QUE LULA ESTARÁ NO PALANQUE DE CAMARÃO; cabe agora a Camarão provar que isso faz diferença

Análise da Notícia

O presidente nacional do PT Edinho Silva botou um ponto final no debate sobre o candidato de Lula no Maranhão, confirmando o nome do vice-governador Felipe Camarão (PT) e descartando a ideia de um palanque duplo no estado.

“Não haverá palanque duplo de Lula. O PT está unificado no estado com a candidatura de Felipe Camarão, que estará no segundo turno, e pretendemos também eleger deputados e senador”, declarou Edinho Silva, durante coletiva de imprensa no ato do PT em apoio a Camarão.

  • após essa fala, nenhum outro candidato está autorizado a declarar-se candidato lulista;
  • mas cabe ao próprio Felipe Camarão, agora, provar que isto adianta em sua campanha.

Camarão passou os últimos meses tentando se vender como candidato de Lula, mas reclamava de que a mídia – sobretudo a parte ligada ao Palácio dos Leões – tentava confundir a opinião pública com a história de palanque duplo do PT.

Isso foi superado pela declaração de Edinho Silva. E o vice-governador não pode reclamar mais da mídia, que desde esta segunda-feira, 1º tem deixado claro ser ele o candidato do PT e de Lula.

Agora é o próprio camarão quem preisa provar que isso fará a diferença.

E esta diferença só pdoe ser medida com pesquisas sérias…

Washington Oliveira falta a evento pró-Lula criado por ele próprio…

Sem a presença dos candidatos a governador Orleans Brandão e Felipe Camarão, e da senadora Eliziane Gama, movimento “Maranhão é Lula” reuniu só petistas ligados ao governo e ex-pedetistas aposentados

 

SEM OS PROTAGONISTAS DAS ELEIÇÕES, O ENCONTRO PRÓ-LULA FICOU ASSIM, esvaziado politicamente no auditório da Assembleia

Não rendeu o que esperava o movimento “Maranhão é Lula”, organizado pelo ex-vice-governador Washington Oliveira, nesta quinta-feira, 28, no auditório Fernando Falcão. O líder petista pretendia mostrar força política ao diretório nacional do PT, mas o evento – realizado no Auditório Fernando Falcão da Assembleia Legislativa –  foi esvaziado politicamente.

  • para começar, nem o próprio Washington compareceu, deixando as honras da casa para aliados;
  • os candidatos a governador Orleans Brandão (MDB) e Felipe Camarão (PT) também não foram;
  • a senadora Eliziane Gama e a deputada Iracema Vale, que cedeu o auditório, foram mais ausências.
  • a liderança política de maior relevância no encontro foi o senador Weverton Rocha, líder do PDT.

 Washington Oliveira passou o mês inteiro tratando do evento “Maranhão é Lula” com as principais lideranças políticas maranhenses; do governador Carlos Brandão à ex-governadora  Roseana Sarney, ele convidou todos os aliados de Lula, como mostrou este blog Marco Aurélio d’Eça na postagem “acompanhado de dirigentes do PT, Washington Oliveira visita Roseana Sarney…”.

No fim das contas, o encontro se resumiu a petistas ligados ao próprio Washington e ao governo Brandão, pedetistas e comunistas aposentados e lideranças já fora do espectro político.

  • dos 206 presidentes de diretórios do PT, apenas Eduardo Braga, de Chapadinha, e Fred de Messias, de Viana estiveram presentes;
  • dos seis maranhenses com assento no diretório nacional do PT, Cricielle Muniz, aliada de Washington, foi a única presente no evento. 

Este blog Marco Aurélio d’Eça apurou que a justificativa oficial para a ausência de Washington foi uma virose, que o fez amanhecer febril.

Para adversários petistas, no entanto, a febre é resultado do esvaziamento do evento…

“Lula só tem um palanque no Maranhão, o do PT”, garante Felipe Camarão…

Candidato a governador diz que qualquer um pode pedir ao eleitor votos no presidente, mas o presidente só pedirá votos para ele, Eliziane e os candidatos da coligação

 

FELIPE CAMARÃO VAI LIDERAR O PALANQUE DE LULA NO MARANHÃO, com o PT e partidos aliados

O vice-governador Felipe Camarão deixou claro a este blog Marco Aurélio d’Eça, nesta terça-feira, 26, que o palanque do presidente Lula no Maranhão é o dele e do PT. Foi uma resposta direta ao post “Lula garante apoio à reeleição de Weverton…”.

“Legalmente não existe palanque duplo. O Weverton pode pedir votos para o Lula, como qualquer outro candidato a qualquer cargo. Mas, juridicamente, o Lula só pode pedir votos para os candidatos do PT e dos partidos formalmente coligados conosco”, explicou Camarão, que é advogado.

  • além de Camarão, o PT tem como candidata a senadora Eliziane Gama, que concorre à reeleição;
  • o partido de Lula está federalizado com o PCdoB e o PV, e deve se coligar também com o PSB.

Weverton Rocha é um dos lulistas que tentam garantir o palanque duplo de Lula no Maranhão, assim como a ex-governadora Roseana Sarney, que é do MDB, partido do candidato a governador Orleans Brandão.

O próprio Lula e o presidente nacional do PT, Edinho Silva, porém, já deixaram claro que o palanque lulista é o de Camarão.

O vice-governador ainda não iniciou debates sobre a segunda vaga de senador em sua chapa, que pode ser  para o próprio Weverton, inclusive.

Desde que o PDT coligue com o PT…

Exclusivo!!! Lula garante apoio à reeleição de Weverton…

Presidente reafirmou que pedirá aos eleitores maranhenses votos no senador, mesmo com o pedetista estando no palanque de Orleans Brandão, vetado pelos remanescentes do governo Flávio Dino

 

LULA REFORÇOU O COMPROMISSO DE APOIAR WEVERTON ROCHA AO SENADO, mesmo diante da tentativa de veto dos dinistas

Exclusivo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva garantiu nesta terça-feira, 26, que vai pedir votos para a reeleição do senador Weverton Rocha (PDT), embora o pedetista esteja no palanque do candidato do MDB ao governo, Orleans Brandão.

  • Lula recebeu Weverton em reunião a portas fechadas, em Brasília;
  • do encontro participou o líder do governo no Congresso, Jaques Wagner.

A este blog Marco Aurélio d’Eça, o senador optou por não dar declaração, pelo fato de ter sido “uma reunião fechada”; mas interlocutores do próprio Jaques Wagner confirmaram a garantia dada pelo presidente a Weverton.

Na prática, significa que Lula deverá ter palanque duplo no Maranhão, mesmo com veto dos dinistas e da ala petista que apoia o vice-governador Felipe Camarão (PT).

“Se ele vai pedir votos para um senador do PDT e o senador do PDT está no palanque de Orleans Brandão (MDB), no palanque de Orleans também estará o Lula”, resumiu um dos auxiliares do líder do governo ouvidos por este blog Marco Aurélio d’Eça.

Além de Weverton, Lula tem como candidata no Maranhão a também senadora Eliziane Gama (PT).

Gama estará no palanque de Felipe Camarão…

Lula pode ter duas mulheres na disputa pelo Senado no Maranhão…

Caso o projeto de eleger Eliziane Gama e Roseana Sarney na base lulista seja vitorioso, Maranhão pode passar a ter, em 2027, três mulheres senadoras pela primeira vez na história

 

ROSEANA E ELIZIANE PODEM SER AS CANDIDATAS DE LULA NO MARANHÃO, para neutralizar as chances de eleição de candidatos bolsonaristas

A base do presidente Lula (PT) poderá ter no Maranhão duas mulheres candidatas ao Senado.

  • concorrendo à reeleição, Eliziane Gama está consolidada no PT lulista;
  • já o MDB quer as bençãos do presidente para lançar Roseana Sarney.

Lula vai se reunir nesta terça-feira, 19, com o ex-presidente José Sarney e com o senadores do MDB, em uma reunião em Brasília, como este blog Marco Aurélio d’Eça já havia antecipado, com exclusividade, na postagem “Lula ainda vai receber Sarney…”.

  • a cúpula do MDB já decidiu que quer Roseana Sarney candidata;
  • ela pode disputar na chapa de Orleans (MDB) ou independente.

Caso Eliziane Gama e Roseana  Sarney se elejam em outubro – tendo o apoio definido de Lula – o Maranhão poderá ter três mulheres no Senado pela primeira vez na história. A outra senadora maranhense é Ana Paula Lobato (PSB), que tem mandato até 2031.

Uma bancada maranhense 100% feminina é um fato histórico no país…

Waldir Maranhão prepara volta à Câmara, agora pelo PT…

Ex-deputado federal filiou-se na presença do senador Wellington Dias e vai disputar as eleições defendendo o legado do governo Lula

 

UM NOVO CAPÍTULO, COM A MESMA CORAGEM DE SEMPRE; com esse slogan Waldir Maranhão anuncia sua candidatura pelo PT

O ex-vice-presidente da Câmara Federal Waldir Maranhão vai disputar as eleições de outubro pelo PT; ele filiou-se na presença do senador e ex-ministro Wellington Dias (PI) para compor a nominata do partido no Maranhão (Veja o vídeo abaixo).

“É com muita alegria que oficializo minha filiação ao Partido dos Trabalhadores. Ao lado do meu amigo e ministro Wellington Dias, reafirmo meu compromisso com o Maranhão e com o projeto liderado pelo presidente Lula para reconstruir o nosso Brasil”, disse o ex-parlamentar.

  • Waldir Maranhão foi um dos mais atuantes deputados federais maranhenses na segunda década dos anos 2000;
  • chegou a vice-presidente da Câmara Federal e teve papel importante na denúncia do golpe contra Dilma, em 2016.

“Minha trajetória sempre foi pautada pela defesa da democracia e pelo desenvolvimento do nosso estado. Agora, no PT, somaremos forças para garantir que as políticas sociais e o progresso cheguem na ponta, para quem mais precisa. É nesse espírito que coloco meu nome à disposição como pré-candidato a deputado federal, para ampliar essa luta em favor de quem mais precisa, dos pequenos, dos menos favorecidos, dando voz e vez a quem mais necessita”, declarou.

Waldir Maranhão integra a chapa de deputados federais do PT como um dos históricos da base lulista no partido.

E é uma das apostas da cúpula nacional do partido para eleger-se em outubro…

Eliziane é recebida com festa por todas as correntes do PT…

Dinistas, brandonistas, dirigentes e militância do partido comemoram a entrada da senadora e declararam apoio a ela como “candidata do Lula no Maranhão”

 

ELIZIANE RECEBE EM CASA OS DIRIGENTES DO PT MARANHENSE: “Senadora do PT, senadora de Lula”

Teve forte repercussão política a entrada da senadora Eliziane Gama no PT, anunciada nesta quinte-feria, 2, pelo próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva; a parlamentar recebeu apoio direto de todas as correntes do PT maranhense, dinistas e brandonistas.

  • o vice-governador Felipe Camarão disse que a entrada de Eliziane “fortalece o projeto de frente ampla no Maranhão”;
  • ex-secretários do governo Brandão, como Bira do Pindaré e Washington Oliveira, também declararam apoio a Eliziane.

“Eliziane foi filiada pelo próprio presidente Lula e passa a ser agora a senadora do PT no Maranhão; seja bem vinda Eliziane. O PT te recebe de braços abertos”, declarou Washington, uma das mais influentes lideranças do PT maranhense.

Ao voltar de Salvador, onde teve a ficha abonada pelo presidente Lula, Eliziane foi surpreendida pela visita em sua casa de Washington Oliveira, acompanhado da presidente estadual do PT, Patrícia, e da companheira Isabelle.

Eliziane Gama recebeu também manifestações de felicitações de todo o campo progressista do Maranhão.

  • membros do PCdoB, do PSB, do PSOL e da Rede mostraram empolgação com a entrada da parlamentar no PT;
  • lideranças evangélicas vincualdas ao campo progressista também dfelicitaram a senadora e manifestaram apoio.

Com a entrada no PT e a declaração de apoio de Lula, Eliziane passa a ser a “senadora do PT no Mnaranhão”, com vaga garantida na chapa petista que disputará as eleições de outubro.

Seja qual for o posicionamento do partido no Maranhão…

Fufuca tem nova conversa com Lula sobre o Maranhão…

Praticamente confirmado candidato a senador na chapa do secretário Orleans Brandão – e prestes a deixar a pasta – ministro do Esporte destacou a aliança com o presidente

 

LULA RECEBEU MAIS UMA VEZ ANDRÉ FUFUCA NESTA QUINTA-FEIRA, 19, para tratar da política nacional e maranhense

O ministro do Esporte teve nesta quinta-feira, 19, mais uma reunião de trabalho com o presidente Lula (PT), com o qual tratou também sobre o futuro político do Maranhão.

“Excelente conversa com o presidente Lula sobre o futuro político do Brasil e do Maranhão”, declarou Fufuca.

  • o ministro deve deixar a pasta antes do dia 4 de abril, para avançar no projeto de se tornar senador pelo Maranhão;
  • a reunião com Lula foi uma das últimas, antes da saída do ministério, obrigatória para quem quer disputar o pleito.

Fufuca deve fazer parte da chapa do secretário Orleans Brnadão (MDB0 candidato da base de Lula no Maranhão; ele foi praticamente confirmado como um dos nomes ao Senado durante o pré-lançamento da candidatura do emedebista, como apontou este blog Marco Aurélio d’Eça na postagem “Evento sinaliza possível chapa de Orleans…”. 

“Momentos como esse muito me honram e motivam a vencer os desafios que virão. Time que joga junto, vence junto!”, pregou o deputado federal, que agora volta a exercer o mandato na Câmara.

A previsão é que Fufuca entregue o cargo antes do feriado de semana santa…

“Nenhuma possibilidade de deixar o PT”, garante Felipe Camarão…

Vice-governador descarta trocar de partido e diz estar pronto para liderar o time de Lula nas eleições de outubro no Maranhão

 

FELIPE ACAMRÃO GARANTIU A GLEISI HOFFMANN QUE SEGUE NO PT, com apoio dos deputados federais Rubens Jr. e Márcio Jerry

O vice-governador Felipe Camarão descartou, em conversa exclusiva com este blog Marco Aurélio d’Eça, trocar de partido para disputar as eleições de outubro.

“Não. Nenhuma possibilidade de eu deixar o PT”, afirmou ele, logo pela manhã, quando alcançado por mensagem deste blog Marco Aurélio d’Eça.

  • à tarde, Camarão reuniu-se em Brasília com a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann;
  • da conversa participaram também os deputados federais Rubens Pereira Jr. (PT) e Márcio Jerry (PCdoB).

“Acabei de sair do gabinete da ministra Gleisi Hoffman, oportunidade em que reafirmei meu compromisso com o presidente Lula e com o PT. Confirmei minha total disposição para disputar as eleições deste ano, liderando o time do Lula no Maranhão e cumprindo a missão que me for determinada pelo presidente e pelo partido”, publicou o vice-governador.

As especulações sobre uma troca de partido de Felipe Camarão começaram na mídia durante o fim de semana.

O vice-governador diz que espera o apoio do PCdoB, do PSB e do PSOL, mas quer liderar o projeto como membro do PT.

“Estarei com Lula, no partido de Lula e coma base de Lula”, afirmou…

A possível chapa de Eduardo Braide…

Faltando pouco mais de 20 dia para o prefeito de São Luís decidir se vai ou não concorrer à eleição de governador, intensifica-se nos bastidores as articulações para montagem do seu palanque

 

BRAIDE FALA EM FRENTE AOS DINISTAS PRSENTE NO TRAPICHE SANTO ÂNGELO; cortina de fumaça para quem preisa entender o contexto

Ensaio

Toda a encenação pública do prefeito Eduardo Braide (PSD) na última quinta-feira, 5, durante lançamento do programa “São Luís se Transforma” – que vai injetar R$ 1,6 bilhão em São Luís – não passou do que se propôs a ser: uma mise-en-scène para a mídia; o que ocorreu nos bastidores do Trapiche Santo Ângelo antes e depois da apresentação é o que importa para quem quer saber o que ocorre na política maranhense.

  • o prefeito não diz se será candidato a governador, mas fala como candidato, se comporta como candidato e se movimenta como candidato;
  •  auxiliares, aliados e neo-aliados, familiares e simpatizantes do prefeito também já o tratam como pronto para deixar a prefeitura em 4 de abril.

“Essa pergunta eu ouço quase todo dia e só posso responder de uma forma: você quer saber o que nem a minha esposa sabe”, disse Braide, em resposta direta ao titular deste blog Marco Aurélio d’Eça, presente ao evento “São Luís se Transforma”, oque foi registrado na postagem “Braide mantém mistério sobre candidatura ao governo…”.

A partir do evento, de forte repercussão política, os bastidores já discutiam, inclusive, a formação da aliança em torno de Braide.

  • dias antes, membros do PT, do PCdoB e do PSB estiveram em Brasília em conversa com a ministra Gleisi Hoffmann;
  • ela quis saber se o prefeito de São Luís estaria disposto a ceder as duas vagas de senador para o PT e seus aliados;
  • a resposta dos dinistas presentes foi: “ainda não tratamos diretamente, mas uma vaga é certa, para o Camarão”.

Camarão vem a ser o vice-governador Felipe Camarão (PT), que  abriria mão da disputa pelo governo e comporia com Braide, na condição de candidato a senador.

Nesta sexta-feira, 6, a senadora Eliziane Gama (PSD) esteve com o presidente do seu partido, Gilberto Kassab, e também com o presidente do PT, Edinho Silva, e ouviu deles a garantia de apoio à sua reeleição; ela seria, portanto, a outra candidata ao Senado na chapa do prefeito.

  • Eduardo Braide, neste caso, disputará o governo tendo Felipe Camarão e Eliziane como candidatos ao Senado;
  • caberá ao próprio prefeito a indicação de um companheiro de chapa, feita em conversa com os novos aliados.

Há apenas um detalhe que ainda trava a divulgação da candidatura e da aliança do prefeito de São Luís: ele quer ter também o ministro André Fufuca (PP) em sua chapa, o que levaria Eliziane Gama a uma outra posição dentro do grupo.

O problema é que o partido de Fufuca, o PP, está em federação com o União Brasil, do deputado Pedro Lucas Fernandes. E tanto Pedro quanto Fufuca são aliados do governador Carlos Brandão (Sem partido).

Mas esa é uma outra história…