Imagens do dia: Eliziane consolida nome no PSD e no PT…

Senadora maranhense recebeu garantia de apoio para sua reeleição, tanto do presidente do seu partido, Gilberto Kassab, quanto do presidente petista Edinho Silva; e deve confirmar na semana que vem seu candidato a governador

 

GARANTIAS DE KASSAB E GARANTIAS DE EDINHO; Eliziane tem compromisso fechado com PSD e PT para as eleições de outubro

A senadora Eliziane Gama (PSD) confirmou nesta sexta-feira, 6, apoios do seu partido, o PSD, e do PT para sua candidatura à reeleição. Ela se reuniu com o presidente nacional do PT, Edinho Silva, e com o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, dos quais recebeu a garantia de apoio no Maranhão.

  • Eliziane vai estar em uma chapa majoritária nas eleições de outubro;
  • a senadora deve anunciar semana que vem seu candidato a governador.

“Muito feliz com as garantias do meu presidente Gilberto Kassab; e orgulhosa também de ter recebido as manifestações do presidente do PT, Edinho Silva. Vamos participar ativamente da eleição, como aliada de Lula no Maranhão”, disse a senadora.

Eliziane Gama esteve em viagem com o presidente Lula por cerca de dez dias, à Índia, à Coreia do Sul e a Abu-Dhabi; essa viagem foi registrada neste blog Marco Aurélio d’Eça, no post “Eliziane Gama sabe o que ninguém mais sabe…”.

O próprio Lula a orientou a uma conversa com os dois presidentes de partido, o que ocorreu nesta sexta-feira, 6…

Com até sete nomes na base, Lula e o PT têm de esperar para definir o Senado no MA…

Decisão de Carlos Brandão sobre seu futuro político afeta diretamente Weverton Rocha, Eliziane Gama, André Fufuca, Iracema Vale, Roseana Sarney e até o vice Felipe Camarão

 

SÓ DEPOIS QUE BRANDÃO DEFINIR SEU FUTURO POLÍTICO, esses demais candidatos da base lulista poderão saber para onde vão

Ensaio

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o PT vão aguardar até o sábado de aleluia a decisão do governador Carlos Brandão (sem partido) de concorrer ou não ao Senado Federal para, só então, apontarem os candidatos da base no Maranhão. Em levantamento interno divulgado esta semana, o PT apresenta 27 nomes do partido ou de partidos aliados, mas não inclui o Maranhão na lista. (Leia aqui)

A decisão de Brandão afeta diretamente o futuro de outros seis possíveis candidatos ao Senado no estado.

  • além do governador, são cotados para o Senado na base lulista os senadores Weverton Rocha (PDT) e Eliziane Gama (PSD), o ministro André Fufuca (PP), e as deputadas Roseana Sarney e Iracema Vale (ambas do MDB);
  • além deles, o vice-governador Felipe Camarão (PT) também tem o futuro influenciado pela decisão de Brandão, já que pode concorrer tanto ao governo quanto ao Senado, dependendo da conjuntura política.

Se Brandão decidir sair do governo, uma das vagas na chapa lulista é automaticamente dele; caso Camarão assuma o governo, a outra vaga de senador será disputada por todos os demais pré-candidatos, que têm ainda a opção de compor com Camarão, na condição de vice.

A situação muda se um eventual acordo entre dinistas e brandonistas levar Camarão a disputar o Senado ao lado de Brandão, abrindo o governo para um dos demais candidatos; ou dois, numa chapa de govenador e vice.

  • neste caso, Weverton, Eliziane, Fufuca e Iracema passam à condição de cotados para o governo;
  • Roseana Sarney, que vem se recuperando de um tratamento de câncer, comporia uma suplência.

O problema para a base lulista e para o PT será maior mesmo se Brandão decidir ficar no mandato até o final para garantir a candidatura do secretário Orleans Brandão (MDB) ao governo.

Essa hipótese forçará os aliados de Felipe Camarão a duas situações:

  • primeira: manter a candidatura do vice ao governo, o que levaria Lula a ter quatro candidatos ao Senado e dois ao governo, Orleans e Felipe;
  • segunda: apoiar a candidatura do prefeito de São Luís, Eduardo Braide, lançando Camarão e Eliziane ao Senado, rachando a base lulista.

Por todas essas nuances é que Lula e o PT ainda não têm como incluir o Maranhão em suas listas de candidatos a senador por estado.

E vão ter de esperar o sábado de aleluia para começar a definir rumos…

Roseana, enfim, percebe o cavalo selado: “Não descarto a possibilidade de ser candidata a senadora”…

Em tratamento de um câncer e já superado o pior momento da doença, ex-governadora está de volta a São Luís e mostra-se pronta para o novo embate eleitoral no Maranhão

 

ROSEANA JÁ EM CASA, COM O PAI E A MÃE. “Não sou mais amadora; trenho que ver minhas possibildiades”, diz ela, sobre o Senado

Este blog Marco Aurélio d’Eça sustenta desde novembro de 2024 – sozinho e muitas vezes ironizado pela própria mídia política – que a ex-governadora Roseana Sarney (MDB) tem à sua frente uma chance ímpar de voltar ao Senado Federal.

“Não descarto a possibilidade de ser candidata a senadora, como não descarto ser candidata a deputada federal, como também não descarto não ser candidata a nada”, disse ela, em entrevista à TV Mirante, já em São Luís, onde se recupera do tratamento de câncer.

Nas primeiras manifestações deste blog Marco Aurélio d’Eça sobre a entrada de Roseana na disputa do Senado, a reação era de incredulidade e de ironia, na própria imprensa; mas a resistência foi sendo vencida e, em janeiro, a mídia nacional admitia pela primeira vez esta possibilidade, como foi retratado na postagem “Estadão crava Roseana Sarney candidata ao Senado…”.

  • Roseana é um trunfo do próprio governador Carlos Brandão para convenccer o presidente Lula a abrir mão dos dinsitas;
  • uma chapa com a presença da ex-governadora ampliaria as chances de Lula garantir ao menos uma vaga de senador no MA.  

“Eu não sou mais amadora. Tem que pesquisar, ver qual é a minha possibilidade de uma candidatura assim, se eu tenho chance de me eleger. Eu não vou entrar numa aventura. Evidentemente que eu vou estudar as possibilidades que eu tenho”, admitiu ela, o que não deixa de ser um avanço.

Sobretudo vindo de quem demonstrava forte resistência à ideia…

Orleans já garante 12 partidos em seu palanque…

Dirigentes do MDB, PP, União Brasil, Podemos, PRB, PSDB, PDT, PV, Solidariedade, Cidadania, PRD e Avante reafirmaram nesta terça-feira, 12, apoio à candidatura do secretário ao Governo do  Estado

 

SENADORES, DEPUTADOS FDERAIS, ESTADUAIS, PREFEITOS, VEREADORES E SECRETÁRIOS fecharam questão em torno de Orleans Brandão

O secretário de Articulação Municipalista Orleans Brnadão (MDB) foi confirmado nesta terça-feira, 27, candidato a governador pelo conjunto de 12 partidos que compõem a base do governo Carlos Brandão (sem partido)

“Diálogo, unidade e responsabilidade com o Maranhão! Recebo essa confiança com serenidade e sigo trabalhando para fortalecer alianças e dar continuidade aos avanços do nosso estado!”, agradeceu Orleans, em suas redes sociais.

  • além do MDB, compõem a aliança PP, União Brasil, Podemos, PRB, PSDB, PDT, PV, Solidariedade, Cidadania, PRD e Avante;
  • o governador Carlos Brandão trabalha ainda para ter no palanque o PT, que tem mais de 90% da executiva já alinhada ao projeto.

“Vamos trabalhar por esse alinhamento junto ao presidente Lula. Nossa missão é continuar os avanços no Maranhão, a exemplo dos programas Educação de Verdade, Maranhão Livre da Fome, recuperação e implantação de estradas, além do incentivo ao turismo, geração de renda, entre tantas outras ações”, destacou Carlos Brandão.

Com a força da aliança pré-definida, Orleans seguirá em campanha pelo interior do estado, fortalecendo as bases municipais.

Brandão já recebeu cerca de 190 prefeitos, que confirmaram apoio á candidatura do secretário…

Metrópoles crava Fufuca, agora, como candidato a governador

Um dia depois de o portal UOL listar o ministro dos Esportes como candidato de Lula ao senado, maior portal do país diz que ele é o nome para reunificar a base lulista no Maranhão

 

FUFUCA COM LULA E A COPA DO MUNDO, ao receber representantes da Fifa, nesta segunda-feira, 26

O portal Metrópoles, principal site de notícias do Brasil, informou nesta terça-feira, 28, que o ministro dos Esportes, André Fufuca (PP), é o nome do presidente Lula (PT) para reunificar a base no Maranhão, rachada entre dinistas e brandonistas.

A afirmação do Metrópoles se dá um dia depois de outro site nacional, o UOL, afirmar que Fufuca é um dos nomes de Lula para o Senado no Maranhão, como este blog Marco Aurélio d’Eça analisou no post “UOL crava Weverton e Fufuca como candidatos de Lula no Maranhão…”.

  • de acordo com Metrópoles, Fufuca seria a terceira via para evitar o racha entre os aliados de Lula;
  • o governador Carlos Brandão e o vice, Flipe Camarão, esperam o apoio de Lula, o que dificulta alianças.

“Segundo apurou o Metrópoles com pessoas a par das articulações, a ideia de lançar Fufuca teria partido do próprio presidente como forma de buscar uma saída para o impasse instalado entre os dois aliados, embora o ministro já tenha sinalizado a figuras próximas que pretende ser candidato ao Senado em 2026″, disse o site nacional. (Veja aqui a íntegra da matéria)

A informação de que Fufuca seria a terceira via indicada por Lula para unificar a base no Maranhão começou a circular ainda em novembro do ano passado, após a última reunião do governador Carlos Brandão com o presidente; a reunião foi revelada em primeira mão neste blog Marco Aurélio d’Eça, no post “‘A curiosidade matou o gato’, diz Brandão, sobre reunião com Lula…”.

É provável que o Metrópoles possa ter pescado a informação desta época, mas a citação do ministro dois dias seguidos – e em dois postos de peso – é para s ver com outros olhos.

E mostra o seu forte prestígio com Lula…

E se Iracema Vale fosse a terceira via?!?

Alçada pelo PT maranhense à condição de pré-candidata ao Senado, a presidente da Assembleia tem tudo para ser, também, uma opção para o Governo do Estado

 

COM AVAL DE LULA E APOIO DE BRANDÃO, Iracema pode vir a ser a terceira via esperada por dinistas e brandonistas

Pensata

Foi este blog Marco Aurélio d’Eça, ainda em novembro de 2022, o primeiro a apontar chances reais de a então deputada eleita Iracema Vale (PSB) vir a ser presidente da Assembleia Legislativa. Na época – é só pesquisar – toda a imprensa apostava em nomes como Arnaldo Melo (PP) e Antônio Pereira (PSB) para contrapor o então presidente Othelino Neto (PCdoB); este blog trouxe, no dia 30/11/2022, a postagem “Brandão quer homenagear a mulher com Iracema Vale no comando da AL…”.

E todos já conhecem o restante da história.

  • desde o início da noite desta segunda-feira, 26, a maioria das páginas políticas trazem a indicação de Iracema Vale ao Senado, pelo PT;
  • este blog Marco Aurélio d’Eça mais uma vez dá um passo à frente e vê a deputada como possível terceira via na disputa pelo governo.

Candidata ao governo em um eventual consenso de dinistas e brandonistas, com as bençãos do presidente Lula, Iracema poderia ser o nome a acabar com as desculpas de lado a lado para não aceitar as indicações já postas.

E seria uma forma de encurralar politicamente tanto o grupo de Flávio Dino quanto o de Brandão.

  • os dinistas – e o ministro Flávio Dino – teriam a chance de mostrar que as sucessivas ações contra sua reeleição ao comando da Assembleia nada tem de pessoal;
  • os Brandão – governador à frente – não teriam como vetar o nome da aliada de primeira hora, sob pena de caracterizar um projeto de poder meramente familiar.

Além de encurralar os dois grupos em guerra, Iracema Vale como candidata a governadora teria ainda outros três trunfos:

  • 1 – convencidos dinistas e brandonistas, Brandão e o vice, Felipe Camarão poderiam renunciar em abril, para que ela assumisse e disputasse a reeleição;
  • 2 – na condição de candidata à reeleição, a deputada se tornaria uma candidata de forte atratividade, pela possibilidade  de abrir vaga já em 2030.
  • 3 – candidata à reeleição, Iracema fica interessante também para eventuais candidatos a vice, pela expectativa de poder virar governador daqui quatro anos. 

Além de tudo isso, Iracema Vale tem a capacidade intrínseca de unir toda a classe política, de esquerda e de direita.

E com a classe política unida em torno dela, que venha o prefeito Eduardo Braide (PSD).

É só uma reflexão, para fazer pensar…

Uol crava Weverton e Fufuca como candidatos de Lula no Maranhão…

Reportagem do portal do Grupo Folha cita o pedetista que disputa a reeleição e o ministro dos Esportes como as opções do presidente para fortalecer a bancada governista em 2027

 

O MAPA INTERATIVO DO UOL COM WEVERTON E FUFUCA COMO OPÇÕES DA BASE LULISTA. PT não dá cotna sozinho

O senador  Weverton Rocha (PDT) e o ministro dos Esportes, André Fufuca (PP), foram listados pelo portal UOL, do grupo folha, na relação de candidatos governistas ao Senado nas eleições de outubro, em todos os estados.

“Neste ano, as candidaturas de aliados terão papel essencial no planejamento petista. Nomes do Solidariedade, PDT e até mesmo do PP podem receber apoio do presidente a depender do estado”, diz a reportagem. (Leia aqui)

  • a matéria do UOL trata exatamente da dificuldade que o partido do presidente Lula tem com seus candidatos próprios;
  • e reforça a dependência que o governo tem dos partidos aliados para tentar barrar a ascensão bolsonarista ao Senado.

A criação a Weverton e Fufuca não é destacada no texto da reportagem, mas ela compõe o mapa eleitoral do Brasil por estado.

Além de Fufuca e Weverton são cogitados para compor o palanque lulista a senadora Eliziane Gama (PSD) , o governador Carlos Brandão (Sem partido) e até mesmo o vice-governador Felipe Camarão (PT).

Este último em uma eventual composição com o prefeito Eduardo Braide (PSD).

 

Governo Lula e PT começam a cobrar cumprimento de acordo entre aliados nos estados…

Ex-ministro José Dirceu tem sido o emissário do presidente nos estados; semana passada esteve em Alagoas, para tratar do acordo entre o prefeito JHC e a família Calheiros

 

JOSÉ DIRCEU FOI A ALAGOAS EXIGIR CUMPRIMENJTOD E ACORDO firmado pela base lulista

O governo Lula e o PT, partido do presidente da República, começou a visitar as bases nos estados – sobretudo no Nordeste, para exigir o cumprimento de acordos políticos firmados ainda em 202, para cumprimento nestas eleições de 2026; emissário de Lula, o ex-ministro José Dirceu esteve semana passada em Alagoas para tratar com os aliados.

  • em Alagoas, há um acordo para que o prefeito de Maceió, JHC (PL) apoie o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB);
  • o prefeito tem praticamente os mesmos índices percentuais do ministro, mas sua candidatura gera rachas na base lulista.

“José Dirceu deixou claro que o presidente Lula já definiu apoio integral ao ministro Renan Filho para a disputa ao Governo de Alagoas em 2026 e, de forma conjunta, também ao senador Renan Calheiros para o Senado. No encontro, teria sido cobrado o cumprimento de um acordo político previamente pactuado, envolvendo o alinhamento do grupo liderado por JHC ao projeto nacional do Palácio do Planalto”, revelou o site Metrópoles-Alagoas, que publicou com exclusividade a visita de Dirceu ao estado. (Veja aqui)

Tanto o ex-ministro José Dirceu quanto outros emissários de Lual e dirigentes do PT nacional deverão fazer visitas semelhantes em outros estados, incluindo o Maranhão.

  • aqui, ex-aliados do governador Carlos Brandão (sem partido) afirmam ter um acordo de 2022 que garante o seu apoio ao vice, Felipe Camarão (PT);
  • Brandão nega tal acordo e já declarou apoio ao sobrinho, o secretário Orleans Brandão (MDB), á frente de Camarão nas pesquisas de intenção de votos.

No último encontro com Lula, Brandão ouviu a proposta de uma terceira via para evitar o racha no grupo, recusada pelo seu grupo político.

Há a expectativa de um novo encontro entre o governador e o presidente, ainda em janeiro.

mas não há confirmação de datas para esta reunião…

PT vai insistir em ter Brandão candidato a senador…

Partido quer o governador disputando uma das vagas pelo Maranhão, mas ele ainda condiciona sua saída à renúncia do vice-governador Felipe Camarão

 

TRABALHO DE FÉ. José Guimarães assume o grupo eleitoral do PT com uma missão difícil: convencer o governador Carlos Brandão a disputar o Senado

O deputado federal cearense José Guimarães, líder do governo Lula na Câmara Federal assumiu o comando do Grupo de Trabalho Eleitoral do PT e tem um desafio já imposto pelo presidente: garantir o maior número de candidatos viáveis ao Senado em todo o país.

  • no Maranhão, o PT quer o governador Carlos Brandão (sem partido) como um dos candidatos;
  • Brandão já avisou, no entanto, que só deixa o governo se o vice, Felipe Camarão (PT) também sair.

Ao contrário do que vinha sendo anunciado ao longos dos últimos anos – inclusive por este blog Marco Aurélio d’Eça – Lula não manifestou nenhuma preferência por candidatos, para além do próprio Brandão; garantindo o governador na chapa, o GTE do PT passará, só então, a discutir outros nomes para na base lulista.

  • os senadores Weverton Rocha (PDT) e Eliziane Gama (PSD) trabalham para garantir o apoio de Lula;
  • o ministro dos Esportes André Fufuca (PP), também trabalha para ser um dos nomes da chapa lulista.

Na última conversa com o governador, em 31 de outubro, Lula tentou, sem sucesso, convencer Brandão a entregar o mandato para Felipe Camarão em abril de 2026; diante da relutância abriu-se a possibilidade de o próprio Camarão compor com Brandão a chapa lulista, como primeiro suplente.

A hipótese implicaria também a definição de um outro candidato a governador, a famosa terceira via.

Mas esta é uma outra história…

Após conversa com Brandão, Lula vai sentar com senadores maranhenses…

Presidente quer ouvir as impressões de Weverton Rocha e Eliziane Gama, cujas vagas estarão em disputa em 2026; e também vai tratar com Ana Paula Lobato, que comada o PSB no estado

 

TERCEIROS INTERESSADOS!!! Weverton e Eliziane estão diretamente vinculados ao projeto de Lula para 2026

No processo de reunificação de sua base política no Maranhão, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem agora – após a conversa da última sexta-feira, 31, com o governador Carlos Brandão (sem partido) – uma previsão de agenda com os senadores Weverton Rocha (PDT), Eliziane Gama (PSD) e Ana Paula Lobato (PSB).

  • a princípio, Lula ouviria apenas Rocha e Gama, cujas vagas estarão em disputa em 2026;
  • Ana Paula também será chamada, na condição de presidente regional do PSB, parceiro do PT.

“O presidente já teve conversas separadas conosco (ela e Weverton);  quer agora ouvir os dois juntos, antes de tratar novamente com o governador”, confirma a senadora Eliziane Gama.

Weverton não reconhece esses encontros, mas confirma que pretende estar com o presidente nos próximos dias.

As tratativas com o senadores fazem parte da agenda de Lula para definir com Brandão os rumos traçados na conversa da última sexta-feira, 31, cujos desdobramentos foram tratados por este blog Marco Aurélio d’Eça, no post “Lula deve dar resposta a Brandão nos próximos dias sobre 2026…”.

E todas essas definições devem ocorrer antes mesmo do fim de 2025…