1

“Nossa liderança é o presidente Lula”, afirma Eliziane Gama…

Senadora mostra confiança na unidade entre dinistas e brandonistas, confirma que vai ao Planalto para avaliar a conversa entre Lula e o governador Carlos Brandão; e diz que a reeleição do presidente deve ser a prioridade da base em 2026

 

LIDERANÇA INCONTESTE. Para Eliziane, o projeto eleitoral de 2026 precisa levar em consideração a reeleição de Lula a presidente

A senadora Eliziane Gama (PSD) demonstrou nesta segunda-feira, 3, em entrevista ao Bom Dia Mirante, forte confiança na unidade do grupo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Maranhão, envolvendo o governador Carlos Brandão (sem partido) e os remanescentes do governo Flávio Dino.

“Ainda estamos há um ano do processo eleitoral e muita coisa pode acontecer. Ainda acredito nessa construção da unidade. O presidente Lula já disse que vai conversar comigo e com o senador Weverton; e vamos trabalhar pela unidade”, revelou a senadora, citando os dois ocupantes das atuais vagas em disputa no Senado.

  • a conversa de Lula com os senadores faz parte da agenda do presidente pós-reunião com Brandão;
  • esta agenda é confirmada tanto por brandonistas quanto por dinistas, como etapa do consenso. 

Confirmando seu projeto de disputar a reeleição ao Senado na base do governo Lula, Eliziane reforçou a liderança maior do presidente no Maranhão, fato que deve envolver todos os grupos políticos progressistas.

“Nossa liderança é o presidente Lula e eu estou muito centrada nisso”, declarou a senadora, para quem todo o projeto eleitoral maranhense deve girar em torno da reeleição do presidente.

Eliziane recebe nesta segunda-feira, 3, a presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministra Carmem Lúcia, com quem participa de evento sobre a participação de mulheres na política.

Ainda não há previsão da reunião entre Eliziane e Lula…

1

Petista prevê votação de Lula acima de 70% com ampla adesão no MA…

Suplente de deputado estadual Zé Inácio entende que o apoio dos diferentes grupos políticos ao presidente pode manter sua votação nos mesmos níveis do que ocorreu em 2022

 

FORÇA ELEITORAL. Zé Inácio vê votação estrondosa de Lula no Maranhão em 2026

O suplente de deputado estadual Zé Inácio (PT) analisou em suas redes sociais a ampla adesão de grupos políticos maranhenses ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e vê nas manifestações um forte sinal de que a votação do petista se manterá em níveis acima dos 70% nas eleições de 2026.

  • Lula alcançou 71,14% dos votos no segundo turno das eleições presidenciais de 2022 no Maranhão;
  • ele contou com o apoio do governador Carlos Brandão, dos Sarney e do senador  Weverton Rocha (PDT).

“Com exceção da ala bolsonarista, praticamente todas as forças políticas maranhenses estarão com Lula em 2026, independentemente de em quais palanques estiverem”, ressalta Inácio.

Lula tem no Maranhão o apoio do governador  Carlos Brandão (sem partido), que reúne em torno da candidatura de Orleans Brandão (MDB) o grupo Sarney, o PDT de Weverton e várias outras lideranças; no outro grupo está o vice-governador Felipe Camarão (PT), que reúne os dinistas, espalhados pelo PSB, PCdoB, Podemos e solidariedade.

O presidente pode ainda ter o apoio do PSD – partido da senadora Eliziane Gama, uma de suas principais aliadas – que pode ter como candidato o prefeito de São Luís Eduardo Braide.

Para Zé Inácio, em poucos lugares do Brasil essa força eleitoral de Lula demonstra tanta consistência…

Felipe Camarão começa a divulgar agenda diária de pré-campanha…

Primeiro pré-candidato a tomar a iniciativa, vice-governador pretende criar uma rotina de contato com lideranças e populares, independentemente do debate sobre a unificação da base lulista

 

JÁ NAS RUAS. Em imagem com Lula, Felipe Camarão divulga diariamente sua agenda pelo interior maranhense

O vice-governador Felipe Camarão (PT) iniciou esta semana a divulgação de uma espécie de agenda diária de compromissos de pré-campanha, nos moldes das usadas pelos candidatos nos períodos eleitorais.

Primeiro dos postulantes do governo a tomar esta iniciativa, o pré-candidato do PT pretende estabelecer uma rotina de contato com lideranças e populares em todo o Maranhão.

  • nesta sexta-feira, 10, por exemplo, Camarão vai estar, pela manhã, em Chapadinha, e, à noite, em São Francisco do Brejão;
  • esta é a segunda ação de pré-campanha do vice-governador, que lançou também, em agosto, o evento Diálogos pelo Maranhão.

Mesmo diante da indefinição da base do governo Lula (PT) sore o candidato a governador no Maranhão, o vice-governador mantém uma rotina de pré-candidato em qualquer circunstância.

Dinistas e brandonistas ainda esperam um acordo entre Felipe e o governador Carlos Brandão (PSB), com as bençãos de Lula.

Independentemente, disto, porém, o pré-candidato do PT segue em pré-campanha pelo estado…

A sintonia política entre Lula e Weverton…

Ocupante do avião que levou o presidente a Imperatriz, senador maranhense foi lembrado pelo petista como “parceiro na reconstrução do Brasil”

INDO E VOLTANDO COM LULA. Weverton acompanhou o presidente desde Brasília; e voltou com ele no avião presidencial

O senador Weverton Rocha (PDT) foi a Imperatriz e voltou a Brasília ao  lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na última segunda-feira, 6.

  • ele foi um dos poucos membros da bancada maranhense convidados para a comitiva presidencial; (Releia aqui)
  • em Imperatriz, onde já tem forte participação na política, Weverton não deixou de ser lembrado por Lula.

“O senador Weverton tem sido um parceiro importante na construção dos projetos que ajudam o Brasil a voltar a crescer. É alguém que acredita na política como instrumento de transformação e tem defendido com firmeza as propostas do nosso governo”, afirmou Lula.

A presença de Weverton Rocha em Imperatriz reforça a sua atuação constante na Região Tocantina, onde mantém diálogo próximo com lideranças locais e movimentos sociais. O senador destacou a importância do programa habitacional e da retomada dos investimentos federais em áreas essenciais, como moradia, infraestrutura e geração de emprego.

“O Minha Casa, Minha Vida devolve dignidade a milhares de famílias. Essa é uma política pública que transforma a vida das pessoas e impulsiona o desenvolvimento das cidades”, disse o parlamentar.

Indo e voltando ao lado de Lula, Weverton reforçou seu papel de um dos principais interlocutores do Maranhão no Governo Federal.

1

Presença de Lula em Imperatriz será teste para Brandão e Camarão…

Governador e vice, que estão rompidos, estarão pela primeira vez juntos no palanque do presidente desde o início das especulações sobre suposta conversa do petista sobre as eleições de 2026

 

IMAGEM DIFÍCIL DE SE REVER. Lula terá primeiro encontro público com camarão e Brnadão desde o rompimento entre governador e vice

A presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Imperatriz, nesta segunda-feira, 6, será o primeiro evento do qual participam juntos o governador Carlos Brandão (PSB) e o vice-governador Felipe Camarão (PT), desde o início das especulações sobre conversas de Lula com os dois.

E será um teste para dinistas e brandonistas.

  • o governador receberá oficialmente o presidente, ao lado de quem entregará unidades do programa “Minha Casa, Minha Vida”;
  • mas o vice-governador já anunciou que também estará presente, como vice do PT, como petista e como aliado do presidente.

“O governador vai receber o presidente e deve passar mais uns dias em agenda em Imperatriz”, confirmou o chefe da Casa Civil do governo Brandão, Sebastião Madeira.

“Eu vou como vice-governador do PT e como membro petista e aliado do presidente, liderando comitiva”, disse Felipe Camarão.

Nenhum dos dois admitiu, porém, que a viagem de Lula possa servir para, pelo, menos, abrir diálogo sobre uma possível reunificação da base lulista no Maranhão, situação que muitos veem hoje como irreversível.

A presença de dinistas e brandonistas – muitos vindo de Brasília diretamente com Lula – também engrossa o caldo da disputa por espaços em palanque.

E esse empurra-empurra deve marcar a passagem do presidente…

Orleans e Camarão no mesmo palanque lulista…

Candidatos do MDB e do PT ao Governo do Estado estiveram presentes no evento do governo Lula, nesta quinta-feira, 11, pela primeira vez desde a oficialização do rompimento entre dinistas e brandonistas

 

DE NOVO JUNTOS. Orleans, Rubens Jr., Camarão, Brandão, Fufuca, Weverton Iracema e Márcio Jerry, todos no palanque com os membros do governo Lula

O vice-governador Felipe Camarão (PT) e o secretário de Articulação Municipalista Orleans Brandão (MDB) estiveram juntos nesta quinta-feira, 11, pela primeira vez em um palanque lulista desde o rompimento entre os aliados do governador Carlos Brandão (PSB) e os remanescentes do governo Flávio Dino.

  • os dois estavam no palco de autoridades da “Caravana Federativa”, organizada pelo governo Lula (PT) no Multicenter Sebrae, em São Luís;
  • Orleans representou o governo Brandão e o municipalismo; Camarão estava como membro do PT, diretamente vinculado aos movimentos sociais.

“A Caravana é mais uma forma de deixar às políticas públicas mais próximas da população maranhense. Obrigado, presidente Lula! Vamos em frente!”, afirmou Camarão, em suas redes sociais.

“Parceria forte! É assim que a gente fortalece o municipalismo e faz o Maranhão avançar”, ressaltou Orleans, também nas redes sociais.

  • não apenas Orleans e Camarão estiveram juntos no palanque, liderado pelo governador Carlos Brandão;
  • estavam também o senador Weverton Rocha (PDT) e os deputados Márcio Jerry (PCdoB) e Iracema Vale (PSB).

O evento do Sebrae – parceria com o Governo do Estado e com a Famem – é o primeiro que reúne toda a base lulista no Maranhão desde o rompimento entre dinistas e brandonistas.

E indica que tanto o candidato do PT quanto o do MDB vão reivindicar politicamente esta condição de aliado.

A Lula caberá decidir como se posicionará em 2026…

Apoiado pelo PL de Bolsonaro, Duarte tenta minimizar aliança…

Listado em reportagem do Estadão como candidatos da base do presidente Lula que firmaram alianças com partidos bolsonaristas nas capitais, deputado federal do PSB garante que o apoio do PL não significa aproximação com o ex-presidente

 

Duarte com seus aliados do PL bolsonaristas no Maranhão; aliança de 2020 repetida nas eleições de 2024

O candidato do PSB a prefeito de São Luís, deputado federal Duarte Jr., tentou minimizar nesta quarta-feira, 31, – em matéria do jornal O Estado de S. Paulo – a aliança que firmou com o PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro.

O Bolsonaro tem chance zero de estar no meu palanque. O Lula tem 100% de chance”, disse Duarte Jr a O Estadão.

Apesar de ter surgido na política pelas mãos dos aliados de Lula no Maranhão, a relação de Duarte com os bolsonaristas vem desde as eleições de 2020, quando chegou a se declarar “membro da base do governo Bolsonaro”.

Nestas eleições, ele chegou a ser advertido pelos então coordenadores de sua campanha sobre os riscos de se dividir entre lulistas e bolsonaristas, e o marqueteiro de campanha chegou a aconselhar não-aliança com o PL de Bolsonaro.

Mesmo assim, a coligação foi firmada….