Waldir Maranhão é destaque em comemoração dos 200 anos da Câmara dos Deputados…

Ex-presidente da Casa, maranhense lembrou em discurso a história recente do país, na qual foi protagonista político em pleno golpe contra a presidente Dilma Rousseff

WALDIR MARANHÃO TEVE PARTICIPAÇÃO EFETIVA NA SOLENIDADE DA CÂMARA em um dos momentos mais turbulentos do país

O ex-presidente da Câmara dos Deputados, Waldir Maranhão (PT) roubou a cena na solendiade de comemoração dos 200 anos da Câmara dos Deputados, festejkada na última quarta-feira, 6.

Em seu discurso, Maranhão lembrou o momento político vivido por ele, como protagonista, na segunda metade da década passada.

  • Waldir Maranhão assumiu o comando da Câmara em 2016, no auge dos debates sobre o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT);
  • Ele ocupou o cargo interinamente após o afastamento do presidente Eduardo Cunha (MDB), determinado pelo Supremo Tribunal Federal.

“Foi um período marcado por forte instabilidade institucional e intensa pressão política”, lembrou o ex-parlamentar.

Waldir Maranhão assumiu o protagonismo ao tentar anular a sessão que autorizou o prosseguimento do processo de impeachment da então presidente Dilma Rousseff, que ele entende como um golpe institucional no país, posição compartilhada por este blog Marco Aurélio d’Eça, no post “Não ao golpe!!! Este blog é contra o impeachment de Dilma…”..

A cerimônia reuniu autoridades e ex-dirigentes da Casa para celebrar o bicentenário de uma das instituições centrais do Poder Legislativo brasileiro.

Câmara aprova proposta de Hildo Rocha para investimentos em saneamento e abastecimento d’água

Substitutivo apresentado pelo parlamentar maranhense em comissão da Casa prevê incentivos para empresas que atuam no setor investirem na oferta de água tratada

 

HILDO ROCHA APRESENTOU SUBSTITUTIVO para incentivar investimentos das empresas de saneamento em água de qualidade e esgotamento sanitário

A Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados aprovou Projeto de Lei nº 4.952/2024, que incentiva investimentos em abastecimento de água e saneamento básico no Brasil. A proposta, de autoria do deputado Amon Mandel (Cidadania-AM), foi aprovada com substitutivo do deputado maranhense Hildo Rocha (MDB).

  • a proposta prevê incentivos fiscais para empresas que ampliarem investimentos na qualidade da água;
  • as metas de 99% de água tratada e 90% de esgotamento sanitário tem até 203o para serem cumpridas.

“O projeto de lei 4952/2024 é de fundamental importância para que nós possamos fornecer água de qualidade a 99% da população e também tratar, pelo menos, 90% do esgoto”, destacou Hildo Rocha.

Com experiência em soluções sanitárias para áreas de zonas rurais, como ex-prefeito de Cantanhede, Hildo Rocha destacou que a alternativa para universalização da cobertura de água tratada e esgoto sanitário é a Melhoria Sanitária Domiciliar.

“Quando fui prefeito, fiz muito isso na minha cidade. E agora, como deputado federal, tenho levado recursos para a construção de vários banheiros com tratamento sanitário adequado, que é comprovado cientificamente perfeito”, afirmou.

  • além do impacto social, Hildo Rocha destacou os benefícios para a saúde pública;
  • o consumo de água contaminada contribui para o aumento de doenças.

 “Vejo que esse projeto de lei é de fundamental importância, por isso peço o apoio dos deputados e deputadas para a aprovação do projeto de lei 4.952 de 2024”, finalizou.

Da Assessoria, com edição do blog

Hildo Rocha reforça luta por aposentadoria especial para agentes de Saúde…

Deputado federal participou de evento do sindicato da categoria, em Viana, e falou do projetos em tramitação no Congresso Nacional

 

ALIADO HISTÓRICO. Hildo Rocha foi reconhecido por agentes de Saúde como aliado de peso na Câmara dos Deputados

O deputado federal Hildo Rocha (MDB) reforçou neste fim de semana a sua luta pela aposentadoria especial de agentes comunitários de saúde e agentes de Endemias, durante inauguração da nova sede do sindicato da categoria, em Viana.

  • a aposentadoria especial para as duas categorias está prevista na Emenda Constitucional nº 120/2022;
  • esta aposentadoria é regulamentada pelo Projeto de Lei Complementar 185/2024, ainda em tramitação.

“Nós temos uma voz altiva, que fala por nós e nos defende como se fosse verdadeiramente um agente de saúde. Essa voz é o nosso deputado Hildo Rocha”, destacou a presidente da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias (CONACS), Ilda Angélica. 

O evento em Viana reuniu lideranças sindicais da baixada maranhense, lideranças nacionais da categoria, a exemplo de Ilda Angélica, além da presidente da Federação Maranhense dos Agentes Comunitários de Saúde, Shirlene Pires e o prefeito da cidade, Carrinho Cidreira.

A entrega da  nova sede marcou os 21 anos de fundação do SINDACS-RV…

1

“PEC da Blindagem é manobra para proteger políticos”, diz Roberto Rocha…

Ex-senador ressalta que o Parlamento deve ser forte e independente, mas que isso não se constrói blindando os indivíduos, e, sim, fortalecendo as instituições

EM PRIVILÉGIOS, COM MAIS PODER. Para Roberto Rocha, é o Congresso que precisa se fortalecer como instituição, não os parlamentares

O ex-senador Roberto Rocha (sem partido) foi mais uma liderança política maranhense a criticar fortemente a aprovação da PEC da Blindagem, proposta aprovada na Câmara Federal com o claro intuito de blindar parlamentares contra processos e prisões.

  • apenas três deputados maranhenses – Márcio Jerry, Rubens Júnior e Duarte Jr. – votaram contra a PEC;
  • no Senado, Ana Paula Lobato e Eliziane Gama já se posicionaram contra; Weverton vai aguardar debates.

“A chamada PEC da Blindagem é uma manobra para proteger políticos com medo da justiça. Não é defesa do Legislativo. É privilégio travestido de independência”, afirma Roberto Rocha, que votaria contra, afirmou, se estivesse no exercício do mandato. (Veja o vídeo abaixo)

O ex-senador lamentou também a postura do próprio Senado em relação ao Supremo Tribunal Federal. Segundo ele, a Câmara Alta fica dependente por que o poder estar concentrado na presidência da Casa.

“O Senado está de joelhos para o STF, quando deveria estar de pé pelo Brasil. É hora de mudar as regras do controle externo do STF, tirando o poder das mãos do presidente e entregando ao Plenário do Senado”, afirmou o ex-parlamentar.

Caso estivesse no mandato, diz Rocha, apresentaria uma PEC para alterar o Artigo 52 da Constituição, fortalecendo o papel dos 81 senadores.

“Democracia se faz com equilíbrio entre os Poderes — não com privilégios”, concluiu o parlamentar.

Fufuca apresenta avanços do esporte nacional em audiência na Câmara

Ministro do Esporte apresentou as iniciativas de sua pasta e teve o reconhecimento pelos parlamentares como um dos mais acessíveis do governo Lula

 

SEM AMARRAS IDEOLÓGICAS. Fufuca mostrou como o Ministério do Esporte atua em todas as frentes, sem distinção de partidos ou posição política

O ministro do Esporte, André Fufuca (PP), foi o centro das atenções nesta quarta-feira, 21, em audiência na Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados. Com firmeza, domínio técnico e espírito conciliador o maranhense apresentou os avanços nas políticas públicas do setor e reafirmou seu compromisso com o povo brasileiro. 

  • Fufuca detalhou programas estratégicos do Governo Federal, como o Novo PAC Esportes;
  • o programa reúne mais de 4,7 mil propostas de Centros Esportivos Comunitários em áreas vulneráveis
  • o ministro defendeu o fortalecimento do Bolsa Atleta, com mais de 10 mil esportistas contemplados no país.

 “Nosso critério é um só: atender o povo brasileiro, sem distinção ideológica”, ressaltou Fufuca.

O ministro do Esporte destacou também ações de inclusão, como o TEAtivo e o Semear+, e o investimento no futebol feminino, em preparação à Copa do Mundo de 2027, que terá o Brasil como sede.

Os parlamentares reconheceram a atuação e a capacidade de diálogo constante com todas as frentes políticas, sempre de forma republicana. para os deputados, Fufuca como um dos ministros mais acessíveis e atuantes do atual governo.

A sessão terminou com agradecimentos à disposição e ao comprometimento do ministro com o desenvolvimento do esporte em todo o país.

Da Assessoria, com edição do blog

 

“Vou continuar ajudando Lula, agora no Congresso”, diz Juscelino…

Deputado federal encontrou-se com o presidente no Palácio do Planalto, demonstrou gratidão e sensação de dever cumprido; e garantiu que continuará apoiando o governo

 

GRATIDÃO E COMPROMISSO. Juscelino agradeceu ao presidente Lula e garantiu apoio ao governo na Câmara dos Deputados

O deputado federal Juscelino Filho (União Brasil) esteve no Palácio da Alvorada, nesta quinta-feira, 10, para agradecer ao presidente Lula pela confiança, apoio e a oportunidade de ter desenvolvido um trabalho inédito para o país, durante os dois anos e quatro meses em que esteve à frente do Ministério das Comunicações.

“Foi uma honra conduzir programas fundamentais para a inclusão digital e social, contribuindo com a reconstrução do Brasil, garantindo direitos básicos e dignidade a milhões de brasileiros e brasileiras em todos os cantos do país. Sinto orgulho em afirmar que o Brasil, hoje, desponta como uma das maiores potências em tecnologia e conectividade à serviço da nossa população, graças ao esforço coletivo liderado pelo nosso presidente Lula”, destacou Juscelino Filho.

  • na Câmara, Juscelino garantiu apoio ao governo como parlamentar;
  • ele vem sendo cotado para ocupar posição de liderança na bancada.

“A partir de agora, irei continuar ajudando o governo do presidente e o Brasil lá do Congresso Nacional”, garantiu.

Em dois anos de quatro meses á frente do Ministério das Comunicações, Juscelino Filho expandiu as ações e projetos para todas as regiões do país. Ele, também, consolidou importantes parcerias com países referências em políticas de conectividade e telecomunicações que iniciarão negócios em conjunto com o Brasil.

  • o programa ‘Computadores para Inclusão’ doou 56 mil computadores nos estados.
  • o ‘Internet Brasil’ distribuiu 160 mil chips a estudantes em todas as regiões do país.
  • a ‘Carreta Digital’ até dezembro vai profissionalizar 15 mil jovens de cinco estados.
  • a meta do ‘Escolas Conectadas’ é levar internet às 138 mil escolas da rede pública.

Além disso, Juscelino também conseguiu destravar o Fust, parado há mais de duas décadas – com investimentos de mais de R$ 3 bilhões para projetos de inclusão digital. O Norte Conectado também é um grande feito do governo Lula e está ligando a Amazônia com 12 mil km de fibra óptica submersa.

Os leilões reversos geraram milhões em economia para investir em tecnologia nos estados. O ex-ministro conseguiu avançar na implantação do 5G no país.

Recentemente, ele anunciou a TV 3.0 que vai revolucionar a televisão aberta no país e, ainda neste primeiro semestre, será lançado o Plano Nacional de Radiodifusão.

Da assessoria, com edição do blog

Suplentes mostram desinteresse em vaga em caso de licença de Roseana na Câmara

Especulou-se sabe-se lá como nesta quinta-feira, 14, que a deputada federal do MDB deve pedir afastamento do mandato por 121 dias, mas Hildo Rocha, João Marcelo Sousa e Edinho Lobão declinaram de assumir o mandato por quatro meses, o que abre vaga para o quarto suplente Victor Mendes

 

Espalharam uma suposta licença de Roseana, mas nenhum dos suplentes mostrou interesse na vaga

A deputada federal Roseana Sarney deverá tirar licença do mandato por 121 dias, segundo especulou-se nos bastidores da imprensa nesta quinta-feira, 14, sabe-se lá com base em qual informação.

Mas nenhum dos três suplentes do MDB mostrou interesse em assumir a vaga, sobretudo no período de recesso parlamentar.

De acordo com o blog do jornalista Diego Emir, o primeiro na linha de sucessão, Hildo Rocha, ocupa atualmente a secretaria-executiva do Ministério das Cidades e abriu mão do mandato na Câmara; Segundo suplente, João Marcelo Sousa vai assumir o comando do DNIT no Maranhão.

A vaga ficaria para o suplente Edinho Lobão, que declarou não ter nenhum interesse em ir para a Câmara Federal, segundo revelou o mesmo blog.

Caso se confirme a licença de Roseana, quem deve assumir é o quarto suplente emedebista, Victor Mendes, que já foi deputado federal.

Juscelino Filho institui fiscalização responsiva nos meios de radiodifusão…

Portaria foi assinada nesta quarta-feira (11), durante a reinstalação da Frente Parlamentar da Radiodifusão, na Câmara dos Deputados

 

O ministro em discurso na frente parlamentar

 

Incentivar o cumprimento da regulamentação e reduzir o número de condutas irregulares por parte das entidades que executam os serviços de radiodifusão. Este é o objetivo da portaria assinada nesta quarta-feira (10), em Brasília, pelo ministro das Comunicações, Juscelino Filho, durante a cerimônia de reinstalação da Frente Parlamentar da Radiodifusão no Congresso Nacional. A norma institui a abordagem responsiva na atividade de fiscalização regulatória desempenhada no âmbito do setor de radiodifusão nacional.

Uma das principais mudanças foi o estabelecimento de regra para permitir que as entidades que reconheçam expressamente o cometimento da infração, apresentem provas de sua cessação e renunciem ao direito de recorrer da decisão possam receber advertência ou multa reduzida, a depender da quantidade de antecedentes, reincidências e da gravidade.

“Se antes a ênfase era na aplicação de sanções punitivas, atualmente, a tendência é de orientar e incentivar o cumprimento da regulamentação por parte das entidades prestadoras de serviços de radiodifusão. Essa abordagem tem como objetivo não apenas garantir o cumprimento das normas, mas também promover a melhoria da qualidade do serviço prestado à sociedade”, destacou o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.

No evento, Juscelino destacou a parceria e o diálogo como os caminhos para modernizar e fortalecer a radiodifusão.

“Desde o início da gestão, temos nos dedicado incansavelmente e conversado bastante. A gente tem se pautado na base da atenção, buscando ouvir muito para que a gente consiga construir as melhores soluções e o melhor ambiente possível para o setor. Esse mundo digital, das redes sociais, das plataformas, impôs ao setor um momento novo, em que a radiodifusão tem que buscar cada vez mais caminhos alternativos para se manter viva e forte, que é o que queremos”, disse.

Por sua vez, o secretário de Comunicação Social Eletrônica do Ministério das Comunicações, Wilson Wellisch, aponta a necessidade de mudança no enfoque da fiscalização dos serviços de radiodifusão.

“A aplicação da fiscalização regulatória responsiva no setor de radiodifusão pode gerar um ambiente mais propício à inovação e à competição. É muito importante destacar, contudo, que a fiscalização responsiva não implica em flexibilização dos regramentos do setor. Pelo contrário, essa abordagem busca garantir a efetividade das normas por meio de uma fiscalização mais inteligente e eficiente, que leve em conta as particularidades de cada empresa e de cada situação”, explicou o secretário.

A nova regulamentação entrará em vigor no próximo dia 1º de junho.

FRENTE PARLAMENTAR

Entre os parlamentares, Juscelino exibe documento assinado

A Frente Parlamentar da Radiodifusão (FPR) terá como presidente o deputado federal Cezinha de Madureira (PSD/SP). Os principais objetivos do colegiado são discutir o presente e o futuro da radiodifusão e propostas para aprimorar a legislação a fim de dar celeridade e desburocratizar os processos nos órgãos relacionados ao setor. Além disso, a Frente prevê o debate sobre os desafios do rádio e da TV, especialmente relacionados às inovações tecnológicas.

“Com a chegada das redes sociais e a disseminação das fake news, relançar a Frente é de suma importância para fortalecer ainda mais a radiodifusão no país e unificar os projetos da área. O rádio é importantíssimo para a comunicação. Um meio fundamental para uma sociedade livre e democrática”, comentou o ministro Juscelino Filho.

Da asssessoria

André Fufuca mantém liderança do PP na Câmara…

Com forte articulação com o presidente nacional do partido, Deputado federal maranhense foi reeleito pela bancada para mais um período à frente das discussões em plenário

 

Apadrinhado de Ciro Nogueira, o deputado Fufuca foi reeleito líder do PP na Câmara com 37 votos, contra 5 de Fausto Pinato.

“Hoje fui reeleito pela 2° vez consecutiva, líder da bancada Progressistas, com 87% dos votos. E gostaria de agradecer ao parlamento e todos os companheiros que mais uma vez, confiaram a mim, uma tarefa tão importante”, disse Fufuca.

O resultado garante a manutenção do bolsonarismo no comando da legenda, impondo uma derrota aos lulistas, como Aguinaldo Ribeiro e Fernando Monteiro, sobrinho de José Múcio, futuro ministro da Defesa.

Monteiro chegou a ser cotado nas discussões preliminares, mas, sem apoio interno, desistiu de oficializar sua candidatura.

1

O medo que tem o PCdoB do depoimento de Thiago Bardal…

Partido do governador Flávio Dino moveu céus e terras para impedir a audiência do delegado que acusa o secretário de Segurança, Jefferson Portela, de ordenar espionagens contra autoridades maranhenses

 

É pouco provável que a Comissão de Segurança da Câmara dos Deputados consiga reverter, a tempo, o veto do presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ) à audiência com o delegado Thiago Bardal.

Aliado do governador Flávio Dino (PCdoB), Maia acatou recurso de uma deputada do PCdoB do Acre contra  participação de Bardal na oitiva, que tem ainda a presença do delgado Ney Anderson Gaspar.

Mais do que impedir sob argumentos regimentais a fala de um cidadão, o impedimento de Maia revela a preocupação do governo Dino com as declarações de um de seus ex-colaboradores.

Preso preventivamente sob acusação de formação de quadrilha  contrabando, Bardal acusa reiteradamente  o secretário de Segurança, Jefferson Portela, de comandar espionagem contra autoridades.

Para barrar a participação de Bardal na audiência, Rodrigo Maia acatou os argumentos da parlamentar comunista, segundo os quais o delegado só poderia ser ouvido por CPI.

A audiência de Ney Anderson Gaspar continua agenda para esta terça-feira, 2…