“Tudo pode acontecer até às convenções”, diz Fernando Braide, sobre chapa de senadores do irmão Eduardo…

Deputado estadual abre as portas “para muita gente” entre os candidatos disponíveis – descarta nomes como o de Weverton e de Eliziane – e diz que o candidato do PSD ainda busca estrutura

 

FERNANDO BRAIDE DÁ SUA OPINIÃO SOBRE A CHAPA DO IRMÃO, EDUARDO, que mantém-se distante da imprensa

O deputado estadual Fernando Braide, irmaõ do ex-prefeito de São Luís Eduardo Braide (ambos do PSD) – repetiu ao jornalista John Cutrim, nesta quinta-feira, 28, praticamente a mesma conversa que teve com o titular deste blog Marco Aurélio d’Eça, ainda no sábado, 23.

  • de acordo com Fernando, Eduardo Braide só deve definir seus candidatos a senador nas convenções;
  • o PSD mantém “portas abertas para muita gente”, mas resiste a alguns nomes desgastados, segundo ele.

“Tudo pode acontecer até as convenções. A gente sabe como é a política; tem porta aberta para muita gente”, admitiu Fernando a John Cutrim,  citando de Lahesio Bonfim (Novo) a André Fufuca (PP), de Roberto Rocha (Novo) a André Fufuca (PP).

Na conversa com este blog Marco Aurélio d’Eça, na semana passada, o deputado incluiu na lista outros nomes, como o de Hilton Gonçalo e Simplício Araújo; e argumentou que Braide precisa de estrutura de campanha e tempo de propaganda, o que, em sua opinião, dificultaria aliança com Duarte Jr. por exemplo.

  • mas ele descartou possibilidades de compor com os atuais senadores Weverton Rocha (PDFT) e Eliziane Gama (PT);
  • de acordo com o irmão do candidato a governador, as pesquisas qualitativas mostram intenso desgaste dos dois.

Solícito e aberto a conversas, diferente do irmão, Eduardo, Fernando Braide tem sido uma espécie de porta-voz do ex-prefeito.

E parece falar o que o candidato pensa…

Brandão destaca importância de Eliziane para o seu governo…

Ao saudar a senadora em palanque, durante o lançamento das obras de prolongamento da Avenida Litorânea, governador destacou o apoio que ela dá, em Brasília, às demandas do Maranhão

 

DE CORPO PRESENTE. Brandão fala em palanque sobre a importância da senadora Eliziane Gama para o Maranhão

A senadora Eliziane Gama (PSD) participou nesta quarta-feira, 16, do lançamento das obras de prolongamento da Avenida Litorânea, no Araçagy; e foi destacada pelo governador Carlos Brandão (PSB) pelo papel como parlamentar maranhense em Brasília.

“A senadora Eliziane está sempre presente nos nossos eventos. Sempre que vou no seu gabinete abre as portas e nos ajuda nessas parcerias com o governo federal”, destacou o governador Carlos Brandão.

  • aliada do governador, a senadora atua diretamente na viabilização de recursos para o estado;
  • ela também acompanha o governo em ministérios e órgãos federais, em busca de recursos.

Aliada de Brandão desde 2014, Eliziane decidiu apoiar a sua reeleição em 2022, fruto de acordo político entre ela, o próprio governador e o então governador Flávio; por este acordo, ela teria participação importante na chapa de 2026. (Entenda aqui, aqui, aqui,  aqui, aqui e também aqui).

Principal liderança do PSD no Maranhão, a senadora tem o trunfo de poder decidir sobre o futuro do partido, que tem o prefeito de São Luís Eduardo Braide  como opção para Governo do Estado.

  • na chapa de 2026 ela disputa espaço com o próprio Brandão, o senador  Weverton Rocha (PDT) e o deputado federal André Fufuca (PP);
  • candidata-nata, uma vez que já está no exercício do mandato, a senadora conta também com o presidente Lula para entrar na chapa. 

E ao que tudo indica, o grupo terá que decidir o que fazer com as vagas abertas.

Sobretudo diante do reconhecimento do próprio governador à sua atuação…