Defesa animal pode entrar no curriculo escolar do país…

Proposta do deputado Fábio Macedo reforça a conscientização de que animais não são objetos; o projeto inclui também a violência animal como ato infracional

 

FÁBIO MACEDO AVANÇA NA LUTA PELA DEFESA ANIMAL NO PAÍS, buscando orientação desde a infância

Conteúdo relacionado à prevenção de todas as formas de violência contra os animais pode ser incluído nos currículos escolares. É o que propõe o deputado Fábio Macedo (PODEMOS) que cumpre, por meio de projeto de lei, o planejamento de ações em defesa dos animais.

De acordo com o parlamentar, o objetivo da proposta é garantir que a proteção, o respeito e a empatia com os animais sejam efetivamente trabalhados nas escolas.

“O objetivo é estimular, desde a infância, o cuidado, a ética e a responsabilidade socioambiental com os animais”, destaca Macedo.

  • o texto prevê a produção e a distribuição de material didático indicado a cada nível de ensino, incluindo conteúdos relativos aos direitos humanos e dos animais.
  • a proposta pontua ações para combate à violência contra seres vulneráveis – animais, crianças e adolescentes; e mulheres expostas à ameaça de agressão moral e física.

“Tratamento cruel, abandono ou cativeiro de animais em situações insalubres e que acarretam sofrimento devem ser objeto de punição”, enfatiza o deputado.

A proposta também prevê a criação do Dia Nacional de Proteção, Respeito e Empatia com os Animais, a ser realizado anualmente, em 4 de outubro, como forma de conscientizar a sociedade e de modo especial, reforçar o tema nas escolas.

O Projeto de Lei 958/2026 tramita nas comissões temáticas da Câmara dos Deputados.

Fábio Macedo inicia 2026 com foco na defesa animal…

Deputado federal é autor de projeto de lei que estabelece regras de transporte de cães em aeronaves comerciais e orienta para educação sobre proteção animal nas escolas

 

REGRAS QUE DÃO QUALIDADE DE VIDA AO ANIMAL; projeto de Fábio Macedo propõe forma s de transporte em aeronaves

O deputado Fábio Macedo (PODEMOS) inicia 2026 com propostas voltadas à prevenção de maus-tratos, abandono e violência contra os animais. Um dos projetos de lei sobre estabelece normas para o transporte de cães nas aeronaves comerciais.

As mortes trágicas do cão Joca, em abril de 2024, durante transporte aéreo e, recentemente, do cão Orelha, em Santa Catarina, espancado por adolescentes, mobiliza o parlamentar que já apresentou requerimento de urgência para a apreciação do PL 1.480/2024, que regulariza o transporte de cães no compartimento de cargas e na cabine de passageiros nos aviões.

“O objetivo é estimular a empatia, a ética e a responsabilidade socioambiental desde a infância. E, no caso do transporte aéreo de cães, o foco é definir padrões rigorosos que garantam a segurança do animal durante o voo”, destaca o deputado.

  • ele ressalta também a importância de ações educativas nas escolas direcionadas ao respeito à vida e à dignidade dos animais.

Fábio Macedo propõe que sejam estabelecidas condições básicas durante o voo com um animal a bordo, como proteção contra temperaturas extremas; a obrigatoriedade de oferecer treinamento específico para os funcionários das companhias aéreas – relacionado a manuseio e práticas de cuidado e de segurança animal – entre outras.

  • o texto prevê ainda a proibição do transporte de filhotes com menos de quatro meses de idade no compartimento de cargas;
  • para os cães de serviço, a proposta é permitir o embarque dentro na cabine de passageiros, independentemente de raça ou tamanho.

Para os tutores, o projeto determina, entre outros pontos, a apresentação de relatório de saúde do animal, emitido por médico veterinário licenciado, atestando a aptidão do cão para o transporte aéreo.

O projeto segue em análise na Comissão de Defesa do Consumidor…

Da Assessoria, com edição do blog

Fernando Braide destina R$ 1 milhão para o Hospital Veterinário de São Luís

Único 100% gratuita no Maranhão, unidade que atende cães e gatos de São Luís e do interior já realizou mais de 400 mil procedimentos desde 2024

 

REFERÊNCIA NO ESTADO. Fernando Braide elogia o serviço prestado pelo Hospital Veterinário de São Luís

O deputado Fernando Braide anunciou, nesta quinta-feira, 25, durante discurso na tribuna da Assembleia Legislativa, a destinação de R$ 1 milhão em emenda parlamentar para o Hospital Municipal Veterinário de São Luís.

“Esse hospital é um exemplo de cuidado e responsabilidade com os animais, e por isso decidimos reforçar sua estrutura com esse investimento. Tenho certeza de que cada recurso destinado aqui se transforma em mais saúde e qualidade de vida para nossos amigos de quatro patas e suas famílias”, ressaltou.

  • o Hospital soma mais de 400 mil procedimentos e 50 mil consultas realizadas desde 2024;
  • único 100% gratuito do Maranhão, o hospital já se tornou referência desde sua inauguração;
  • além de atender cães e gatos da capital, a unidade tem recebido animais de outros municípios.

O parlamentar reforçou o compromisso em fortalecer a unidade que realiza procedimentos dos mais diversos, desde consultas a cirurgias complexas, além de exames de imagem e laboratoriais, testes e aplicação de vacinas.

Da Assessoria, com edição do blog

Neto proíbe uso de fogos em sua campanha…

Preocupado com a reação dos animais domésticos e com as condições de portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA), candidato do DEM orientou todos os candidatos a vereador de sua coligação e evitar uso de material explosivo em seus eventos

 

Neto mostrou em vídeo empatia por portadores de autismo e com os animais domésticos

O deputado estadual Neto evangelista, candidato do DEM a prefeito de São Luís, gravou neste fim de semana vídeo em que faz um alerta aos seus aliados sobre o uso de fogos de artifício na campanha eleitoral. 

– Esses foguetes causam transtornos às pessoas portadoras de TEA; também prejudicam os animais domésticos, como os cães; precisamos respeitar essas vidas. Vamos continuar fazendo uma festa democrática, mas respeitando a todos – disse o candidato.

Os portadores de TEA sofrem coma soltura de fogos de artifícios; decisão de proibir é respeito à vida

O uso de fogos de artifícios são comuns em campanhas políticas e eventos religiosos; de uns tempos para cá, no entanto, ativistas dos direitos humanos e da Defesa Animal lutam contra o uso deste tipo de material.

A decisão de Neto Evangelista – que já havia comunicado da proibição do uso há várias semanas – mostra respeito pelas condições de terceiros.

E deveria ser seguida por outros candidatos…

 

Duarte Jr garante emenda de R$ 200 mil para a saúde e bem-estar animal…

Deputado estadual ouviu demandas dos acadêmicos em audiência pública realizada no dia 3 de dezembro na UEMA

 

O deputado estadual Duarte Jr (PCdoB) anunciou que irá destinar R$ 200 mil de emenda parlamentar para o curso de Medicina Veterinária da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) desenvolver políticas públicas voltadas para a saúde animal. A novidade foi anunciada em audiência pública realizada no campus da universidade no dia 3 de dezembro. O protocolo foi realizado no dia 6 de dezembro. Além desta emenda, o deputado tem apoiado as ações do Castramóvel com R$ 3.200 do próprio bolso.

As demandas foram apresentadas ao deputado por estudantes membros das ligas acadêmicas do curso de Veterinária. Após deliberação coletiva, ficou decidido que a verba será utilizada para a aquisição de um veículo do tipo L200, que irá facilitar a participação dos acadêmicos em eventos dentro e fora do Maranhão.

A acadêmica Vívian Freire, da Liga Acadêmica de Clínica Médica, Cirúrgica e Anestesia de Pequenos Animais (LICPA), acredita que esta é uma conquista importante não só para a UEMA, mas para toda a causa animal.

“Isso ajuda a gente a pesquisar mais coisas pra melhorar a nossa atuação como liga, a desenvolver nossos eventos e também a conseguir levar nossas pesquisas, nossas descobertas pra toda a comunidade”, disse Vívian.

Além do veículo, a emenda servirá para a aquisição de um kit composto de computador, impressora, datashow, amplificador e microfone – equipamentos que serão utilizados em eventos dentro da instituição e nas comunidades, como uma forma de aplicar na prática a extensão universitária, um dos três pilares do ensino superior (ao lado do ensino e da pesquisa).

O deputado Duarte Jr assegura que os investimentos para a causa animal irão continuar. “Infelizmente muitas são as promessas para essa importante causa, mas poucas ou quase nenhuma são as ações. Estamos quebrando esse paradigma, indo além do discurso e garantindo reais investimentos para a defesa e proteção animal em nosso Estado”, afirmou Duarte.

O doutorando e mestre em Políticas Públicas de Proteção Animal e especialista em Ética, Arnaldo Menezes, participou da audiência e falou sobre a importância da emenda e da extensão. “A discussão foi extremamente importante porque representou o povo. E é esse povo que está dentro das universidades, trazendo conhecimento e levando possibilidades de conhecimento pra comunidade, por meio da extensão”, disse Menezes.

O professor de Medicina Veterinária da UEMA, Nordman Wall, ressaltou que o curso é reconhecido pela valorização e fortalecimento do tripé da educação superior (ensino, pesquisa e extensão) e destacou que é a primeira vez que um deputado se faz presente na universidade fora das eleições para discutir investimentos. “O que eu acho mais importante aqui que ocorreu foi exatamente a disponibilidade do deputado ver, ouvir o que seria melhor pra aplicar como política pública em torno do bem-estar animal”, declarou Wall.

A audiência também teve a presença de representantes das cinco ligas acadêmicas de Veterinária, que desenvolvem pesquisas e ações em várias áreas da saúde animal. São elas a LIGMA (Liga Acadêmica de Melhoramento Genético Animal), LIONCO (Liga de Oncologia Veterinária), LABEA (Liga Acadêmica de Bem-Estar Animal), LASUNI (Liga Acadêmica de Saúde Única) e a LICPA (Liga Acadêmica de Clínica Médica, Cirúrgica e Anestesia de Pequenos Animais).

Entidades denunciam Pitágoras por omissão de socorro à cadela Neméria…

Animal foi espancado por segurança da faculdade, que prometeu arcar com os custos do tratamento, mas até agora não apareceu na clínica para cumprir o prometido

 

CADELA NEMÉRIA EM POSTAGEM DAS ENTIDADES DE DEFESA ANIMAL; relação tensa com Pitágoras e empresa de segurança responsável pela agressão

A Associação Maranhense em defesa dos Animais (Amada) e a Ong Dindas Formiguinhas publicaram nota no instagram na qual denunciam a faculdade Kroton/Pitágoras por omissão de socorro à cadela Neméria, brutalmente espancada por um de seus seguranças.

A agressão à cachorra – que era cuidada por alunos da instituição – foi atribuída a um segurança da empresa GPS Predial Sistemas de Segurança, que presta serviços à Pitágoras. à época, tanto a Pitágoras quanto a GPS emitiram nota em que se comprometeram com o tratamento.

– Até o momento, manhã do dia 12 de setembro, a faculdade Pitágoras e a GPS Sistemas de Segurança não cumpriram com o tratamento da Neméria – diz a nota da Amada.

Segundo a entidade de proteção animal, a cadela deveria ter alta nesta sexta-feira, 13, mas não pode sair por falta de pagamento.

– A comunicação com as duas empresas, que antes se mostrava pacífica, hoje segue complexo e confuso, sem dar qualquer explicação, até esquivando-se de tal responsabilidade que assumiram – informou a nota.

A Amada diz que nem ela, nem a ONG Dindas Formiguinhas fizeram campanha de arrecadação para o tratamento, exatamente por causa do comprometimento das duas empresas.

O blog Marco Aurélio D’Eça tentou, por toda a manhã desta sexta-feira, contato com representantes da Pitágoras e da GPS, mas não conseguiu maiores informações.

Neméria está internada na Clínica Quatro Patas…

Aprovada PEC que cria o Fundo Estadual de Proteção aos Animais

O Maranhão terá um Fundo Estadual de Proteção aos Animais, cujos recursos serão exclusivamente aplicados em ações destinadas à assistência e fomento às políticas públicas de proteção aos animais. É o que prevê a Proposta de Emenda à Constituição 008/2019, de autoria do deputado César Pires (PV), aprovada em segundo turno pleno plenário da Assembleia Legislativa, na sessão desta quarta-feira (28), por unanimidade.

“Não podemos mais aceitar casos de maus-tratos e violência contra animais como o da cadelinha gravemente ferida por um vigilante nas dependências da Faculdade Pitágoras. Ao mesmo, é preciso assegurar recursos para as políticas públicas e ações das inúmeras organizações não governamentais que atuam em defesa dos animais. Por isso, agradeço aos demais deputados por terem aprovado, por unanimidade, a nossa proposta de criação do fundo”, declarou César Pires, após a aprovação da PEC em segundo turno.

Comporão o Fundo Estadual de Proteção aos Animais recursos provenientes de sanções pecuniárias resultantes das condenações, multas ou indenizações determinadas ou aplicadas em razão de quaisquer ações judiciais que impliquem a obrigação de ressarcir danos aos direitos dos animais; multas por cometimento de infrações aos direitos dos animais; dotações orçamentárias próprias do Estado; receitas de convênios; contribuições e doações; transferências do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos.

A PEC aguarda promulgação pelo presidente da Assembleia Legislativa, Othelino Neto, e depois será instituído no âmbito do Poder Executivo o Fundo Estadual de Proteção aos Animais, que será regulamentado por lei complementar. “É um grande passo no sentido de assegurar os direitos dos animais no Maranhão”, finalizou César Pires.

Aprovada em primeiro turno PEC que cria Fundo Estadual de Proteção Animal

Aprovada em primeiro turno na Assembleia Legislativa do Maranhão a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 008/2019, de autoria do deputado César Pires (PV), que cria o Fundo Estadual de Proteção aos Animais. A matéria teve o voto favorável de todos os 30 deputados presentes à sessão desta quarta-feira (21), e deverá ser votada em segundo turno na próxima semana.

A criação do fundo, cujos recursos serão exclusivamente aplicados em ações destinadas à assistência e fomento às políticas públicas de proteção aos animais no estado do Maranhão, visa garantir maior eficácia às ações que atualmente são desenvolvidas com muitas dificuldades financeiras, por órgãos públicos e por organizações não-governamentais. “Agradeço o apoio de todos os meus pares, que superaram as divergências políticas e partidárias para abraçar essa causa extremamente relevante e oportuna que é de toda a sociedade”, declarou César Pires ao final da votação.

Ao orientar a bancada governista a votar pela aprovação da matéria, o deputado Marco Aurélio (PCdoB) destacou a relevância da PEC. “Para além das discussões de situação e oposição, nós temos as mesmas defesas para buscar melhorias para o Maranhão como um todo. O tema é mais do que relevante, é um desafio neste momento e o Bloco Parlamentar Unidos pelo Maranhão encaminha pela aprovação da PEC que o deputado César Pires traz a esta Casa”, declarou.

O deputado Duarte Júnior (PCdoB) também parabenizou César Pires pela iniciativa em prol da garantia dos direitos e do bem-estar dos animais. “O professor César Pires, que foi reitor e com certeza conhece o trabalho da Universidade Estadual do Maranhão, sabe a importância dessa universidade para a efetivação de políticas públicas de proteção dos animais e sabe como esse fundo estadual vai permitir que outras ações sejam realizadas por meio de entidades que, a duras penas, lutam para garantir os direitos desses animais, que não são mais considerados coisas, de acordo com o entendimento do Senado, mas sim como seres vivos que têm respaldo na Constituição Federal de 88”, destacou.

A PEC 008 também foi defendida pelo deputado Wellington do Curso (PSDB), que elogiou César Pires pela sensibilidade em apresentar a proposta. “Nos últimos cinco anos, há um levante muito grande dos parlamentares, seja nas câmaras municipais, nas assembleias legislativas ou na Câmara Federal, em defesa aos animais. Uma luta também nossa pela sua importância, pois nos lares muitas vezes o único companheiro que um idoso tem é o seu animal de estimação. Esse fundo vai nutrir permanentemente a defesa da causa animal. Hoje esta Assembleia, de forma unida, fortalece a causa animal”, enfatizou.

Autor do projeto de lei que regulamenta o esporte de vaquejada e contra os maus-tratos de animais, o deputado Vinícius Louro (PR) declarou voto a favor da PEC 008, por possibilitar que haja recursos para ações de assistência aos animais. “Vou, inclusive, destinar recursos de emenda parlamentar para esse fundo”, prometeu.

Ao anunciar o resultado da votação, o presidente da Assembleia, Othelino Neto (PCdoB), também parabenizou César Pires pela iniciativa.

“A PEC foi aprovada em primeiro turno por 30 votos favoráveis, nenhum voto contrário, nenhuma abstenção, e agora vai a votação em segundo turno. Realmente é um tema muito importante, muito caro para o estado do Maranhão e conta com o apoio de todos”, finalizou ele.

Juscelino comemora aprovação do projeto que regulamenta a vaquejada

Defensor da vaquejada e dos esportes equestres, o deputado federal Juscelino Filho (DEM-MA) comemorou a aprovação, no Plenário da Câmara dos Deputados, do Projeto de Lei que regulamenta as práticas da vaquejada, do rodeio e do laço no Brasil (PL 8240/17). O parlamentar maranhense destacou a importância dessa regulamentação para evitar o crescimento da insegurança jurídica que, inclusive, chegou a cancelar eventos nacionais recentemente.  

Juscelino Filho explicou que a vaquejada e os esportes equestres são manifestações culturais tradicionais que movimentam a economia e criam empregos diretos e indiretos no país.

“O Projeto de Lei regulamenta a nossa vaquejada, regulamenta o bem-estar animal, as práticas esportivas, as manifestações culturais que envolvem o cavalo, as cavalgadas, rodeios, provas de laço, tambor, etc. Com essa lei agora, estamos acabando com a insegurança jurídica que ainda girava em torno dessas práticas esportivas e ainda estamos beneficiando a economia e criando empregos. Agora, o projeto segue para sanção presidencial”, disse o deputado após a votação do PL 8240/17.

Em julho deste ano, Juscelino Filho já havia saído em defesa da vaquejada e dos esportes equestres. O deputado manifestou-se fortemente no Plenário da Câmara e chegou a discutir o tema com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e com representantes de várias entidades ligadas aos esportes equestres do Brasil e ao agronegócio, como a Associação Brasileira de Vaquejada (ABVaq), Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Crioulo (ABCCC), Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Quarto de Milha (ABQM), Sociedade Rural Brasileira e Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

O projeto

O projeto é consequência da Emenda Constitucional 96, que, entre outros pontos, reconhece a vaquejada como um bem de natureza imaterial integrante do patrimônio cultural brasileiro. A emenda determinou a regulamentação da prática por uma lei específica, que assegure o bem-estar dos animais envolvidos.

De acordo com o texto aprovado, ficam reconhecidos o rodeio, a vaquejada e o laço como expressões esportivo-culturais pertencentes ao patrimônio cultural brasileiro de natureza imaterial, sendo atividades intrinsecamente ligadas à vida, à identidade, à ação e à memória de grupos formadores da sociedade brasileira.

Regras

A proposta aprovada nessa terça-feira define as modalidades que passam a ser reconhecidas como esportivas, equestres e tradicionais. Na lista estão, entre outras, o adestramento, o concurso completo de equitação, o enduro, o hipismo rural, as provas de laço e velocidade, a cavalgada, a cavalhada, o concurso de marcha, a corrida, as provas de rodeio e o polo equestre.

O texto determina ainda que deverão ser aprovados regulamentos específicos para o rodeio, a vaquejada, o laço e as demais provas equestres, por suas respectivas associações, no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Esses regulamentos terão de contemplar regras que assegurem a proteção e o bem-estar dos animais, e prever punições para os casos de descumprimento.

Sem prejuízo de outras leis que tratem do bem-estar dos animais, deve-se, em relação à vaquejada, assegurar água e alimentação suficiente sempre à disposição, assim como um local apropriado para o descanso. Também será necessário prevenir ferimentos e doenças por meio de instalações, ferramentas e utensílios adequados, além da prestação de assistência médico-veterinária.

O projeto estabelece que os promotores de eventos utilizem protetores de cauda em todos os bois, além de garantirem uma quantidade mínima de areia lavada de 40 centímetros de profundidade na faixa em que acontece a pontuação.

O principal destaque apresentado ao texto condicionava esses eventos à apresentação de laudo de veterinário credenciado, além de acompanhamento e fiscalização por parte das entidades da sociedade civil de defesa dos animais.

P.S.: Este post não retrata, necessariamente, a opinião do blog sobre o tema

Wendell Lages e Duarte Júnior saem em defesa dos animais…

Parlamentar do PMN propôs criação de Delegacia Eletrônica de Proteção Animal; já o comunista lamentou o abandono de animais e anunciou projetos de lei para coibir a prática

 

Wendell propôs criação de delegacia de proteção animal

Em dois importantes discursos na tribuna da Assembleia Legislativa, os deputados Wendell Lages (PMN) e Duarte Júnior (PCdoB) falaram nesta quarta-feira, 20, sobre a defesa animal no Maranhão.

O primeiro propôs Indicação ao secretário de Segurança, Jefferson Portela, para que crie a Delegacia Eletrônica de Proteção Animal.

Segundo o parlamentar, o objetivo da Indicação é agilizar a apuração das denúncias e das averiguações dos crimes contra os animais: maus-tratos, tráfico, comércio, criadores clandestinos, abatedouros ilegais, empresas e laboratórios que fazem testes em animais, espancamento, abandono, atropelamento, negligência, envenenamento e qualquer outro fato tipificado como crime.

– Com a criação deste órgão, ganhariam os animais e o meio ambiente, visto que os crimes de tortura, abandono e crueldade cometidos contra estes seres precisam ser investigados e punidos – afirmou Lages.

Duarte quer rigor na punição a maus-tratos e abandono de animais

Duarte Júnior, por sua vez, lamentou o abandono de novos animais no já conhecido espaço apelidado de Praça dos Gatos, na região do Anel Viário.

O comunista parabenizou projeto do colega do deputado Roberto Costa (MDB), que foi aprovado na Casa em 2014, e anunciou que apresentou nova proposta, atualizando esta lei em dois pontos: aumentando a multa aos que maltratam animais e destinando as  multas a fundos de proteção e defesa dos animais.

– Porque não basta multar, não basta sancionar, não basta elevar o valor da sanção se não pegarmos esses recursos e transformarmos em políticas públicas de proteção e defesa dos animais – justificou o parlamentar.

Duarte Júnior falou também de outro projeto de lei visa instalar câmeras dentro de Pet Shops para que os tutores possam identificar como está sendo tratado aquele animal no momento que é deixado ali para receber um tratamento, para que ele possa ser cuidado.

Vários parlamentares apartearam Wendell Lages e Duarte Júnior pela iniciativa em defesa dos animais.

Curioso foi ver o deputado Vinícius Louro se propor a fazer parte da frente em defesa dos animais ao mesmo tempo em que mostra diariamente um defensor entusiasta da prática de vaquejadas.

Não deixa de ser um contrassenso…