4

A farsa do tratamento de esgoto na gestão comunista…

Técnicos da Caema confirmaram ontem a parlamentares de oposição que as estações de tratamento de esgoto não dispõem da “Câmara de ozônio”, equipamento fundamental para garantir a limpeza da água jogada nos rios, mangues e praias

 

Deputados ouviram dos próprios técnicos da Caema a inexistência de esgoto totalmente tratado (imagem: Paulo Soares/O EstadoMaranhão)

É uma farsa o discurso do governador comunista Flávio Dino sobre o tratamento de esgoto em São Luís durante o seu governo.

Nenhuma das três estações de tratamento de esgotos existentes em São Luís dispões da Câmara de Ozônio, equipamento que garante a limpeza total dos dejetos recolhidos e lançados nos rios, mangues e praias.

A revelação foi feita ontem por técnicos da própria Caema, que confessaram o tratamento de, no máximo, 80% do esgoto, pelo sistema de clorificação.

– O ozonizador foi adquirido, mas faltaram algumas peças que a fábrica não entregou no prazo. E as fábricas demoram a construir, pois são peças específicas, que ficaram de ser entregues até o mês de outubro. Até dezembro será montado o ozonizador, que vai fazer a desinfecção final dos efluentes – admitiu o diretor de meio ambiente da Caema, João José Azevedo.

Em julho, a deputada Andrea Murad já havia denunciado que, no governo Flávio Dino, o tratamento de esgoto na capital maranhense foi reduzido a zero.

E nem mesmo a estação do Vinhais – recém-inaugurada pelo governo comunista – estava funcionando corretamente.

A denúncia da deputada pôde ser confirmada in loco pelos colegas parlamentares…

Deputados farão vistoria nas estações de tratamento de esgoto de São Luís…

Parlamentares visitarão as ETEs do Vinhais, que não estaria funcionando em sua plenitude, e a do Bacanga e do Jaracaty, paralisadas desde 2015

 

Inaugurada há menos de seis meses por Flávio Dino, a ETE Vinhais não funciona em sua plenitude

Os deputados estaduais Andrea Murad (PMDB), Adriano Sarney (PV), Edilázio Jr. (PV), Eduardo Braide (PMN), Nina Melo (PMDB), Sousa Neto (Pros) e Wellington do Curso (PP) farão visitas às Estações de Tratamento de Esgoto em São Luís, localizadas nos bairros Vinhais, Jaracati e Bacanga.

Em agosto, a deputada Andrea Murad denunciou na tribuna da Assembleia que as estações de tratamento não estão cuidando do esgoto da capital maranhense.

A denúncia também foi protocolada junto a Promotoria Especializada do Meio Ambiente que já está investigando o caso.

Deputados de oposição vão vistoriar três estações, para constatar denúncias feitas por Andrea Murad

A primeira visita será à ETE VINHAIS, na Via Expressa, às 10h. Os parlamentares estarão acompanhados pelo químico da Caema, Afonso Alencar.

Também serão visitadas as ETEs Jaracati e Bacanga, que estão paralisadas desde 2015…