Órgão de Defesa do Consumidor já notificou a empresa, acusada de propaganda enganosa ao anunciar prêmios que não estariam sendo entregues ao final do sorteio, segundo denúncia de vários ganhadores
GANHOU, NÃO LEVOU! Mesmos em entregar os prêmios de sorteios anteriores, Maracp continua sendo vendida em todo o Maranhão
A direção do Procon-MA noticiou nesta terça-feira, 7, a empresa Maracap de sorteios de prêmios por bingos eletrônicos; vários ganhadores denunciaram nos últimos dias que não receberam os prêmios, mesmo vencendo os sorteios.
de acordo com o Procon-MA, com a prática o Maracap descumpre o Código de Defesa do Consumidor;
a repetição do crime pode levar a sanções e até à suspensão da licença para continuar a operar no estado.
“Estamos acompanhando as reclamações e exigiremos que a Maracap entregue os prêmios conforme prometido. Caso contrário, tomaremos todas as medidas cabíveis para proteger os direitos dos consumidores”, afirmou a presidente do Instituto, Karen Barros.
Mesmos em a entrega de prêmios, o Maracap continua vendendo cartelas em todo o Maranhão…
Modelo de apostas usado no Maranhão pela empresa de Pernambuco caiu em desuso com a chegada das chamadas bets e enfrenta dificuldades para honrar o pagamento dos prêmios
INSOLVÊNCIA. As duas denúncias de ganhadores que afirmam não ter recebido o prêmio do Maracap
O perfil Folha do Maranhão no instagram fez duas denúncias graves, em sequência, contra a empresa de sorteios Maracap, que apontam para uma possível insolvência dos eu modelo de negócios.
no último domingo, 5, um morador de Miranda do Norte denunciou que espera há cinco meses o pagamento do prêmio que ganhou;(Veja aqui)
nesta segunda-feira, 6, um morador de São Luís também denuncia que não recebeu o prêmio e pede que a empresa seja impedida de atuar.(Veja aqui)
“Em Miranda-MA, ganhador do MARACAP espera há cinco meses para receber premiação”, afirmou a Folha do Maranhão, na primeira denúncia.
Este blog Marco Aurélio d’Eça sempre acompanhou de maneira crítica a atuação do Maracap no Maranhão. (Relembre aqui,aqui,aquie aqui).
A empresa usa como plataforma de jogos os chamados bingos eletrônicos, com sorteios de automóveis, casas e prêmios em dinheiro; mas este modelo vem caindo em desuso com a liberação das chamadas bets, as casas de apostas digitais em jogos esportivos.
É possível perceber apenas pela presença de vendedores nas ruas que há uma crescente queda nas vendas das cartelas.
Mas estas são as primeiras denúncias, em anos, de não recebimento dos prêmios pelos ganhadores…
Caso do coronel Paulo Fernando é ainda mais grave por que seu carro foi comprado como taxi, mas usava placa de veículo particular
TAXISTA-FAKE. Coronel Paulo Fernando comprou carro como se fosse taxi, mas tem placa de carro particular
O governador Carlos Brandão (PSB) anunciou nesta segunda-feira, 16, a exoneração do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Paulo Fernando.
O oficial é um dos investigados na máfia das placas de taxi, denunciada neste domingo, 15, no programa Fantástico, da Rede Globo.
segundo o Ministério Público, pessoas sem relação com o serviço de taxistas se utilizavam de Alvarás para comprar carros com ate´30% de descontos;
além do comandante da PMMA e de vários ouros servidores públicos, essas placas fraudulentas eram usadas até por gente do próprio Ministério Público.
Para que as apurações se concluam com a maior brevidade e total isenção, informo que o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Paulo Fernando, foi afastado de suas atividades, juntamente com todos os demais membros da Polícia Militar envolvidos na investigação sobre aquisição de placas ilegais de táxi. O caso deve ser apurado com todo o rigor necessário”, declarou Brandão, em suas redes sociais.
PELA RAÍZ. Brandão afastou todos os coronéis PMMA envolvidos na máfia das placas de taxi
O caso do coronel Paulo Fernando é ainda mais grave por que seu carro – um Nissan Kicks – foi comprado como taxi, mas usava placas de carro particular, o que indica a possibilidade de outro crime.
Para o comando da PMMA, o governador anunciou o coronel Pitágoras Mendes Nunes…
Rodrigo Lago denunciou na tribuna da Assembleia Legislativa a Prefeitura de Carutapera, que recebeu cerca de R$ 500 mil do Governo Federal para atender mais de mil desabrigados ou desalojados, fato desmentido pelos documentos oficiais, o que aponta para um esquema sem precedentes no Maranhão
Rodrigo Lago confirmou nesta terça-feira, a fraude das enchentes já denunciada em maio neste blog Marco Aurélio d’Eça
Este blog Marco Aurélio d’Eça publicou em 11 de maio, o post “Governo Lula mandou mais de R$ 1,5 milhão para cidades que dizem sofrer com chuvas no MA…”. À época, a Secom havia divulgado cidades com alagamento no Maranhão, “informação desmentida pelo governador Carlos Brandão (PSB).
O levantamento deste blog mostrou que o Governo Federal mandou na primeira semana de maio mais de R$ 1,5 milhão a quatro cidades que entraram com pedido de recursos por calamidade pública ou emergência.
Mas, ao que tudo indica, trata-se de uma fraude sem precedentes.
Nesta terça-feira, 4, o deputado estadual Rodrigo Lago (PCdoB) foi à tribuna da Assembleia Legislativa para confirmar o que este blog Marco Aurélio d’Eça revelara, pelo menos em relação ao município de Carutapera.
O prefeito anunciou nada menos que 1.090 pessoas desalojadas ou desabrigadas. Para uma população de cerca de 20 mil é uma verdadeira calamidade. Mas o relatório do núcleo responsável pela análise das chuvas na Uema revela que no dia 22 de março, data apontada como ápice das chuvas, Carutapera teve apenas 10 mm de chuvas”, revelou Rodrigo Lago.
Carutapera recebeu R$ 434,9 mil, de acordo com a Portaria nº 1.397, de 6/5/2024, no processo nº 59052.024484/2024-03;
os recursos tiveram por base relatório da Secretaria de Assistência Social do dia 25/4, com base em vistoria do dia anterior;
o documento de Carutapera é assinado pela secretária Alzira Rodrigues Costa, que, segundo Lago, fora exonerada 20 dias antes.
Ela teve a assinatura provavelmente falsificada. Eu convido essa senhora a denunciar essa fraude; se não fizer, deverá ser visitada por técnicos da CGU ou mesmo da Polícia Federal”,afirmou Rodrigo Lago.
Além de Carutapera, receberam recursos do Governo Federal – na semana em que o governador Brandão afirmara não haver enchentes no Maranhão – os municípios de Lagoa Grande, Trizidela do Vale e Boa Vista do Gurupi.
Ao desmentir influenciadores digitais, celebridades, instituições e autoridades que recolhiam mantimentos para atender supostas vítimas de enchentes e alagamentos em 35 cidades maranhenses – e a sua própria Defesa Civil, que atesta os estados de emergência e de calamidade pública – governador expõe o que pode ser mais um escândalo de proporções nacionais para desviar dinheiro público em detrimento de outras terras – como o estado do Rio Grande do Sul – que verdadeiramente sofrem com a tragédia climática
O atenção de Brandão desmentiu todo mundo, da Cruz Vermelha à sua Defesa Civil, que fazem ações contra as enchentes no estado
Ao publicar em suas redes sociais nesta sexta-feira, 10, comunicado em que garante não haver nenhuma cidade maranhense “coberta por águas”, o governador Carlos Brandão (PSB) chamou os holofotes para o que pode ser um escândalo de proporções nacionais.
Somente na semana que passou – de segunda-feira, 6, à sexta-feira, 10 – o governo Lula (PT) já encaminhou mais de R$ 1,5 milhão a cidades maranhenses que declararam estar sofrendo os efeitos da chuva, com desabrigados, desalojados e necessitados de alimentos, roupas e higiene.
Foram R$ 486,9 mil para o município de Lagoa Grande, segundo a Portaria nº 1.396, de 6/5/2024, com base no processo nº. 59052.024465/2024-79;
outros R$ 434,9 mil foram para Carutapera, de acordo com a Portaria nº 1.397, de 6/5/2024 e com o processo processo nº 59052.024484/2024-03;
mais R$ 384,8 mil foram depositados para Lago da Pedra, com base na Portaria nº 1.368, de 3/5/2024 e no processo nº 59052.024085/2024-34;
para o município de Trizidela do Vale foram R$ 148,9 mil, segundo a Portaria nº 1.399, de 6/5/2024, e o processo nº 59052.024264/2024-71
em Boa Vista do Gurupi chegou mais de R$ 46,9 mil, conforme Portaria nº 1.398/24, de 6/5/24, e o processo nº 59052.024544/2024-80
o Ministério da Integração Regional renovou ainda o processo nº 59053.006402/2022-69, que já havia autorizado recursos para Mirador.
A influenciadora Thaynara OG já vinha promovendo ações em favor de desabrigados em mais de 30 cidades maranhenses
É preciso deixar claro que algumas dessas cidades, de fato, sofreram alagamentos – embora Brandão tenha garantido não haver nenhuma sob as águas – mas chama a atenção o fato de que, mesmo em meio a essa calamidade, prefeituras como a de Lagoa Grande, por exemplo, não tenham disponibilizado em suas redes sociais qualquer publicação que mostrasse a situação de emergência.
A utilização, pelo ente beneficiário, dos recursos transferidos, está vinculada exclusivamente à execução das ações especificadas no art. 1° desta Portaria”, deixa claro o MIDR, no artigo 4º das Portarias assinadas pelo Secretário Nacional da Defesa Civil, Wolney Wolff Barreiros, publicadas nas edições do Diário Oficial da Uniãodos dias 3 e 6 de maio.
Ao publicar em suas redes sociais uma postagem que desmente influenciadores do porte de Winderson Nunes e Thaynara OG, que se dispuseram a recolher doações para maranhenses em situação de emergência – e até a Cruz Vermelha Brasileira e sua própria Defesa Civil, que atesta a situação dos municípios nos pedidos de recursos – o governador Carlos Brandão age para proteger a imagem do seu governo, o que é legítimo.
Mas acaba por expor o que pode ser apenas o fio da meada de uma grande fraude contra o Ministério da Integração Regional.
Fraude que – se comprovada – torna-se ainda mais cruel diante da situação do Rio Grande do Sul…
Decisão da juíza trabalhista da Vara Única de Pinheiro, Núbia Prazeres Pinheiro Hallef, determinou a formação de uma Junta Governativa para convocação de novo processo eleitoral em até 45 dias, sob pena de multa diária de R$ 500 reais, até o limite de R$ 10 mil
Sinatrefav terá que fazer em 45 dias todo o processo eleitoral entre os pescadores de Viana; a eleição marcada para a sexta-feira, 22 foi anulada na Justiça
A juíza trabalhista da Vara Única de Pinheiro, Núbia Prazeres Pinheiro Hallef, determinou na última terça-feira, 19, a anulação das eleições do Sindicato dos Pescadores Artesanais de Viana (Sinatrefav), cujo processo eleitoral, marcado para esta sexta-feira, 22, estava sob suspeita de irregularidades.
A decisão afastou também a atual presidente Jacirene Raimunda Ferreira Pinto, a Raimundinha e toda a diretoria do sindicato.
A juíza determinou ainda a formação de uma Junta Governativa para convocação de novo processo eleitoral em até 45 dias, sob pena de multa diária de R$ 500, até ao limite de R$ 10 mil.
A denúncia contra a diretoria do Sinatrefav informou a juíza que a atual diretoria comandada por Raimundinha fora eleita em 21 de junho de 2019, para um mandato de quatro anos.
– Ocorre que houve uma Assembleia Geral Extraordinária em 18 de dezembro de 2021 para modificação do Estatuto, sem que houvesse uma convocação clara sobre o assunto a ser deliberado, e mais, modificou o prazo das eleições, postergando o mandato da Diretoria e Conselho Fiscal para até 18 de dezembro de 2025 – revelou a denúncia.
Somente após Termo de Ajustamento de Conduta imposto pelo Ministério Público a diretoria aceitou realizar eleições em até 60 dias; foi justamente este processo eleitoral que gerou as irregularidades apontadas como justificativas para anulação ou suspensão do pleito.
– [Decido pela] A anulação do processo eleitoral que culminaria na realização das eleições designadas para o dia 22/12/2023, devendo ser convocada nova Assembleia Geral pela Junta Governativa Provisória para reinício do processo eleitoral, com eleição de nova Comissão Eleitoral a ser composta de membros associados que tenham como atividade profissional aquelas representadas pelo SINATREV (…) Tudo a ser realizado em até 45 dias corridos após a nomeação da Junta Governativa Provisória, sob pena de multa diária no valor de R$ 500,00 (quinhentos reais), até o limite de R$ 10 mil e destituição do mandato por descumprimento de qualquer das obrigações estabelecidas judicialmente – decidiu a juíza Núbia Prazeres.
A formação da nova Comissão Eleitoral ficará sob responsabilidade da Federação das Colônias dos Pescadores do Estado do Maranhão (Fecopema).
Deputado estadual gravou vídeo imitando os influenciadores digitais que usam celulares, motos, barcos e carros emprestados para oferecer em sorteios milionários sem vencedores, que arrecadam milhares de reais iludindo seguidores em redes sociais, mas enriquecem apenas a conta dos idealizadores
O personagem de Yglésio mostrou como fazem os influenciadores para enganar seus próprios seguidores nas redes sociais
Em mais uma fase de sua ação para desmascarar promotores de jogos fraudulentos nas redes sociais, o deputado estadual Dr. Yglésio Moyses (PSB) divulgou esta semana um novo vídeo, em que se passa por um influenciador digital promovendo o sorteio de um automóvel.
O carro, um Toyota de mais de R$ 120 mil, foi emprestado por um amigo para servir de prêmio de uma rifa, cujo ponto custa apenas R$ 0,01 centavo, mas apenas o próprio promotor da rifa sai lucrando, pois não há vencedores.
– Só aqui na fraude premiada, bebê; não é pra você melhorar a sua vida, não bebê; você vai mudar completamente é a minha vida com essa visão –diz o personagem criado por Yglésio, usando até os trejeitos e o modo de falar dos influenciadores.
O influenciador fake de Yglésio: é desse jeito que os influenciadores enganam seus seguidores a apostar em rifas fraudulentas
Nesta etapa das denúncias, Yglésio foca diretamente nos influencer’s digitais não apenas como divulgadores, mas como promotores, eles próprios, de rifas fraudulentas com prêmios que não existem.
É o caso, por exemplo, da já conhecida Skarlete Melo, que sorteou um Audi alugado, avaliado em R$ 150 mil, por apenas R$ 0,65; e o vereador e também influencer Andrei Monteiro, que fez rifa de uma moto por R$ 0,25,
– E pra você acreditar, bebê, que vai ganhar esse carro aqui, esse prêmio, eu fiz o sorteio pela Loteria Federal, que só tem cinco números, mas eu coloco mais um para poder gerar 900 mil bilhetes – “ensina” o personagem de Yglésio.
Justiça Eleitoral vai analisar os casos envolvendo os partidos União Brasil e Podemos, acusados de usar candidaturas falsas de mulheres para manipular o fundo eleitoral em favor de candidatos do interesse da direção partidária; a ação contra o UB foi apresentada pelo PSD e pelo PSDB, que pedem a vaga do partido acusado na Assembleia Legislativa; Já a ação contra o Podemos é do MDB; também tem processo o PSC, cujo julgamento ainda não tem data
Tribunal vai analisar ações que podem levar a perda de mandatos na Assembleia Legislativa
O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão marcou para o dia 17 de agosto o julgamento do processo que acusa o partido União Brasil de fraudar a cota de gênero para favorecer seus candidatos nas eleições de 2022; já no dia 30 de agosto será a vez de analisar a mesma acusação contra o Podemos.
A ação impetrada pelo PSD e pelo PSDB pede que os votos do UB para deputado estadual sejam anulados, o que beneficiaria as duas legendas no recálculo das vagas à Assembleia Legislativa.
O processo contra o Podemos, por sua vez, é de autoria do MDB, que também pede a anulação dos votos da legenda para deputado estadual.
Os dois processos podem resultar num recálculo do quociente eleitoral nas eleições de 2022, o que pode modificar a formação das bancadas partidárias na Assembleia Legislativa.
Se todas as ações forem julgadas procedentes, pelo menos cinco deputados pedem o mandato na Casa.
Qualquer que seja a decisão, porém, ainda cabe recurso, que deve chegar ao Tribunal Superior Eleitoral…
Aurino da Rocha Luz – que já foi personagem do blog Marco Aurélio d’Eça em 2011 – por outra acusação de fraude – é acusado de coagir advogados, proprietários de terras e até cidadãos comuns que procuram os serviços judiciais no município; a acusação aponta favorecimento dele a desembargadores e sonegação de valores apurados aos fundos do Judiciário maranhense
Aurino da Rocha Luz entrou no TJ-MA alegando ter apenas 5% da visão, mesmo sendo praticante de mergulho
O corregedor-geral de Justiça, desembargador Marcelino Chaves Ewerton, determinou na última terça-feira, 14, investigação contra o delegatário do Cartório do 1º Ofício Extrajudicial da Comarca de Caxias, Aurino da Rocha Luz, por suspeita de extorsão, coação e sonegação de valores ao próprio Tribunal de Justiça do Maranhão.
Aurino da Rocha Luz já é conhecido do blog Marco Aurélio d’Eça por práticas fraudulentas.
Desde então, como servidor do tribunal, ele já assumiu cartórios em Tasso Fragoso e agora está em Caxias, sempre pode delegação.
Em Caxias, Aurino da Rocha Luz foi denunciado pelo advogado Silvestre Rodrigues Cornado Júnior, que pede o seu afastamento do Cartório do 1º Ofício e a designação de um interventor.
O deputado federal maranhense André Fufuca (PP) começou a coletar assinaturas para a abertura de uma CPI que apure o rombo de R$ 20 bilhões relatado na semana passada pelas Americanas em seu balanço contábil.
Documento divulgado pela empresa mostra, ainda, que, além das inconsistências, a companhia tem uma dívida de R$ 40 bilhões.
Fufuca destacou que o caso pode ser “a maior fraude do mercado de ações do Brasil”.
“Não estamos falando de R$ 1 milhão, mas de R$ 20 bilhões. Talvez seja a maior fraude do mercado de ações do Brasil. Temos de dar uma resposta. No país, nos últimos 4 anos, o número de investidores aumentou 3 vezes, alcançando quase 6 milhões. Esse rombo traz questionamentos. Qual garantia a pessoa terá para investir seu dinheiro se os balanços são tão fraudulentos?”, declarou.