Blog repetirá série de posts sobre o legado dos prefeitos na capital…

Para lembrar os 403 anos de fundação da capital maranhense, o blog reeditará, por todo o dia 8 de setembro, a série de posts “30  anos de oposição em São Luís”, que faz um balanço da auação dos prefeitos desde a retomada das eleições diretas, em 1985

 

saoluis399Este blog será temático na terça-feira, 8 de setembro.

Para lembrar o aniversário de 403 anos de fundação de São Luís, será reeditada, ao longo de todo o dia, a série de posts “30 anos de oposição em São Luís”.

Trata-se de uma coletânea de artigos com o balanço do que foi feito – ou não – pelos seis prefeitos eleitos pela votação direta – retomada em 1985, com a eleição de Gardênia Gonçalves.

Uma visão particular do titular deste blog, testemunha ocular da história política deste período.

Os posts, publicados originalmente – e aleatoriamente – a partir de 2012, tratam do balanço específico da obra dos prefeitos Gardênia Gonçalves, Jackson Lago, Conceição Andrade, Tadeu Palácio, João Castelo e Edivaldo Júnior; e outro, que mostra as bases plantadas ainda pelos chamados prefeitos biônicos – eleitos por indicação do governador -, além do legado dos governadores na capital.

A série para o aniversário se São Luís tem ainda os adicionais sobre os mandatos da ex-governadora Roseana Sarney (PMDB), uma análise do João Castelo governador e do João Castelo prefeito, e uma luz no que pode ser o legado do atual prefeito, Edivaldo Júnior (PDT).

É uma coletânea – agora enfileirada e sequenciada – fundamentada em fatos concretos e documentais, para análise crítica do leitor.

É aguardar e conferir…

5

Flávio Dino tenta fazer média com Dilma e é desmentido por Alckimin…

Governador do Maranhão usou palavras feitas para falar de governabilidade após a reunião com a presidente, mas o colega de São Paulo disse que o tema sequer foi tratado na reunião

 

Dilma com temer e os governadores. Dino tentou aparecer bem e se deu mal...

Dilma com temer e os governadores. Dino tentou aparecer bem e se deu mal…

Inábil e ainda neófito no jogo político nacional, o governador do Maranhão Flávio Dino (PCdoB) foi desautorizado por por pelo menos um colega ao tentar gerar um clima de comoção pró-Dilma, após reunião com a presidente, ontem.

Ao ser questionado por repórteres, Dino saiu-se com esta:

– Houve uma defesa clara e inequívoca da estabilidade institucional, da ordem democrática do Estado de direito e contra qualquer tipo de interrupção das regras constitucionais vigentes, portanto, a manutenção do mandato legítimo da presidenta Dilma Rousseff, que foi eleita para cumprir até o fim.

Mas, segundo o governador de São Paulo, Geraldo Alckimin (PSDB), o tema sequer foi tratado na reunião com Dilma.

Isso não foi dito pela presidente Dilma nem está em discussão. Em relação a isso, nós defendemos o quê? Investigação, investigação e investigação. Cumprir a Constituição. Isso não esteve na pauta – garantiu Alckimin.

E tudo indica ser Alckimin o dono da razão neste caso.

Basta ver que a declaração de Dino, dada após a reunião, é praticamente a mesma externada em seu perfil no Twitter, e replicada no site do PCdoB, ontem às 8h47 – mais de oito horas antes da reunião. (Leia aqui)

O que Flávio Dino fez, portanto, foi expressar um desejo pessoal à imprensa, tentando aparecer em sua primeira incursão na política nacional.

O que põe em xeque sua ainda incipiente credibilidade nacional…

12

Flávio Dino é o 3º governador mais rico do Nordeste…

Com patrimônio declarado de quase R$ 1 milhão, comunista está à frente de seis colegas nordestinos e é o 15º com maior patrimônio do país, segundo levantamento do site Terra

 

Dino: parimõnio de quase R$ 1 milhão o põe entre os 15 mais ricos governadores

Dino: parimõnio de quase R$ 1 milhão o põe entre os 15 mais ricos governadores

O governador do Maranhão, Flávio Dino – único representante do PCdoB entre os chefes de estado brasileiros – é praticamente um milionário.

Seu patrimônio declarado à Justiça Eleitoral foi de R$ 933.605,93 o que o coloca na 15ª posição entre os 27 governadores do Brasil.

No Nordeste, a riqueza do comunista maranhenses é menor apenas que as dos governadores do Rio Grande do Norte, Robinson Faria (R$8,3 milhões), e de Ricardo Coutinho, da Paraíba (R$ 1,4 milhão).

Veja aqui o ranking completo

O ranking dos governadores mais ricos foi elaborado pelo site terra.com.br, com base na declaração de bens encaminhada pelos governadores à Justiça Eleitoral.

Ainda no primeiro mandato de governador – e com um mandato de deputado federal – os quase R$ 1 milhão declarados de Flávio Dino foram amealhados, deduz-se, nos seus 12 anos como juiz federal.

Carreira que encerrou em 2006 para entrar na política.

11

Troca de governadores em série não tem previsão legal…

Roseana licenciou-se para a posse de Washington Oliveira...

Não passa de uma concessão pessoal de um para outro a série de transmissões de cargos de governador do Maranhão nos últimos dias.

Iniciada pela eleita Roseana Sarney (PMDB), a festa termina com o presidente  do Tribunal de Justiça, desembargador Jamil Gedeon, que assume apenas para ir à Caxias inaugurar um fórum.

De Roseana passou para Washington Oliveira; de Oliveira para Arnaldo Melo e de Arnaldo para Jamil Gedeon.

Oliiera passou para Arnaldo, que, por sua vez, passará a Gedeon

Roseana Sarney não precisaria se afastar do governo para realizar os exames clínicos e até a cirurgia da vista, em São Paulo. Bastaria ir e pronto. Pediu licença apenas para desencadear o mexe-remexe que leva Gedeon ao posto hoje.

A Constituição Estadual estabelece que o posto de governador é exercido plenamente em sua circunscrição, o que inclui visitas – oificiais olu não – aos outros estados do país.

O governador de Pernanbuco, Eduardo Campos (PSB), por exemplo, pode vir ao Maranhão para um evento do PSB e continua sendo governador. Roseana pode participar de um ensaio da Beija-Flor, no Rio de Janeiro, e, mesmo assim, continua com as prerrogativas governamentais.

A única previsão legal da Constituição para exercício temporário do cargo àqueles que estão na linha de sucessão diz que o vice – ou aquele que o sucede – ocupará o cargo quando o titular se afastar do país por período superior a 15 dias.

A festa de posses em série dos últimos dias, portanto, é apenas uma questão pessoal.

Que carrega, por isso, toda a carga de contestação…

14

O povo não está nem aí!

Estes dois já foram; falta mais um...

Tem pouca importância para o grosso da população a profusão de governadores em exercício nestes primeiros dias de novembro.

Numa avaliação empírica, analisando-se por consultas boca-boca, percebe-se que a gente do povo, em sua maioria, nem sabe que Roseana Sarney (PMDB) licenciou-se do governo.

E sabe menos ainda que, neste período, dois governadores-tampão já assumiram, num prazo de cinco dias, e outro se prepara para tomar posse logo após o feriado.´

A população gosta mesmo é de programas policiais – as notícias de suas comunidades periféricas, abandonadas pelo sistema que ela própria ajuda a construir.

Washington Oliveira governador é fato tão desconhecido quanto a própria condição de vice-governador eleito que ele enverga.

Muito menos é sabido nas camadas populares que a Assembléia Legislativa tem um presidente – e que este presidente chama-se Arnaldo Melo (PMDB) e está no exercício do governo.

Informação para meia-dúzia de informados. Dado que circula em pequenas rodas ou no chamado mètier político. E só.

O povo, este maior abandonado, quer saber mesmo é da próxima trama da novela, do futebol ou dos shows popularescos previstos para cada fim-de-semana…

Pouco importa o Maranhão com um, dois, três ou quatro governadores.

Afinal, não importa o número de chefes.

A realidade é sempre a mesma…

12

Maranhão pode ter quatro governadores em dez dias…

Roseana transferiu o poder para Washington

Se for por falta de governador, o Maranhão não terá  problema de representação nos próximos dez dias.

Neste período, podem ser até quatro os chefes do estado.

Desde ontem, 27, a eleita para o cargo, Roseana Sarney (PMDB), está licenciada para resolução de problemas pessoais – dentre os quais uma pequena cirurgia no olho.

Em seu lugar, já assumiu o vice-governador, Washington Oliveira, que leva o PT, pela primeira vez, ao comando do Maranhão.

Arnaldo Melo deve assumir segunda-feira

Mas Washginton também deve pedir pra sair, segunda-feira, por conta de “compromissos particulares já assumidos”.

Ele vai ao Ceará, sua terra natal, para resolução de questões familiares.

Quem assume, neste caso, é 0 presidente da Assembléia Legislativa, Arnaldo Melo (PMDB), que já teria agendado um jantar no Palácio dos Leões, na condição de governador em exercício.

Jamil é o terceiro na linha de sucessão

Existe, porém, a possibilidade de o próprio Arnaldo abrir vaga para o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Jamil Gedeon Neto, que ficaria pelo menos dois dias na condição de governador de estado.

Roseana Sarney retoma o comando maranhense no dia 7 de novembro…

Governadores do PSB na festa de filiação de Roberto Rocha…

Sem Rocha, PSDB ficará com Castelo e Vidigal

Quatro governadores já teriam confirmado presença na festa de filiação do ex-deputado Roberto Rocha ao PSB.

O partido comanda seis estados brasileiros desde as eleições do ano passado.

Além do governador de Pernambuco, Eduardo Carmpos, presidente nacional da legenda, e autor do convite a Rocha, devem vir a São Luís os governadores do Espírito Santo, Renato Casagrande, do Ceará, Cid Gomes, e do Piauí, Wilson Martins, além de deputados federais da legenda.

A filiação de Rocha ao PSB está prevista para o dia 28 de julho – próxima quinta-feira – na Assembléia Legislativa.

A filiação do ex-deputado – que ainda não confirmou desligamento da presidência do PSDB – foi criticada pelo ex-governador José Reinaldo Tavares, cujo grupo controla a legenda no estado.

Mas foi bem recebida pelos históricos e, principalmente, pelos diretório interior maranhense.

Junto com Rocha devem se filiar prefeitos, vereadores e lideranças políticas em todo o estado…