Consolidado no interior, Lahésio Bonfim intensifica presença em São Luís…

Diante das especulações de que o prefeito da capital não disputará 2026, candidato do partido Novo quer aproximar-se ainda mais da população da região metropolitana, que tem peso decisivo no processo

 

FORÇA NO INTERIOR, PRESENÇA NA CAPIAL. Lahésio aposta nas lideranças do Novo na região da Grande São Luís

O candidato do partido Novo a governador, Dr. Lahésio Bonfim, iniciou esta semana uma estratégia que visa fortalecer sua presença em São Luís, onde teve quase 28% dos votos nas eleições de 2022. Fixado na capital, o ex-prefeito pretende estar presente também nos municípios da região metropolitana – São José de Ribamar, Paço do Lumiar e raposa.

  • segundo colocado nas eleições de 2022, Lahésio vê a Grande São Luís como decisiva nas sucessão de 2026;
  • sua presença se intensifica exatamente quando se especula que o prefeito Eduardo Braide não será candidato.

“Essa presença mais próxima é fundamental. O eleitor quer ver o político no chão da cidade, ouvindo, debatendo, resolvendo. E é exatamente isso que Lahésio está fazendo agora”, comentou um dos coordenadores do Novo.

Na segunda-feira, 9, Lahésio se reuniu com as lideranças do partido em  São Luís; é com nomes como o ex-deputado estadual César Pires – pré-candidato do Novo ao Senado – que Lahésio pretende ocupar espaços na capital.

O ex-prefeito está consolidado na segunda posição das pesquisas, com índices que variam entre 20% e 25% das intenções de votos em todos os cenários.

  • o fervilhante disse-me-disse sobre o provável recuo de Braide é favorável a Lahésio;
  • sem o prefeito de São Luís na disputa, ele passa a ser o principal nome de centro-direita.

Este blog Marco Aurélio d’Eça mostrou em maio que Lahésio já vence em quatro das seis regiões eleitorais do Maranhão; as outras duas são vencidas exatamente pelo prefeito Eduardo Braide.

Com essa movimentação estratégica, o pré-candidato se prepara para ocupar espaço na cena política da capital, mantendo sua força no interior.

E sinalizando que o projeto para o Maranhão está só começando a ganhar forma…

Eudes Barros nomeia coronéis e marca novo tempo na segurança de Raposa

Na manhã desta terça-feira, 10, a cidade de Raposa deu um passo decisivo para fortalecer sua segurança pública. O prefeito Eudes Barros anunciou a nova etapa do Plano Municipal de Segurança, com a nomeação da equipe que ficará à frente da recém-criada Secretaria Municipal de Segurança.

Após a aprovação do pacote de segurança encaminhado à Câmara Municipal, o projeto avança com a nomeação de dois nomes de peso: o Coronel Ismael, que assume como secretário, e o Coronel Ivaldo, como secretário adjunto. Ambos são oficiais da Polícia Militar do Maranhão, com ampla experiência em comando e atuação no serviço público.

Com essa estrutura, Raposa passa a integrar seu sistema de segurança nos moldes das principais cidades brasileiras, aproximando-se do modelo aplicado nos estados e em grandes municípios. A secretaria terá papel estratégico: será responsável por articular ações locais e firmar convênios com órgãos de segurança do Estado e da União, ampliando os recursos e a eficácia das operações.

Até então, Raposa seguia o modelo convencional presente na maioria dos municípios maranhenses, com a atuação de guarda municipal, defesa civil e equipes de vigilância. Agora, a cidade avança para um novo patamar, com gestão técnica e integrada da segurança pública.

A expectativa da Prefeitura é que, com esse novo formato, a cidade possa ampliar a proteção à população, otimizar os investimentos na área e garantir uma resposta mais eficiente aos desafios da segurança urbana.

Braide já alcança importantes colégios eleitorais…

Prefeito de São Luís trabalha com parcerias importantes em Imperatriz, Balsas, Timon, Codó e Pinheiro, fortalecendo a base de votos que lhe dá mais de 70% na Grande São Luís

 

EM TODO O ESTADO. Eduardo Braide já aparece figurando nas pesquisas em todas as regiões do Maranhão

Com mais de 70% das intenções de votos na Grande São Luís – o que lhe garante vantagem expressiva na soma geral dos votos – o prefeito da capital maranhense Eduardo Braide (PSD) vem conseguindo ampliar esse eleitorado também no interior.

  • o prefeito já tem base consolidada em alguns dos principais colégios eleitorais;
  • ele já tem forte presença nas cidades de Imperatriz, Balsas, Pinheiro e Timon.

O prefeito de São Luís começou a costurar uma nova base, desta vez em Codó, em articulação com o grupo do deputado estadual Francisco Nagib (PSB); e já tem simpatia de diversos membros do chamado grupo dinista.

São essas articulações que tem fortalecido a convicção de Braide de concorrer mesmo ao Governo do Estado em 2026; 

Disputa na qual é o favorito absoluto…

Prefeito Eudes Barros reforça parceria com o Estado durante entrega de boinas no Colégio Militar de Raposa

Cerimônia marcou o compromisso da gestão com a qualidade do ensino, marcada pela relação com o Governo do Estado e com a Polícia Militar

 

O prefeito de Raposa, Eudes Barros, participou, nesta quinta-feira, 29, da tradicional cerimônia de entrega da boina aos novos alunos do Colégio Militar Tiradentes XII, reafirmando o compromisso da gestão com a educação de qualidade e a parceria com o Governo do Estado.

  • o evento, realizado no Viva Raposa, marcou o ingresso de 98 alunos à unidade militar de ensino;
  • referência no município por sua disciplina, desempenho e compromisso com a formação cidadã dos jovens.

“É gratificante ver o resultado de um trabalho sério em parceria com o Governo do Estado. O Colégio Militar é uma conquista da nossa cidade, e é nosso dever apoiar, investir e fortalecer esse projeto que vem transformando vidas e preparando jovens para o futuro com disciplina e educação de qualidade”, afirmou Eudes.

Durante a solenidade, o prefeito Eudes destacou a importância do Colégio Militar para o futuro dos estudantes raposenses e o esforço conjunto entre o município e o Estado para garantir a estrutura e o funcionamento da escola.

A unidade de Raposa faz parte do projeto de expansão dos Colégios Militares Tiradentes, apoiado pelo governador Carlos Brandão, e se consolida como um dos pilares da educação pública no município, com apoio direto da prefeitura.

Além do prefeito, estiveram presentes o vice-prefeito Márcio Greik, o diretor-geral da unidade, coronel Everaldo Coutinho, a diretora pedagógica Bernada Viana, secretários municipais, o vereador Vonei Moraes, e representantes da Polícia Militar, como o coronel Jairo Xavier, do Estado-Maior, e o assessor especial da SSP-MA, José de Ribamar Costa.

Duarte Jr., Fernando Braide e Roseana Sarney lideram disputa para deputado federal na Grande São Luís…

Pesquisa do Instituto Prever na região metropolitana mostram os dez com maiores índices de intenção de votos para 2026, em lista que inclui também Dr. Yglésio, Pedro Lucas, Rosana da Saúde e Fábio Câmara entre os principais
 

[caption id="attachment_149182" align="aligncenter"

Read more

Eudes Barros faz história ao elevar Raposa na articulação institucional…

Articulado, prefeito implanta gestão moderna no município e o coloca em mesas de negociações importantes, tanto com o Governo do Estado quanto em Brasília
 

[caption id="attachment_149172" align="aligncenter" width="600"] PRESENÇA NACIONAL. Eudes Barros em homenagem

Read more

Weverton lidera para o Senado em todos os cenários na Grande São Luís…

Pesquisa do Instituto Prever na capital e nos municípios de São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar, destaca também força eleitoral de Carlos Brandão, Eliziane Gama e Roberto Rocha

 

FORTE PRESENÇA. Senador Weverton desponta como favorito para o Senado em todos os municípios da Grande São Luís

Pesquisa do Instituto Prever encomendada pelo deputado estadual Dr. Yglésio Moyses (PRTB) – e divulgada nesta segunda-feira, 28, por este blog Marco Aurélio d’Eça – mostra a força eleitoral dos dois atuais senadores maranhenses, Weverton Rocha (PDT) e Eliziane Gama (PSD).

Encomendada para medir a densidade eleitoral dos bolsonaristas na Região Metropolitana, o levantamento testa o próprio Yglésio nos cenários para o Senado – nos quais ele aparece com índices entre 14,3% e 20,5%, dependendo dos candidatos.

Mas aponta Weverton como principal candidato na ilha, seguido de Brandão e Eliziane.

  • Weverton figura em todos os cenários pesquisados – assim como Yglésio – e registra índices entre 22,8% e 33%;
  • outro que figura em todos os cenários, André Fufuca registra índices que variam entre 10,5% e 17% dos votos;
  • nos três cenários em que figura como candidato, Brandão registra índices que vão de 24,5% até 29,5%;
  • Eliziane só aparece em um cenário – exatamente no lugar de Brandão – e pontua com 23,5% dos votos;
  • outro a figurar em três cenários distintos, Roberto Rocha aparece com índices entre 17% e 20,3%. 

FORÇA NA ILHA. Pesquisa do Instituto Prever mostra quem é quem entre os pré-candidatos a senador na Região Metropolitana de São Luís

A pesquisa Prever incluiu também o deputado federal Pedro Lucas Fernandes (União Brasil), em um único cenário; e ele registrou 9% de intenção de votos para o Senado na Grande São Luís.

O objetivo da pesquisa do Instituto Prever é medir o desempenho da base bolsonarista – e dos vários campos da direita – no Maranhão; por isso, há também dados sobre os favoritos para a Câmara Federal em São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar.

Esses números serão abordados em um outro post sobre o assunto…

Eduardo Braide tem mais de 70% dos votos na Grande São Luís, diz pesquisa…

Levantamento contratado ao Instituto Prever pelo deputado estadual Dr. Yglésio Moyses – para medir o potencial bolsonarista na ilha – mostra números da capital e de São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar

 

A SUCSSÃO NA GGRANDE SÃO LUÍS. Quadro mostra os cenários para eleição de governador e as opções de senador na Região metropolitana

O deputado estadual Dr. Yglésio Moyses (PRTB) recebeu neste fim de semana pesquisa do Instituto Prever que aponta a preferência do eleitorado da Região Metropolitana sobre a sucessão estadual de 2026; o levantamento, que visa analisar o desempenho do campo bolsonarista na Grande São Luís, mostra o prefeito Eduardo Braide (PSD) com nada menos que 74,7% das intenções de votos para governador. 

  • o adversário mais próximo de Braide é Felipe Camarão, com 7,1%;
  • o secretário Orleans Brandão aparece com 5,7% de intenções;
  • Lahésio Bonfim registra apenas 2,7% na Grande São Luís.

“Numa das últimas conversas que tive com o presidente Jair Bolsonaro (PL), ele mostrou interesse em ter candidatos ao Senado mais ligados a ele; resolvi contratar esta pesquisa para testar meu nome, mas também faço um levantamento completo do desempenho de todos os potenciais candidatos a governador, senador e deputado federal na Região metropolitana”, explicou Dr. Yglésio.

  • o  próprio Yglésio registra 15,5% de intenções de votos para o Senado na região da Grande Ilha;
  • nesta região, o senador Weverton Rocha (PDT) seria o mais votado, com 27%, se a eleição fosse hoje;
  • também aparecem no cenário Carlos Brandão (26%), Roberto Rocha (20,6%) e André Fufuca (10,8%).

“Fizemos quatro cenários diferentes para o Senado, e cruzamos os dados de primeiro e de segundo votos para tirar a média de todos os possíveis candidatos de 2026; É uma pesquisa completa sobre a sucessão estadual”, diz o deputado estadual. (Veja no quadro acima todos os cenários de senador)

Entregue apenas a alguns jornalistas de São Luís – o titular deste blog Marco Aurélio d’Eça incluído – a pesquisa do instituto Prever é o mais completo já realizado na região metropolitana em termos de alcance eleitoral sobre 2026; é uma ferramenta de estudo valiosa para jornalistas e atores envolvidos na política maranhense.

Ao longo da semana, este blog Marco Aurélio d’Eça pretende apresentar outros aspectos do estudo…

Dr. Julinho lança o maior programa habitacional da história de São José de Ribamar

Na última sexta-feira, 21, o prefeito de São José de Ribamar, Dr.Julinho, deu um passo importante para a realização do sonho da casa própria para centenas de famílias ribamarenses. Com a presença de um grande público, o evento marcou o lançamento do “Casa da Nossa Gente”, o maior programa habitacional da história do município, que integra o programa federal Minha Casa, Minha Vida.

O evento, que lotou o espaço com moradores interessados em obter mais informações, celebrou o início de um projeto transformador. Na primeira fase, já estão em construção 194 casas na Vila Alcione, próximo à sede da cidade. Além disso, o prefeito assinou um contrato com a Caixa Econômica Federal para a construção de mais de 200 apartamentos, dando início à maior ação habitacional da história da cidade. No total, o programa prevê a construção de mais de 1.900 imóveis para atender a população ribamarense.

O prefeito destacou que o “Casa da Nossa Gente” representa um marco para a cidade e uma grande oportunidade para muitas famílias que sonham com a casa própria.

“A moradia é um direito essencial e este programa vai transformar vidas, oferecendo mais dignidade e qualidade de vida para os ribamarenses”, afirmou.

As inscrições para a primeira fase do programa começam no próximo dia 7 de abril e vão até 23 de maio. Para participar, as famílias precisam atender a requisitos específicos, como ter renda de até R$ 2.850, ser moradora de São José de Ribamar, ter no mínimo 18 anos, estar cadastrada no CadÚnico e ter título de eleitor do município.

Os polos de cadastramento estarão disponíveis em diversos locais da cidade, incluindo o Jardim Tropical, Vila Operária, Sede, Parque Vitória e CRAS Rural. Mais informações sobre a documentação necessária e o processo de inscrição podem ser consultadas no site da Prefeitura.

Com o “Casa da Nossa Gente”, São José de Ribamar avança na busca por uma cidade mais justa e acessível para todos.

Da Assessoria

Juntos e Misturados: imagem mostra união do grupo político de Dr. Julinho…

Foto publicada pelo vice-prefeito Natércio Santos em suas redes sociais reforma a unidade do grupo e aponta para a candidatura de Julinho Filho a deputado estadual em 2026

 

TODOS POR UM. O grupo político do Dr. Julinho cerra fileiras por um único objetivo em 2026

O vice-prefeito de São José de Ribamar Natércio Santos (União Brasil) publicou em suas redes sociais uma foto que desfez de vez os rumores sobre um possível rompimento entre os membros do grupo político da cidade balneária.

A imagem, que rapidamente ganhou repercussão

  • traz o prefeito Dr. Julinho, o próprio vice Natércio Santos, o assessor especial André Siqueira e o filho do prefeito, Júlio Filho;
  • mostra todos de mãos dadas, simbolizando a união e a força do grupo e o compromisso de todos com o mesmo objetivo político.

“A união do nosso grupo é a força que nos impulsiona a olhar para o futuro com confiança. Com o mesmo propósito de garantir um futuro melhor para o povo ribamarense, seguimos de mãos dadas, prontos para enfrentar os desafios e conquistar as mudanças necessárias. Juntos, somos mais fortes e capazes de transformar nossa cidade em um lugar ainda melhor para todos”, disse Natércio.

  • além disso, o vice-prefeito deu uma clara indicação sobre o futuro político do grupo;
  • Júlio Filho será candidato a deputado estadual, com o apoio irrestrito de Natércio.

Nos bastidores da política maranhense, já se especulava sobre essa movimentação, e a foto publicada hoje é a confirmação de que as peças estão se encaixando.

O apoio de Natércio a Júlio Filho faz sentido, considerando sua habilidade em articular politicamente, seu constante trânsito em Brasília e sua capacidade de garantir emendas para o município.

Com esse fortalecimento político, que une a popularidade de Dr.Julinho e a articulação de Natércio, o projeto de lançar Júlio Filho candidato a deputado estadual ganha musculatura.

O que aumenta suas chances de conquistar uma vaga na Assembleia Legislativa do Maranhão.