Eudes Barros apresenta ao governo Brandão projetos estruturantes para Raposa…

Em explanação no Palácio dos Leões, prefeito mostrou de que forma o município pode contribuir com benefícios trazidos pela ampliação da Avenida Litorânea e do Anel metropolitano, que deve integrar a Grande São Luís

 

A AMBULÂNCIA RECEBIDA NA HORA POR EUDES BARROS, logo após a reunião no Palácio dos Leões

 

O prefeito de Raposa, Eudes Barros, apresentou nesta quinta-feira, 22, em explanação no Palácio dos Leões, projetos estruturantes nos setores de infraestrutura, Turismo e Saúde, incluindo o município na agenda estadual.

  • os projetos foram apresentados de forma técnica e organizada, com apoio visual, detalhando impactos e prioridades.
  • o governador acompanhou as exposições, avaliou as propostas e demonstrou receptividade às demandas de Raposa.

EUDES BARROS COM O GOVERNADOR BRANDÃO. Raposa integrada ao turismo e ao transporte de qualidade na Grande São Luís

Com forte potencial turístico, Raposa pretende garantir a integração ao sistema rodoviário da Grande São Luís, com a implantação do Anel Metropolitano e da ampliação da Avenida Litorânea, que vão beneficiar os quatros municípios da ilha.

  • pela Raposa, estiveram na reunião o presidente da Câmara João Marcos, o vereador Vonei, o chefe de gabinete Heron Santos, o secretário municipal de Comunicação, Udes Filho;
  • representaram os secretários Orleans Brandão (Assuntos Municipalistas), Aparício Bandeira (Infraestrutura), Tiago Fernandes (Saúde), além de outros membros do governo.

Um resultado imediato para Raposa: Eudes Barros deixou o Palácio dos Leões com uma ambulância nova, cedida pelo Governo do Estado, que passa a reforçar a saúde pública do município.

Brandão encerra 2024 com obras de peso em São Luís…

Além da Avenida Metropolitana, que vai garantir nova interligação entre os quatro municípios da ilha, obras no retorno do Olho D’água e na estrada do Araçagy melhoram o fluxo na capital maranhense

 

ANEL RODOVIÁRIO DA ILHA. Brandão e Aparício analisam o mapa de construção da nova Avenida Metropolitana, importante ligação na ilha

Em meio à crise política sem precedentes em sua base, o governador Carlos Brandão (PSB) prepara-se para encerrar 2024 com motivos para festejar administrativamente em São Luís; o governo opera obras estruturantes de peso na capital maranhense, que devem fazer a diferença a partir do ano que vem.

  • a Avenida Metropolitana entra em sua segunda fase com perspectiva de garantir interligação segura entre os quatro municípios da ilha;
  • o governo tem obra de requalificação no retorno do Olho d’Água e na estrada do Araçagy, que vão melhorar o fluxo do trânsito.

Ao lado do governador Carlos Brandão, assinamos a ordem de serviço que autoriza as equipes da SinfraMA a iniciarem os trabalhos na 2ª etapa da Avenida Metropolitana, uma obra que promete transformar a mobilidade na Grande São Luís. Na nova fase, será construída a ligação entre a Avenida Principal do Bairro São Raimundo e a Rotatória da UEMA, num total de 7,86 km, proporcionando mais integração e segurança para motoristas e pedestres, além de facilitar o deslocamento diário de milhares de pessoas”, explica o secretário de Infraestrutura Aparício Bandeira.

Aparício é um dos entusiastas no governo para garantir obras estruturantes, sobretudo em São Luís, que preparem a cidade para os próximos anos.

Seguimos comprometidos a melhorar a qualidade de vida dos maranhenses por meio da infraestrutura, fortalecendo os caminhos que promovam o crescimento e desenvolvimento do nosso Maranhão”, diz o secretário.

  • em São Luís, Brandão tem também o Elevado Holandeses-Litorânea, obra já entregue;
  • requalificação da Estrada da Raposa e readequação geométrica do retorno do Olho d’Água;
  • reestruturação da Ponte José Sarney, requalificação e modernização da Praça do Sol, na Ponta d’Areia;
  • reestruturação e modernização da Porto do Braga, na Raposa;
  • prolongamento da Avenida Litorânea (a ser licitado).

As obras estruturantes se espalham por vários municípios, com estradas, obras litorâneas e melhorias urbanas.

Todas com previsão d e conclusão para 2025…

“Pintura de escola não garante a qualidade do ensino”, afirma César Pires…

Deputado diz que avanço estruturante no setor da Educação é a valorização do professor, o cérebro, e que citar reforma de escola como avanço – uma obrigação periódica – é mediocridade gerencial

 

O deputado César Pires reagiu aos discursos dos parlamentares governistas que usaram a tribuna da Assembleia Legislativa, na sessão de terça-feira, 22, para criticar o governo Roseana e apontar avanços da atual gestão estadual na área da educação.

Ele afirmou que alardear reforma e pintura de escolas não garante a qualidade do ensino e nem pode ser mostrado como obra estruturante pelos parlamentares do governo. César Pires lamentou que o governo Flávio Dino dê tratamento diferenciado aos professores estaduais, e aponte reforma de escola como um grande avanço educacional.

– Para falar em educação de qualidade, é preciso investir em titulação e capacitação profissional. Nós reinauguramos mais de 700 escolas reformadas, mas citá-las como avanço seria mediocridade interpretativa. Obra estruturante do sistema educacional é o cérebro, nunca somente a estrutura física, embora necessite da ambiência e complementos materiais – destacou ele.

– É inegável que obtivemos grandes avanços na educação. Como reitor da Universidade Estadual do Maranhão, formamos 40 mil professores em nível superior em todo o estado, reconhecemos a maioria dos cursos de licenciatura da Uema no governo Roseana, implantamos os campus de Balsas, Açailândia, Santa Inês, Bacabal, criamos as bases para a criação da UemaSul, implantamos o primeiro mestrado da Uemae o primeiro em Imperatriz. Como secretário de Educação no governo Roseana, fizemos concurso público, demos as primeiras promoções aos docentes, implantamos a meritocracia na escolha de professores – listou César Pires.

O deputado disse que o ensino profissionalizante propagada pelo governo estadual precisa ter a estrutura curricular, projeto pedagógico definido e laboratórios para aulas práticas adequados, alémde corpo docente qualificado.Ele questionou porque não há nenhuma escola em tempo integral entre as melhores do Maranhão.

– É preciso que se avalie. Todo sistema educacional tem que ser avaliado.Temos que começar a discutir educação não mais em processos enganosos, mas com conteúdo, com lastros de história que nos permita avaliar ou dar cientificidade à discussão – enfatizou ele.

Para o deputado, esse debate sobre a educação é bom e necessário, mas deve ser feito com base em dados concretos, com cientificidade e não apenas com o intuito de diminuir as pessoas, em decorrência do atual contexto político.

– O que percebemos é que a afirmação da candidatura de Roseana mexeu com os pilares do Governo, e as visitas que fazemos ao interior do Maranhão nos mostram que a pressão popular pode abalar as bases palacianas. Por isso essa reação governista – finalizou.

15

As obras de Roseana; as obras de Flávio Dino…

O piti do deputado dinista Bira do Pindaré diante da cobrança de Edilázio Júnior para que apresentasse uma única obra estruturante do comunista é mais uma prova de que não dá para comparar os dois governos

 

LEGADO MARCANTE. Roseana Sarney ao deixar o último mandato: obras estruturantes sem paralelo na história

O deputado Bira do Pindaré (PSB) perdeu as estribeiras, ontem, quando desafiado pelo colega Edilázio Júnior (PSD), a citar uma única obra estruturante do governo Flávio Dino em qualquer parte do Maranhão.

Pindaré deu piti porque não tinha como responder. E muito menos comparar o mandato comunista com o da ex-governadora Roseana Sarney.

Em seus mandatos, Roseana Sarney fez, só em São Luís, quatro viadutos, as avenidas Ferreira Gular e Luís Eduardo Magalhães, as estradas do Araçagy e da Maioba, a Lagoa da Jansen, a Duplicação da BR-135 até o Estreito dos Mosquitos e a duplicação da estrada de Ribamar até o Maiobão.

Todas obras estruturantes que modernizaram a capital maranhense.

Em seus quase quatro anos de mandato, Flávio Dino aumentou o número de miseráveis, confiscou mais de 12 mil veículos de trabalhadores maranhenses, aumentou impostos, congelou o salário de professores, nomeou quase 50 capelães sem concurso na PM e perseguiu empresários e políticos não-alinhados ao seu projeto.

CAPITAL MODERNIZADA. Ex-governadora teve obras em todo o Maranhão, com atenção especial para a capital

Mas Roseana Sarney também agiu no interior.

Construiu a estrada até Barreirinhas, que garantiu implemento do turismo no Maranhão, fez a estrada Colinas/Orozimbo, que garantiu acesso ao sertão. Iniciou a estrada do peixe e do Arroz, na região tocantina; e construiu 72 hospitais de urgência e emergência.

Bastou pouco mais de três anos do governo comunista para que o turismo do Maranhão fosse tirado do mapa do turismo nacional. O comunista também fechou a maioria dos hospitais de urgência e emergência e paralisou as obras das estradas do arroz e do peixe.

Ao todo, Flávio Dino recebeu de herança 685 obras de Roseana; parou quinhentas delas. (Saiba mais aqui)

DESEQUILÍBRIO. Sem resposta a Edilázio Júnior, só restou a Bira do Pindaré perder as estribeiras

Bira do Pindaré não teve como aceitar o desafio do colega Edilázio Júnior, para citar uma obra estruturante de Flávio Dino.

E a única saída foi dar um piti no plenário da Assembleia…

Leia também:

O legado de Roseana Sarney…

Indicadores sociais revelam fracasso de Flávio Dino…

A São Luís que Roseana construiu…

P.S.: são tantas obras no mandatos roseanistas que o post esqueceu algumas de peso histórico para o estado: avenida do Quarto Centenário e a Via Expressa, além do Espigão Costeiro, outro cartão postal de São Luís. Aliás, essas obras também foram abandonadas nos três anos de mandato de Flávio Dino.