2

Análise: no agregado das pesquisas, Orleans é o candidato que mais cresce…

Média dos principais levantamentos dos últimos dias aponta que o candidato do MDB consolidou-se acima dos 25% das intenções e votos enquanto Eduardo Braide manteve-se estagnado

 

CONSOLIDADO. O peso do governo e a estrutura política que reforçam sua candidatura dão musculatura considerável a Orleans

Análise da Notícia

As três novas pesquisas divulgadas nos últimos dias sobre a corrida para o Governo do Estado mostram que o candidato do MDB, Orleans Brandão, é o que mais cresce na preferência do eleitorado, e já está consolidado acima dos 20% de intenção de votos.

No agregador de pesquisas usado por este blog Marco Aurélio d’Eça, Orleans aparece hoje com média acima dos 20% das intenções, consolidado como principal adversário do prefeito Eduardo Braide (PSD).

  • Orleans obteve 22% na Big data, 12,7% no DataIlha e 35,68% no Inop, o que apontou média de 23,45%;
  • Braide, por sua vez, registrou 36% na Big Data, 36,8% no DataIlha e 33,04% no Inop, média de 35,28%.

Há dois pontos a observar na comparação entre o prefeito e o secretário, que repercutem na curva dos dois ao longo da pré-campanha.

  • 1 – Braide se mantém estável desde 2023, sempre com média na casa dos 35%, mas não avança;
  • 2 – Orleans, por sua vez, surgiu como pré-candidato apenas em 2025 e subiu meteoricamente.

Fatores importantes alavancam a campanha do emedebista, obviamente, como a força do Palácio dos Leões, o grande número de lideranças em torno de si e o governo colocado à sua disposição; mas, de qualquer forma, é Orleans, hoje, o principal candidato e o mais forte adversário de uma eventual candidatura de Braide. 

  • no extremo oposto de Orleans está o ex-prefeito Lahésio Bonfim (Novo) que vem perdendo eleitores substancialmente;
  • com 18% na Big Data, 14,3% no DataIlha e 13,9% no Inop, ele tem média de 15,4%, bem distante dos quase 25% de 2022.

O vice- governador Felipe Camarão (PT), por sua vez, faz o seu papel, mantendo-se próximo dos dois dígitos, girando na casa dos 10% de intenção de votos, o que, por si só, já é um feito, levando-se em conta as circunstâncias de sua pré-candidatura.

É esta a leitura dos números das pesquisas neste momento da corrida eleitoral.

Sem tirar, nem pôr…

Exclusivo!!! Brandão reúne aliados para definir “contraponto ao Supremo” na Câmara Federal

Governador reuniu-se em almoço com parte da bancada maranhense em Brasília e orientou os deputados federais do seu grupo a mostrar ao Brasil os avanços do seu governo e expor as ações políticas dos ministros do STF

 

GOVERNO NA PAUTA EM BRASÍLIA. Brandão recebeu deputados federais aliados para definir ações na Câmara

Exclusivo

O governador Carlos Brandão (PSB) reuniu-se em almoço no Palácio dos Leões, na última segunda-feira, 18,  com parte da bancada maranhense na Câmara Federal, para discutir pautas de promoção do seu governo em discursos na Câmara; também foram discutidos discursos com questionamentos à ação do Supremo Tribunal Federal, notadamente as do ministro Flávio Dino.

  • participaram do almoço os deputados Pedro Lucas  (UB), Júnior Lourenço (Avante), Marreca Filho (SDD), Amanda Gentil (PP), Fábio Macedo (Podemos) e Duarte Jr. (PSB);
  • os deputados Rubens Pereira Júnior (PT) e Hildo Rocha (MDB) não participaram da reunião, mas foram informados sobre o projeto do governador para a bancada aliada;
  • também estiveram no almoço os secretários Júnior Viana, Rubens Pereira e Sérgio Macedo, que chegou já no fim do encontro, realizado no Salão dos Peixes.

Aos presentes, segundo apurou este blog Marco Aurélio d’Eça, o governador mostrou avanços de sua gestão e disse que esses dados precisam ser postos a público no plenário da Câmara Federal; mas ele pediu, também, que se faça contraponto às críticas e ataques que sua gestão vem sofrendo.

Brandão não citou o nome do ministro Flávio Dino, mas cobrou dos deputados que “façam contraponto às ações do Supremo”. O objetivo é tornar de conhecimento público no Brasil o que vem ocorrendo nos bastidores da política no Maranhão.

Nesta terça-feira, 19, o deputado Hildo Rocha voltou a fazer discurso com criticas aos ministros Flávio Dino e Alexandre de Moraes.

A expectativa é que todos os demais sigam o mesmo caminho…

Estaria Brandão refém da classe política?!?

Declaração do governador – de que precisa estar no mandato para garantir a reeleição dos deputados de sua base – corrobora postagem deste blog Marco Aurélio d’Eça publicada ainda no mês de abril

 

MAS QUEM SE PREOCUPA COM ELE?!? Brandão demonstrou preocupação com a reeleição dos deputado de sua base

Este blog Marco Aurélio d’Eça pulicou em 28 de abril o post “O futuro de Brandão e os interesses de seus aliados…”.

“Para ficar no cargo até o final, governador sofre pressões diárias de auxiliares, deputados e ex-políticos, que dependem dele para garantir a própria viabilidade eleitoral em 2026”, dizia o subtítulo da postagem.

  • agora leia o que disse o próprio governador em sua entrevista ao portal Metrópoles, com forte repercussão nesta terça-feira, 29:

“Hoje nosso grupo é um grupo muito forte, nosso grupo liderado por mim lá no estado. A gente tem praticamente 95% dos prefeitos, ex-prefeitos, deputados. Na Assembleia, dos 42 deputados, 35 estão do nosso lado. Para manter esse grupo numa reeleição, para que eles possam voltar, é necessário que eu conduza esse processo”. (Veja o vídeo abaixo)

Carlos Brandão deixou mais claro do que nunca que vem sendo levado a ficar no cargo apenas para atender aos interesses de aliados que precisam da estrutura do governo para eleger-se ou reeleger-se.

Estaria o governador refém dos próprios aliados?!?

Mas o mesmo post deste blog Marco Aurélio d’Eça encerra com uma sentença, que leva em conta a opinião dos próprios brandonistas sobre o ministro Flávio Dino:

  • se o governador ficar no mandato até o final, ele será perseguido;
  • se decidir entregar para Felipe Camarão, mesmo assim será perseguido;
  • até mesmo se lançar parentes de Dino ao Senado, ainda assim será perseguido.

Mas do que preocupar-se com a reeleição dos aliados, Brandão precisa pensar no próprio futuro e escolher de que forma quer sofrer esta eventual perseguição.

Com ou sem mandato?!?

Orleans faz a sua parte…

Alheio às futricas ente o governador  e o vice-governador – e às intrigas entre dinistas e brandonistas – secretário de Articulação Municipal vai ocupando os espaços deixados pelo vácuo de poder na base governista

 

A PARTE QUE LHE CABE. Orleans vai fazendo os eu papel na pré-campanha para o Governo do Estado

Análise da Notícia

Catapultado de forma até abrupta à condição de pré-candidato a governador, o secretário de Articulação municipal Orleans Brandão (MDB) vem fazendo a parte que lhe cabe no projeto de poder do governador Carlos Brandão (PSB); alheio à guerra aberta entre brandonistas e dinistas, ele ocupa o espaços deixados pelo vácuo de poder após a ida do ex-governador Flávio Dino para o Supremo Tribunal Federal.

  • Orleans mantém postura respeitosa em relação aos dinistas e ao próprio ministro Flávio Dino;
  • não ataca, não questiona e não minimiza as pretensões do vice-governador Felipe Camarão (PT).

“Desde cedo, entendi que estar ao lado das pessoas, ouvindo, ajudando e construindo soluções, era o meu caminho. E é por isso que sigo. Com o pé no chão, o coração aberto e a convicção de que a política pode e deve ser instrumento de transformação”, diz o pré-candidato emedebista.

De fato, é quase impossível criar arestas ou ambiente de rusgas e desavenças com o secretário municipalista.

Adversários internos e externos só podem utilizar-se para atacar-lhe do argumento de que ele é sobrinho do governador, embora não esteja alcançado por nenhuma lei que o impeça, nestas condições de pleitear candidatura em 2026.

  • sem entrar no mérito das pesquisas – reais e imaginárias – a pré-candidatura do secretário está posta;
  • e é a única com estrutura própria capaz de mobilizar seguidores e formar partidários em todo o estado. 

Sem polemizar com ninguém, passando ao largo das picuinhas palacianas, Orleans Brandão vai construindo sua própria agenda como pré-candidato a governador; se vai conseguir viabilizar-se, só o tempo dirá, mas já se incluiu no debate sucessório.

E isso, para um candidato com suas condições, já é meio caminho andado…  

 

A ladainha de Brandão e a cantilena de Camarão…

Enquanto o governador repete diariamente que vai ficar no mandato até o final, vice-governador responde que não renunciará em hipótese alguma; mas em quê um depende do outro?!?

 

JOGO DE EMPURRA. Brandão insiste que ficará até o final o mandato; Camarão responde que não renunciará ao seu mandato

Ensaio

Virou um jogo de empurra os recados diários do governador Carlos Brandão (PSB) ao seu vice, Felipe Camarão (PT); e as respostas diretas do petista a ele.

  • Sem necessidade, Brandão diz diariamente que ficará no cargo até dezembro de 2026 e elegerá seu sucessor;
  • em resposta, Camarão deixa claro dia e noite que não renunciará em hipótese alguma durante a campanha.

Ao reafirmar toda hora que não renunciará ao seu mandato, Brandão parece querer convencer Camarão a repensar seu projeto eleitoral de 2026, como já mostrou este blog Marco Aurélio d’Eça no post “‘Vou ficar no governo até o fim’, crava Brandão, definitivamente…”.

Este “definitivamente” é apenas uma licença poética deste blog, por que o governador já havia dito a mesma coisa aqui, aqui, aqui, aqui, aqui e também aqui.

Mas por que tentar convencer Camarão se ele não precisa fazer nenhum movimento para disputar qualquer cargo em 2026, inclusive o de governador?!?

O jogo é de bastidores.

  • Brandão sonha, na verdade, em poder fazer barba, cabelo e bigode elegendo o sucessor e elegendo-se senador;
  • mas esta hipótese só pode ocorrer, aí sim, se o vice for convencido a renunciar no mesmo dia que o governador.

Por isso a pressão diária em dizer que o vice-governador está  fora do jogo, que ele estará “morto” se ficar no cargo e que ele não tem chance alguma de se eleger a nada sem o apoio do Palácio dos Leões. 

A tradução de tudo é básica:

  • Brandão vai continuar a dizer que não renunciará ao mandato e que elegerá seu sucessor;
  • Felipe Camarão responderá que continuará no mandato, mesmo disputando qualquer outro.

Mas o que Brandão quer é ser candidato a senador com o apoio do governo; e Camarão, por sua vez, quer ser candidato a governador sentado na cadeira principal do Palácio dos Leões.

Quem dobrará quem, só em abril para se saber.

É simples assim…

O diferencial de Brandão que agrada à classe política

Governador enfrenta – com o mesmo espírito, do início ao fim – maratonas de até 12 horas de audiências com prefeitos e líderes políticos, gesto impensável aos governadores dos últimos 30 anos

 

RESISTÊNCIA E BOM HUMOR. A forma como Brandão recebe no Palácio dos Leões nunca foi experimentada por prefeitos em tempo algum

Ensaio

No dia 4 de abril, este blog Marco Aurélio d’Eça publicou o post exclusivo “A pergunta reservada de Brandão aos prefeitos…”; para ilustrar o texto, há um vídeo, com um relógio, marcando o início e o fim das audiências com os gestores recebidos em Palácio dos Leões. (Assista abaixo)

Este é o diferencial do governador Carlos Brandão (PSB) que tem agradado os prefeitos e as lideranças políticas.

“Eu tenho um líder político, que é o governador Carlos Brandão. Por isso, sou soldado, e soldado segue ordens. Estaremos juntos”, declara o prefeito Rildo Amaral (PP), de Imperatriz, segundo maior colégio eleitoral do Maranhão.

  • Brandão enfrenta maratonas de até 12 horas em reuniões com esses gestores de todo o Maranhão;
  • o diferencial é exatamente o espírito do governador, sempre o mesmo, do início ao fim da agenda.

De abril para cá, foram diversos outros encontros, iniciados logo pela manhã e encerrados perto da meia noite; neles, Brandão atende demandas, anuncia obras, promete serviços – conversa, brinca, discute ações, almoça, lancha, janta – e encerra a pauta sem mostrar nenhum nível de mau humor. (Relembre aqui, aqui, aqui e aqui)

HORÁRIO MARCADO. Brandão mantém mesmo semblante das 9h às 23h em encontros gigantes com prefeitos; diferencial

Não há a história recente do Maranhão, nos últimos 30 anos, nenhum outro governador com este mesmo espírito mostrado pelo governador. E isso faz uma diferença enorme na conquista de aliados e na formação de alianças

  • Roseana Sarney (MDB) e Jackson Lago (PDT) têm histórico de mau humor na relação com políticos;
  •  Flávio Dino  (PCdoB) detestava o dia dia, a rotina palaciana e o ramerrão da conversa com prefeitos;
  • os três tinham ainda o adicional de querer fazer, sozinhos, as obras no lugar dos gestores municipais.

“O governador Carlos Brandão é um homem de diálogo e de parcerias. ele não diferencia partidos e não faz acepção de aliados ou adversários; quem quiser somar, Brandão faz somar”, tem dito a presidente da Assembleia Legislativa, deputada Iracema Vale (PSB), uma das mais entusiasmadas aliadas do governador.

Não apenas prefeitos, mas deputados estaduais, vereadores e líderes comunitários têm no governador um líder afável, aberto às conversas e sempre disposto a dialogar sobre qualquer demanda.

E isso faz a diferença na conquista…

Roseana mantém liderança folgada para o Senado, mostra pesquisa…

Levantamento do Instituto EPO (antiga Escutec) contratado no início de julho - mas com divulgação vetada - mostra a ex-governadora com o dobro das intenções de voto do segundo colocado, em cenário sem Brandão
 

[caption id="attachment_150430" align="aligncenter" width="700"]

Read more

Weverton consolidado pelo Palácio dos Leões na chapa de Orleans…

Governador Carlos Brandão só espera a posição oficial do PDT para anunciar a aliança; segunda vaga de candidato ao Senado é pleiteada pela federação União Progressista, mas Roseana Sarney é nome discutido

 

TODOS JUNTOS EM PALANQUE. Sob o olhar de Iracema Vale, avalista da aliança, Weverton e Brandão se abraçam em evento no interior

Análise da Notícia

Este blog Marco Aurélio d’Eça publicou na última quarta-feira, 16, o post “O plano do Palácio dos Leões para barrar Weverton…”.

Mas o blog foi desmentido pelos fatos e pelos principais auxiliares do governador Carlos Brandão (PSB): o senador Weverton Rocha (PDT) está consolidado como primeira opção do Palácio para a chapa do secretário Orleans Brandão (MDB), candidato ao governo.

  • primeiro, que Weverton tem o apoio público e declarado da presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale (PSB), principal aliada de Brandão na classe política;
  • segundo, que o próprio Brandão já sublimou a ideia de disputa pela vaga e vê no senador pedetista uma das pontes para a manutenção da aliança com o governo Lula (PT).

“O Weverton é o primeiro senador do Palácio, Brandão já deixou claro isso; o que ele espera é apenas que o PDT apresente seus prefeitos, deputados e vereadores, como os outros partidos estão fazendo”, explicou a este blog, ainda na quarta-feira, 16, um dos principais auxiliares do governador com assento no Palácio.

Dito isto, como fica a questão da Federação União Progressista que, ao declarar apoio a Orleans nesta sexta-feira, 18, apresentou não um, mas dois pré-candidatos ao Senado, André Fufuca (PP) e Pedro Lucas (UB)?!?

  • é óbvio que nenhum partido tem cacife para pleitear duas vagas de uma chapa majoritária em uma eleição como a de 2026;
  • Caberá aos próprios Fufuca e Pedro Lucas decidirem qual dos dois vai pleitear a segunda vaga de senador ao lado de Weverton.

Dentro desta correlação de forças entre os partidos que formam a base do governo Brandão, ainda há uma terceira questão envolvendo a vaga de senador: a ex-governadora Roseana Sarney (MDB) aparece liderando todos os cenários em todas as pesquisas, embora seus números tenham sido ignorados nas últimas divulgações.

Roseana é uma espécie de primeira convidada da festa do povo, mas que está tendo o convite retido em algum escaninho entre a vontade do eleitor e a vontade dos partidos.

Mas esta é uma outra história…

O plano do Palácio dos Leões para barrar Weverton…

Apesar do apoio da presidente da Assembleia Legislativa, senador pedetista ainda não tem o aval declarado do governador Carlos Brandão, que estimula a candidatura do deputado federal Pedro Lucas Fernandes

 

OS NOMES DO PALÁCIO. No entorno do governador Carlos Brandão as candidaturas de André Fufuca e Pedro Lucas são as preferidas

O senador Weverton Rocha (PDT) demonstrou nos últimos meses forte articulação política nos municípios para sua reeleição em 2026, o que lhe garante estar entre os primeiros colocados na disputa em todas as pesquisas de intenção de votos.

Ele também recebeu o apoio público da presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale (PSB), o que o aproximou fortemente do governo Carlos Brandão (PSB), com quem o pedetista tem até dividido agenda no interior.

  • mas o Palácio dos Leões ainda não se convenceu do apoio a Weverton;
  • brandonistas estimulam abertamente o nome de Pedro Lucas Fernandes.

Ao lado do ministro André Fufuca, Pedro Lucas representa a federação União Progressista, que reúne o PP e o União Brasil, e é hoje a maior força política brasileira; com este cacife, governo e partidos se articulam para criar uma espécie de barreira às intenções de outros interessados no Senado.

  • aliados de Brandão argumentam que Weverton trabalhou contra o governador em 2022;
  • também questionam a versão de que o pedetista tem a preferência do presidente Lula.

Este blog Marco Aurélio d’Eça já mostrou que Weverton Rocha tem cacife político e eleitoral para se eleger em qualquer chapa, como retratado em abril, no post “Base de apoio de Weverton pode chegar a 90 prefeitos…”; à época, o próprio Weverton corrigiu o post, afirmando serem mais de 100 os prefeitos aliados.

Mas o próprio senador optou por alinhar-se ao projeto de Brandão, que tem o secretário Orleans Brnadão (MDB) como candidato ao governo.

E pelo jeito, vai ter que fazer força pela vaga…

Brandão quer aliança com os 217 prefeitos…

Governador já recebeu 123 prefeitos no Palácio dos Leões, mas espera construir relação com todos os gestores maranhenses, o que incluiria, também, o de São Luís, Eduardo Braide, pré-candidato a governador

 

CARAVANAS SEMANAIS. Brandão com mais uma leva de prefeitos que vão ao Palácio dos leões atraídos por parceiras

Na resposta que deu ao vice-governador Felipe Camarão (PT) em suas redes sociais nesta segunda-feira, 14, – ao reafirmar compromisso com o presidente Lula (PT) – o governador Carlos Brandão (PSB) também reafirmou compromisso de parceria com todos os prefeitos maranhenses.

“Nos discursos que faço desde que assumi o governo, reforço que trabalho por unidade e parceria. Prova disso é que temos a meta de receber os 217 prefeitos do Maranhão, independentemente de lado político”, disse o governador.

  • no mesmo dia, Brandão recebeu no Palácio dos Leões mais 11 prefeitos;
  • no total, ele já contabiliza contato com 123 gestores de vários municípios.

Em abril, este blog Marco Aurélio d’Eça já havia revelado com exclusividade o teor destas conversas do governador com os prefeitos, o que foi tratado no post “A pergunta reservada de Brandão aos prefeitos…”.

Naquela época, eram três as perguntas básicas que ele fazia:

  • 1 – “se por acaso houver rompimento, de qual lado você fica?!?”;
  • 2 – “qual o seu candidato a senador, deputado federal e estadual?!?”;
  • 3 – “existe possibilidade de você apoiar alguém indicado pelo Palácio ?!?”.

Com a consolidação da candidatura do secretário municipalista Orleans Brnadão (MDB) ao governo, essas perguntas devem ter ficado para trás.

Neste caso, a expressão “temos a meta de receber todos os 217 prefeitos”, dita em sua postagem nas redes sociais, pode ser apenas uma frase retórica do governador; afinal, isso incluiria também o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD).

E Braide, como líder em todas as pesquisas, é cada vez mais candidato…