Brandão emite o terceiro sinal pró-Orleans 2026…

Embora não tenha dado declarações públicas sobre a eventual candidatura do sobrinho e secretário de Articulação Municipalista, governador sinalizou claramente sua opção para a sucessão estadual

 

TODO PODER A ELE. Orleans Brandão deve assumir uma pasta turbinada nesta primeira etapa da pré-campanha ao governo

O governador Carlos Brandão (PSB) publicou na segunda-feira, 24, Decreto que transfere atribuições da Secretaria de Infraestrutura e da Caema para  Secretaria de Governo; a decisão dá mais poderes à Segov, que deve ser ocupada pelo atual secretário de Articulação Municipalista Orleans Brandão (MDB).

É o terceiro sinal emitido por Brandão apontando para a candidatura do sobrinho a governador.

  • há duas semanas, o Palácio dos Leões fez publicar pesquisa que aponta Orleans com 16,7% das intenções de votos; 
  • dias depois, o governador reuniu prefeitos no Palácio dos Leões com a presença do secretário, para falar de ações;
  • o fortalecimento da Secretaria de Governo é o terceiro ato, já que Orleans vem sendo cotado para assumi-la.

Brandão nunca falou sobre seu futuro no governo, o que tem ligação direta com o futuro do próprio sobrinho-candidato.

No início de 2025, no entanto, vem dando cada vez mais sinais de que ficará no cargo.

De onde pretende embalar a candidatura do secretário municipalista…

Brandão volta atrás da “volta atrás” sobre assessor do seu vice…

Menos de 24 hora depois de ter “desnomeado” o procurador Rodrigo Maia do corpo de auxiliares da vice-governadoria, governador reconsiderou de novo e o devolveu ao mesmo lugar de antes

 

LIGADO A FLÁVIO DINO, Rodrigo, foi, voltou e foi de novo nos planos de Carlos Brandão

O governador Carlos Brandão (PSB) promoveu nesta terça-feira, 18, uma espécie de “volta dos que não foram” no caso envolvendo o procurador do estado Rodrigo Maia; em menos de 24 horas, ele voltou atrás da volta atrás e recolou novamente o auxiliar à disposição da vice-governadoria.

  • Rodrigo Maia havia sido posto à disposição do vice-governador Felipe Camarão na semana passada;
  • nesta segunda-feira, 17, Brandão voltou atrás e desconsiderou a decisão, tirando Rodrigo da vice;
  • mas nesta terça-feira, 18, ele mudou novamente de ideia e devolveu o procurador ao posto anterior.

As idas e vindas do governador foi tratada neste blog Marco Aurélio d’Eça, no post “Camarão sobre exonerações na vice-governadoria: “movimentos normaiss de cargos…”; Brandão explicou que a devolução de Rodrigo Maia para a Procuradoria atendeu a um pedido do procurador-geral Valdênio Caminha.

Questionado sobre o assunto, o vice-governador Felipe Camarão (PT) disse ter visto o fato como uma “decisão natural do governador sobre cargos e peças do governo.”

MENOS DE 24 HORAS. A renomeação de Rodrigo Maia foi publicada no Diário Oficial do Estado

Este blog Marco Aurélio d’Eça apurou que a “desnomeação” do delegado Jefferson Portela  – que viveu a mesma situação de Rodrigo Maia – também está sendo reavaliada no Palácio dos Leões.

Mas esta é uma outra história…

Felipe Camarão vai ocupando espaços próprios de poder…

Em meio à batalha fratricida entre dinistas e brandonistas, vice-governador decidiu construir a própria ponte com o governador Carlos Brandão e uma agenda política própria no interior e em Brasília

 

CAMARÃO EM DOIS MOMENTOS NO INTERIOR: em Imperatriz, no ato de regularização fundiária, e em Amarante, com título de cidadão do município

Em meio à batalha quase campal que deputados chamados dinistas travam na Assembleia Legislativa com a ala brandonista do governo Carlos Brandão (PSB), o vice-governador Felipe Camarão (PT) começou a trilhar uma agenda própria, tanto na política quanto na relação institucional.

Três fatos dos últimos dias atestam esse novo momento vivido por Camarão:

  • 1 – ainda no fim de semana, o vice comemorou parecer da Advocacia-Geral da União contra o bloqueio de 15% dos precatórios do Fundef para pagamento de advogados;
  • 2 – neste início de semana, ele participou de importante agenda política institucional em Imperatriz, no ato de regularização fundiária entre o município e Tribunal de Justiça;
  • 3 – a confiança mútua entre o vice e o governador foi reforçada nesta segunda-feira, 10, com a cessão do delegado Jefferson Portela para sua assessoria.

“O servidor requisitado (…) fica cedido, com ônus ao órgão de origem, à vice-governadoria, a fim de que exerça função de excepcional interesse público, restando-lhe assegurados os mesmos direitos a que faça jus no órgão de origem”, diz a decisão de Brandão sobre Portela.

Este blog Marco Aurélio d’Eça já havia apontado na semana passada o novo momento político de Felipe Camarão, como líder político do seu grupo e principal nome do PT maranhense para 2026; este fato foi analisado no post “Camarão como liderança maranhense em Brasília…”.

“Decidido à unificação do seu projeto de poder com o do governador Carlos Brandão (PSB), o vice-governador Felipe Camarão (PT) passou a assumir a frente de articulações importantes do Maranhão em Brasília, sobretudo na área da Educação”, destacou este blog.

Fortalecido com deputados estaduais de uma futura base do PT, em paz com Brandão e com o Palácio dos Leões, desvinculado da guerra entre dinistas e brandonistas na Assembleia, e confirmado pela direção nacional do PT como o nome do partido no Maranhão, Felipe Camarão inicia ainda neste semestre uma nova etapa de sua pré-campanha.

Ele vai percorrer diversos municípios maranhenses, em reuniões com prefeitos e lideranças.

Mas esta é uma outa história…

Palácio dos Leões quer bancada em peso por Iracema na Câmara Federal

Governo Brandão iniciou uma ofensiva em Brasília contra a ação do partido Solidariedade que questiona no STF a reeleição da presidente da Assembleia Legislativa, o que vai expor também quem é quem entre dinistas e brandonistas

 

O TAMANHO DA BANCADA?!? Dos 18 deputados maranhenses, Duarte Júnior, Rubens Jr. e Aluisio Mendes já atenderam ao pedido do Palácio

O governo Carlos Brandão (PSB) iniciou em Brasília uma ofensiva considerada até Kamikaze, contra a ação do partido Solidariedade que questiona a reeleição da deputada estadual Iracema Vale (PSB) à presidência da Assembleia Legislativa.

O objetivo é chamar os membros da bancada federal para discursos em que denunciam o processo como ameaça à democracia:

A estratégia tem dois objetivos principais:

  • 1 – expor ao país o uso político do Supremo Tribunal Federal pelo ministro Flávio Dino;
  • 2 – revela na bancada maranhense quem é quem entre deputados dinistas ou brandonistas.

Até agora, dos 18 deputados federais maranhenses, Brandão – que esteve na capital federal na terça-feira, 17 – conseguiu discursos de Aluisio Mendes (PRB), Rubens Pereira Jr. (PT) e Duarte Júnior (PSB), como revelou este blog Marco Aurélio d’Eça nos posts ,e,e, ce e

  • Aluísio Mendes é aliado de Iracema Vale antes mesmo de ser aliado de Brandão;
  • Rubens Jr. é afilhado de Flávio Dino, mas tem o pai no secretariado de Brandão;
  • Duarte Jr. surgiu na política pelas mãos de Dino, mas hoje é aliado de Brandão.

A estratégia de Brandão – que, segundo apurou este blog Marco Aurélio d’Eça foi pensada mesmo por Marcus Brandão – dividiu opiniões tanto entre os brandonistas quanto os dinistas.

  • para muitos, tem efeito zero no STF a gritaria na Câmara;
  • para outros, a tentativa de constrangimento irrita ministros.

De qualquer forma, a quantidade de deputados federais que se manifestar até esta quinta-feira, 19, quando se encerram os trabalhos na Câmara Federal, trará à classe política uma outra revelação:

O tamanho do dinismo e do brandonismo entre os deputados federais…

Uma aposta e uma escolha para 2026…

Ex-deputado Joaquim Nagib Haickel, experiente observador da cena política maranhense não vê mais chances reais de um entendimento entre o ministro Flávio Dino e o governador Carlos Brandão; e desenha futuros prováveis para a sucessão estadual

 

EXPERIÊNCIA E HISTÓRIA. Joaquim Haickel na antiga tribuna que homenageava seu pai: conhecimento para fazer prognósticos

Analista político e autor de um dos blogs de análises mais respeitados do Maranhão, o ex-deputado Joaquim Nagib Haickel expôs suas impressões sobre a guerra fratricida envolvendo os grupos do ministro Flávio Dino e do governador Carlos Brandão (PSB). 

Caso o governador queira deixar o governo para concorrer, em seu lugar assume o vice, que neste caso pertence ao grupo de Flávio Dino, o que por si só inviabilizaria tal projeto, pois não haveria confiança suficiente entre as partes, principalmente depois do episódio da eleição na Alema”, aponta Haikel.

O ex-deputado faz uma aposta e revela uma escolha para 2026:

  • A aposta: se fosse para apostar, eu apostaria que Brandão ficará no governo até o fim de seu mandato, e fará de tudo para eleger seu sucessor, dois senadores e uma grande bancada de deputados federais e estaduais…
  • A escolha: que Brandão e Felipe se desincompatibilizassem para concorrer ao Senado, e para seus lugares fossem escolhidos, na Alema, quem pudesse fazer uma transição sem litígios e traumas; e que a sucessão deles pudessem nos trazer pelo menos alguma esperança de dias melhores.

“Se a Justiça brasileira for minimamente séria, não sofrer influência espúria ou corporativismo”, o ex-parlamentar não vê chances de prosperidade na ação de Othelino Neto (Solidariedade) contra o resultado da eleição na Assembleia  Continue lendo aqui…

Temendo nova insurgência, governo Brandão já monitora disputa na Famem…

Embora não se tenha notícia de movimentos que ameacem a candidatura do prefeito eleito de Bacabal Roberto Costa, Palácio dos Leões trabalha para não ser surpreendido pelo “mesmo time” que criou a “batalha da Assembleia”

 

BARBAS DE MOLHO. Temendo o que pode ocorrer com Roberto Costa, pelo “mesmo time” que fez com Iracema Vale, Palácio monitora eleição da Famem

O Palácio dos Leões acendeu um sinal de alerta desde a “batalha do 21X21 na Assembleia Legislativa e passou a monitorar mais de perto os movimentos rumo à disputa pela presidência da Federação dos Municípios (Famem).

  • temendo uma nova insurgência do “mesmo time” que gerou o empate duplo na Assembleia, as conversas com prefeitos se intensificaram;
  • na ausência do governador Carlos Brandão, que está de férias, este monitoramento é feito pelo Palácio dos Leões e na própria Assembleia.

É preciso deixar claro que não há no horizonte qualquer movimento político que ameace à candidatura do prefeito eleito de Bacabal, deputado Roberto Costa (MDB); mesmo assim, a cúpula do governo quer evitar surpresas como a que ocorreu na  Assembleia.

Além de Costa, também já manifestaram interesse na disputa pela Famem a prefeita reeleita de Chapadinha, Dulcilene Belezinha (PL), e o prefeito reeleito de Cantanhede, Zé Martinho, o Kabão (MDB).

Mas nenhum deles parece ter prosperado nas articulações, como já havia antecipado este blog Marco Aurélio d’Eça no post “Candidaturas de Kabão e Belezinha caem no esquecimento…”.

  • no Maranhão, são 217 prefeitos, dos quais menos de 200 são filiados à Federação municipalista;
  • neste caso, para ter maioria na eleição da entidade, são necessários pouco mais de 100 votos.

Há uma boa margem de garantia para Roberto Costa, mas a insurgência na Assembleia Legislativa levou o governo Brandão a botar as barbas de molho.

Afinal, como se viu entre os deputados, o voto secreto surpreende sempre…

Francisco Nagib vira bode expiatório do governo Brandão…

Deputado estadual do PSB é o mais visado dentre os que teriam votado no deputado Othelino Neto na batalha da Assembleia Legislativa e tem sido alvo de diversas matérias negativas na mídia alinhada ao Palácio dos Leões

 

ALVO PREFERENCIAL. Nagib vota na eleição da Mesa observado pelo líder do governo Neto Evangelista e pelo deputado Roberto Costa

A cúpula do governo Carlos Brandão (PSB) parece ter escolhido o deputado estadual Francisco Nagib (PSB) como exemplo de retaliação após a insurgência parlamentar que resultou no duplo empate de 21X21 na eleição da Mesa Diretora da Casa, na quarta-feira, 13.

  • o deputado de Codó tem aparecido como traidor em diversas matérias, em São Luís e no interior;
  • coincidência ou não, ele foi o único a ter cancelado um evento do governo em Codó, nesta segunda-feira, 18;
  • e também é o único que tem sido procurado pela imprensa para rebater as acusações do Palácio dos Leões.

Mas por que Nagib virou bode expiatório diante de 21 outros insurgentes em favor de Othelino Neto (Solidariedade)?!?

Milionário, filho do industrial e prefeito eleito de Codó Francisco Oliveira, o FC Oliveira (PT), o deputado codoense foi visto pela cúpula do Palácio dos Leões, além de apoiador de Othelino, também como financiador e operador da insurgência que conseguiu convencer outros 20 parlamentares a votar contra o governo.

É, portanto, alguém com “couro grosso”, capaz de aguentar as pancadas do governo sem maiores traumas.

Um ótimo exemplo para quem pensa em se manter na oposição…

A imagem que incomodou o Palácio dos Leões…

Foto que mostra o deputado Fernando Braide em um hotel de Brasília, ao lado de deputados dinistas e do professor Samuel Barroso levantou diversas teorias da conspiração entre a cúpula do governo Brandão sobre a sucessão estadual de 2026

 

MOINHOS DE VENTO. Junto a dinistas, a presença de Fernando Braide chamou a atenção dos Dom Quixotes do Palácio dos Leões (imagem: reprodução, da reprodução do original)

É uma foto singela, no hotel Meliá, de Brasília, em que aparecem parlamentares maranhenses em passagem pela capital federal, cada qual com seus motivos próprios; mas foi o suficiente para gerar, desde a semana passada, uma forte especulação sobre teorias da conspiração.

  • tudo por que, na imagem, aparece o deputado estadual Fernando Braide, irmão do prefeito Eduardo Braide (ambos do PSD); 
  • ele está com o prefeito eleito de Timon, Rafael, e mais os deputados dinistas Rodrigo Lago (PCdoB) e Leandro Bello (Podemos);
  • além deles, o professor Samuel Barroso, irmão do deputado federal Marcio Jerry (PCdoB) e duas pessoas não identificadas.

Segundo apurou este blog Marco Aurélio d’Eça, as teorias da conspiração começaram quando a imagem chegou ao Palácio dos Leões, encaminhada por um assessor da chefe de gabinete do governador, Luzia Waquim.

Na versão que chegou à cúpula do governo, há uma outra foto, esta em que Fernando Braide aparece apenas com Márcio Jerry, que, segundo a fonte palaciana, o ciceroneou nos corredores do Congresso Nacional.

Quem aparece na foto sou eu, e não Jerry; e quem esteve com o Fernando Braide foi eu”, explicou Samuel Barroso, o irmão do parlamentar. 

Este blog Marco Aurélio d’Eça apurou também que Fernando acompanhava o próprio irmão prefeito, em articulações partidárias na capital federal.

E quais são as teoria da conspiração surgidas com a imagem?!?

  • 1 – para os governistas, os dinistas se aproximariam dos Braide para – se nada der certo em 2026 – estarem em uma aliança para derrotar os Brandão;
  • 2 – ocorre que, na teoria dos dinistas, são os Brandão quem estão se aproximando dos Braide com o mesmo intuito: impedir os dinistas de voltar aos Leões.

Como se vê, a “Batalha dos 21X21 na Assembleia” levou a classe política maranhense a exorcizar fantasmas.

O que deve piorar cada vez mais com a aproximação de 2026…

Resultado da eleição na Assembleia aponta claramente para 2026…

Com dois empates seguidos de 21X21, a deputada Iracema Vale é considerada reeleita por ter mais idade que o ex-presidente Othelino Neto, num resultado que mostra claramente as dificuldades do governo Brandão em dialogar com a Casa; oposição dinista mostra recall para a sucessão estadual

 

PELO REGIMENTO. Iracema e Othelino tiveram a mesma votação, mas Iracema foi declarada vencedora por ter mais idade que o adversário

Na mais acirrada eleição da história da Assembleia Legislativa, a deputada Iracema Vale (PSB) foi considerada reeleita presidente da Casa após registrar dois empates em 21X21 com o deputado Othelino Neto (Solidariedade).

Mais do que uma insatisfação dos deputados com o governo, o resultado reflete a força da chamada oposição dinista e aponta problemas na articulação do governo em duas frentes:

  • 1 – vítima de uma comunicação arcaica e ultrapassada, o Governo do Estado não sabe dialogar com a base e com a população;
  • 2 – o Palácio dos Leões tem dificuldade de construir relações por que feitas na base da pressão, da ameaça e da retaliação.

Não há dúvidas de que este pleito terá impacto em 2026.

Isso fica evidente nas respostas dos próprios personagens da disputa – Iracema Vale e Othelino Neto – à pergunta específica deste blog Marco Aurélio d’Eça sobre a influência do resultado na sucessão estadual:

Nosso adversário se articulou bem e tem gente muito forte no Brasil ao seu lado, gente forte atuando; mas mesmo assim vencemos; nunca me senti tão feliz em ser mais velha”, declarou, referindo-se ao fato de ter sido declarada vencedora pela idade.

Embora não tenha citado nomes, Iracema Vale referiu-se claramente ao poder do ministro do Supremo Tribunal Federal Flávio Dino, a quem a maior parte da oposição maranhense ainda rende graças; Othelino é aliado de primeira hora do ex-governador, mas para ele o sinal para 2026 é outro:

a Assembleia deu um recado claro ao governo de que precisa ser livre, precisa ser respeitada como poder; ninguém confia em ninguém neste governo e esta desconfiança só tende a aumentar”, disse o parlamentar.

Uma das influências diretas será a repactuação e o realinhamento político entre governo, Assembleia, classe política e parlamentares.

É isso ou um caos se organizando no horizonte…

Duarte Jr. cada vez mais colado em Brandão…

Deputado federal que disputou as eleições de outubro como candidato do governo tem acompanhado o governador em todos os eventos oficiais; nascido para a vida pública por intermédio do ex-governador Flávio Dino, ele hoje é integrado à base aliada do Palácio dos Leões

 

COLADIN,COLADIN. Duarte Jr. chega com Brandão e o secretário Maurício Martins ao local do projeto sobre devolução de celulares roubados

Um personagem político de peso tem estado ao lado do governador Carlos Brandão (PSB) em praticamente todos os eventos oficiais desde o fim das eleições de outubro. Este blog Marco Aurélio d’Eça percebeu o movimento de troca do deputado federal Duarte Jr. (PSB) – da base dinista para a base brandonista – logo após a campanha, o que foi retratado no post Duarte Jr. agora é brandonista…”.

Só esta semana foram duas aparições coladas dos dois:

  • Duarte esteve com Brandão em Brasília, durante a inauguração da nova sede da Redif-MA;
  • também acompanhou Brandão pari passu em participação no programa “Devolva-me meu celular”.

Duarte é hoje considerado muito mais alinhado ao governador Carlos Brnadão (PSB) e seu grupo do que ao que restou do chamado dinismo, grupo que era liderado pelo agora ministro do Supremo Tribunal Federal Flávio Dino. Esse realinhamento político já havia sido notado antes mesmo do início da campanha; tanto que custou o afastamento de comunistas e petistas ligados a Dino”,  disse o texto, do dia 15 de outubro.

Ex-aluno do agora ministro do Supremo Tribunal Federal Flávio Dino, Duarte foi alçado por este à vida a partir de 2015, quando assumiu a direção do Procon-MA;

  • em 2018 elegeu-se deputado estadual pelo PSB;
  • concorreu à prefeitura como candidato de Dino em 2020;
  • em 2022 foi um dos mais votados deputados federais em São Luís;
  • em 2024 concorreu novamente à prefeitura, já na base de Brandão.

A movimentação política de Duarte Jr. é esperada pelo grupo Brandão de outros dinistas.

É a lealdade ao Palácio dos Leões que evitará a perda de poder, o que já vem ocorrendo, como registrou este blog Marco Aurélio d’Eça no início de outubro, no post “Dinismo começa a ser varrido do Maranhão…”.  

Mudanças que devem ser efetivamente postas em prática depois das eleições na Famem, na Câmara Municipal e na Assembleia Legislativa, onde Brandão espera eleger aliados.

Mas esta é uma outra história…