“Lula só tem um palanque no Maranhão, o do PT”, garante Felipe Camarão…

Candidato a governador diz que qualquer um pode pedir ao eleitor votos no presidente, mas o presidente só pedirá votos para ele, Eliziane e os candidatos da coligação

 

FELIPE CAMARÃO VAI LIDERAR O PALANQUE DE LULA NO MARANHÃO, com o PT e partidos aliados

O vice-governador Felipe Camarão deixou claro a este blog Marco Aurélio d’Eça, nesta terça-feira, 26, que o palanque do presidente Lula no Maranhão é o dele e do PT. Foi uma resposta direta ao post “Lula garante apoio à reeleição de Weverton…”.

“Legalmente não existe palanque duplo. O Weverton pode pedir votos para o Lula, como qualquer outro candidato a qualquer cargo. Mas, juridicamente, o Lula só pode pedir votos para os candidatos do PT e dos partidos formalmente coligados conosco”, explicou Camarão, que é advogado.

  • além de Camarão, o PT tem como candidata a senadora Eliziane Gama, que concorre à reeleição;
  • o partido de Lula está federalizado com o PCdoB e o PV, e deve se coligar também com o PSB.

Weverton Rocha é um dos lulistas que tentam garantir o palanque duplo de Lula no Maranhão, assim como a ex-governadora Roseana Sarney, que é do MDB, partido do candidato a governador Orleans Brandão.

O próprio Lula e o presidente nacional do PT, Edinho Silva, porém, já deixaram claro que o palanque lulista é o de Camarão.

O vice-governador ainda não iniciou debates sobre a segunda vaga de senador em sua chapa, que pode ser  para o próprio Weverton, inclusive.

Desde que o PDT coligue com o PT…

Vídeo do dia: Brandão e Camarão no mesmo palanque…

Entrega de veículos do PAC-SUS, do governo Lula, reuniu governador e vice pela primeira vez desde o rompimento, com direito a “saudação pública”

 

JUNTOS, MAS SEPARADOS. Camarão e Brandão mantiveram a urbanidade, à distância, no palanque de Lula

O vice-governador Felipe Camarão parece estar seguindo à risca as orientações do presidente Lula (ambos do PT) para fazer o mínimo de inimigos e evitar mais crises com o governador Carlos Brandão (sem partido); ele participou nesta quinta-feira, 14, da entrega de veículos do programa PAC-SUS do Governo Federal, recebido no palanque por Brandão.

  • foi a primeira vez que Camarão esteve no palanque de Brandão desde o ano passado;
  • o vice-governador fez questão de saudar “o governador do estado e toda sua equipe”.

“É uma tarde apenas para gradecer. Quero saudar primeiro o governador do estado e toda a sua equipe, saudar todos os profissionais de saúde, tanto da secretaria estadual quanto das secretarias municipais. As prefeitas e os prefeitos, deputados federais presentes… e cumprimentar a senadora Eliziane Gama (PT), que é uma grande batalhadora no Congresso Nacional, da base de apoio ao presidente Lula”, declarou Felipe Camarão.

CAMARÃO SAUDOU BRANDÃO, DEPUTADOS DINISTAS E BRANDONISTAS e cumprimentou a senadora Eliziane Gama, da base de Lula

Do evento também participaram os deputados federais dinistas Rubens Pereira Júnior (PT) e Márcio Jerry (PCdoB), citados por Camarão juntamente com outros parlamentares federais.

O gesto de Brandão e Camarão gerou diversas postagens ao longo do dia, em blogs e redes sociais, cada um com as suas interpretações.

Este blog Marco Aurélio d’Eça narra o fato cru.

Publicando o vídeo, que fala por si só….

Os gestos de Lula, os gestos do PT…

Encontro do presidente com Brnadão após receber Camarão, eventos de Cricielle com Orleans e cancelamento da vinda de Edinho silva mostram que a candidatura do vice-governador é apenas uma forçação de barra de dinopetistas

 

LULA RECEBE BRANDÃO LOGO APÓS GRAVAR COM CAMARÃO, enquanto Cricielle Muniz faz o L com Orleans em evento político

Análise da Notícia

A ala dinista do PT e os aliados do vice-governador Felipe Camarão no campo progressista e na mídia festejaram o vídeo do presidente Lula confirmando sua candidatura ao governo como se fosse uma vitória em final de Copa do Mundo.  Mas, pela própria imagem do presidente, percebe-se que o vídeo é uma forçação de barra dos dinistas com Lula.

  • tanto que, no mesmo dia, Lula recebeu o govenador Carlos Brandão (sem partido) com sorrisos de aliados;
  • e enquanto os dinopetistas  festejavam, a ex-secretária Cricielle Muniz atuava ao lado de Orleans Brandão (MDB);
  • e a pá-de-cal na festa camaronista veio hoje, com o cancelamento da vinda do presidente do PT, Edinho Silva a São Luís.

“Bom dia. O presidente Edinho precisou adiar sua vinda, em função de agenda com o presidente Lula em Brasília. Dessa forma, as agendas partidárias ficam suspensas até nova data, que será avisada com antecedência”, diz o comunicado de Edinho, encaminhado agora pela manhã à cúpula petista no Maranhão.

O vídeo de Lula às vésperas do encontro do PT até causou um certo alvoroço entre petistas e desconforto até mesmo entre os brandonistas; mas a maioria se perguntava se Felipe Camarão seguraria a candidatura ou iria trabalhar para levar o grupo dinista para o palanque do prefeito Eduardo Braide (PSD) mais lá na frente.

É exatamente esse namoro já indisfarçável dos dinistas com Braide que põem senões verdadeiros na candidatura do vice-governador.

  • o próprio Felipe Camarão demonstra claramente que, hoje, prefere disputar o Senado na chapa de Braide, e não o governo;
  • seus aliados no PT, no PSB, no PCdoB e em outros partidos da base dinista também não escondem essa preferência eleitoral.

Nos bastidores do PT, o cancelamento da viagem de Edinho Silva tem motivação em São Paulo, onde o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, admitiu compor com o petista Fernando Haddad; o PSD é o partido de Braide, namorado pelos dinistas.

Enquanto isso, o grupo Brandão vai fazendo a sua parte, mantendo os brandopetistas unidos e agora com um a clara opção de vice para Orleans, Cricielle Muniz.

E a candidatura de Felipe camarão volta á estaca zero, menos de 24 horas depois de ser incensada por Lula…

Em vídeo, Lula confirma Camarão como seu candidato a governador…

Fala do presidente da República será exibido durante plenária do PT, na próxima sexta-feira, 15, com a presença do presidente nacional do partido, Edinho Silva

 

FELIPE CAMARÃO TERÁ LULA EM SEU PALANQUE NO MARANHÃO, o que fortalecerá sua candidatura ao governo

O vídeo em que o presidente Lula diz com todas as letras que o vice-governador Felipe Camarão é o seu candidato a governador  do no Maranhão será a principal atração da plenária do PT, na próxima sexta-feira, 15.

  • Lula já gravou o vídeo, que deve ser publicado nos próximos dias;
  • o encontro do PT terá a presença do presidente nacional Edinho Silva.

A ala de Lula em favor do vice-governador tem sido motivo de desencontros entre a parte petista ainda alinhada ao governo Carlos Brandão (sem partido) e a militância pró-Camarão; este blog Marco Aurélio d’Eça já explorou o assunto, na postagem “O vídeo não-gravado por Lula que frustrou os dinistas…”.

a fala de Lula deixa claro que o palanque do presidente é o de Felipe Camarão.

E deve servir, inclusive, para reforçar alianças do vice…

Dinistas querem as duas vagas de senador na chapa de Braide…

Aliança tem o aval da cúpula nacional do PT e do governo Lula, desde que o prefeito de São Luís aceite compor com os candidatos indicados pelo grupo remanescente do governo Flávio Dino

 

DINISTAS ESTIVERAM COM GLEISI HOFFMANN NOVAMENTE para tratar das eleições no Maranhão (imagem meramente ilustrativa)

Um grupo de lideranças do chamado dinismo no Maranhão esteve reunido com a responsável pelas Relações Institucionais do governo Lula,  ministra Gleisi Hoffmann (PT); ela quis saber, mais uma vez, se o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), estaria disposto a ceder as duas vagas de senador em sua chapa.

“Nós ainda não travamos este tipo de conversa direta com ele, mas o certo é que a vaga do PT ao Senado está garantida para Felipe Camarão”, respondeu um dos dinistas.

Este blog Marco Aurélio d’Eça já havia tratado deste tema da chapa de Braide, em post no último sábado, 7, intitulado “A possível chapa de Eduardo Braide…”. 

Há dois nomes propostos para fechar o palanque do prefeito: o primeiro é o da senadora Eliziane Gama, que tem o apoio do próprio PSD, seu partido, mas também da cúpula do PT, sobretudo do presidente Edinho Silva, um pedido direto do presidente Lula.

O ministro dos Esportes André Fufuca (PP) seria uma preferência do próprio Braide.

Mas a definição da chapa deve ocorrer somente em julho, nas convenções partidárias…

Eliziane Gama sabe o que ninguém mais sabe…

Companheira de viagem de Lula por uma semana no próprio avião presidencial, senadora volta com tudo o que se precisa sobre a sucessão maranhense

 

A PROXIMIDADE DE ELIZIANE COM LULA DÁ A ELA POSIÇÃO PRIVILEGIADA no debate sobre o palanque lulista no Maranhão

Análise da Notícia

A senadora Eliziane Gama (PSD) passou uma semana em momentos de proximidade exclusiva com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT); ela foi a única maranhense na viagem de Lula à Ásia, no avião presidencial. E ficou no mesmo hotel do presidente, tanto na Índia quanto na Coreia do Sul e Abu-Dabi.

  • neste período, a senadora teve diversos momentos reservados de conversa com Lula;
  • além disso, privou de momentos de descontração, em jantares e intervalos de bate-papo.

“Missão internacional cumprida com sucesso! E com resultados concretos para o Brasil e para o Maranhão. Quando o Brasil amplia sua presença no mundo, o Maranhão avança junto. Mais oportunidades, mais desenvolvimento e mais caminhos abertos para nossa gente”, avaliou Eliziane, em postagem de balanço da viagem internacional.

Este blog Marco Aurélio d’Eça já havia mostrado a intimidade da senadora com o presidente na postagem exclusiva do instagran, intitulada “O carinho de Lula por Eliziane”.

Não há dúvidas de que uma viagem como esta, de 10 dias, com contato intenso o tempo inteiro e intervalos de conversas próximas no voo, servem para estreitar fortemente os laços, que Eliziane já mantém, tanto com Lula quanto com Janja. Além disso, o momento político da viagem foi fundamental para isso.

  • Eliziane acompanhou Lula exatamente no período em que, no Maranhão, se discute o futuro do palanque lulista;
  • a senadora estava com o presidente, por exemplo, durante a reunião de Brandão com Edinho Silva, presidente do PT.

É óbvio que momento tão delicado tenha sido informado diretamente a Lula, seja por Edinho Silva, seja pela ministra Gleisi Hoffmann; ao lado de Lula no exterior, naturalmente que Eliziane ouviu as impressões do presidente, sobretudo pelo fato de também ser uma das interessadas no debate.

Eliziane volta da viagem internacional com Lula sabendo de tudo o que ninguém mais sabe no Maranhão.

Até por que, se não souber, nem tem por que reivindicar candidatura…

A difícil equação de Lula para o Senado no Maranhão…

Presidente manifesta preferência por quatro nomes, mas na disputa só cabem dois candidatos em cada chapa majoritária para as duas vagas que serão abertas em outubro

 

SÃO QUATRO, MAS SÓ CABEM DOIS. Dois dos “preferidos por Lula” vão ter que ficar de fora da chapa de senadores no Maranhão

Ensaio

Se já está difícil resolver a equação para a escolha do candidato a governador que representará o palanque do presidente Lula (PT) no Maranhão, o próprio Lula dificulta ainda mais as coisas, ao se posicionar por quatro nomes preferenciais na disputa pelo Senado.

  • o presidente já disse diversas vezes que quer o governador Carlos Brandão (Sem partido) em uma das vagas para o Senado; 
  • mas ele já manifestou preferência também pelo ministro André Fufuca e pelos senadores Weverton rocha e Eliziane Gama.

São apenas duas vagas em disputa e cada chapa que concorrer pelo governo pode indicar só dois candidatos a essas vagas.

Sinal de que ao menos dois desses “preferidos de Lula” vão sobrar na hora de fechar a chapa…

Felipe Camarão volta a postar ao lado de Lula…

Vice-governador está em Salvador, nas comemorações dos 46 anos e fundação do PT, em contato direto com a cúpula naci0nal do partido

 

FELIPE COM LULA, NA BAHIA: vice-governador quer ter a liderança do PT maranhense nas eleições de 2026

O vice-governador  Felipe Camarão voltou a postar neste sábado, 7, ao lado do presidente Lula; os dois participam do aniversário de 46 anos do PT, na capital baiana.

“Estar em Salvador, no palco ao lado do presidente Lula e de tantos militantes e lideranças que ajudaram e ajudam diariamente a escrever essa trajetória, é reafirmar que essa história continua viva”, disse o vice-governador, em suas redes sociais.

  • Felipe Camarão já havia estado também com o ex-ministro José Dirceu e com o presidente nacional do PT, Edinho Silva;
  • em salvador, estão também diversos petistas maranhenses, muitos ligados ao governo Brandão e outros ao próprio Camarão

CAMARÃO APLAUDE PRESIDENTE DURANTE DISCURSO. Versões sobre posição petista se espalham no Maranhão

Na sexta-feira, 6, petistas como Zé Inácio, Marcio Jardim e Raimundo Chocolate confirmaram ao titular deste blog Marco Aurélio d’Eça que a cúpula nacional do PT havia descartado o apoio á candidatura do MDB no Maranhão.

Neste sábado, porém, outros petistas – como Criciele Muniz, Genilson Alves e o mesmo Zé Inácio – deram versões diferentes a outros blogs, dizendo que ainda não há nenhuma decisão sobre o palanque a ser escolhido pelo partido do presidente Lula.

Lula encerrou o encontro com forte discurso de unidade à militância…

Brandão vai, de novo, a Lula e ao PT…

Governador pretende confirmar o secretário Orleans Brandão ao conjunto de partidos de sua base política, mas espera, antes, falar com o presidente e os líderes nacionais petistas

 

GOVERNADOR JÁ SE DECIDIU PELA CANDIDATURA DE ORLEANS, mas ainda quer garantir a presença de Lula no palanque

O governador Carlos Brandão (sem partido) pretende fazer uma ampla reunião partidária, ainda neste mês de janeiro, para definir os rumos da campanha do secretário Orleans Brandão (MDB) ao Governo do Estado. Antes, porém, ele quer conversar novamente com o presidente Lula e com o presidente nacional do PT, Edinho Silva.

  • está praticamente fora de questão na agenda de Brandão uma reaproximação com o grupo remanescente do governo Flávio Dino;
  • ele, porém, quer garantir a presença de Lula e do PT na aliança que vai embalar a campanha de Orleans, sob o seu comando.

Além do MDB, compõem a base do governo Brandão PP, União Brasil, Republicanos, PV, PDT, PSDB, Podemos, Cidadania e PRD. Nesta conta, entra também parte do PT, que tem o vice-governador Felipe Camarão como pré-candidato, e o PSB, hoje afastado do Palácio dos Leões, mas com diversos deputados estaduais e federais ainda filiados.

Brandão quer definir a chapa que vai concorrer em outubro antes mesmo do carnaval.

para que a campanhas e intensifique após a folia de Momo…

Em nova reunião com Lula, Weverton reforça protagonismo na busca por palanque único no MA…

Senador ouviu do presidente o interesse em unificar a base sob a liderança do governador Carlos Brandão, com quem vai conversar após viagem a Nova York

 

HABITUÉ DO PALÁCIO. Weverton tem segunda reunião com Lula em apenas dois dias para tratar da situação política no Maranhão…

Como um dos líderes do PDT, o senador Weverton Rocha participava da reunião com Lula (PT), quarta-feira, 17, no Palácio do Planalto, quando aproximou-se do presidente em uma roda com o ex-ministro Carlos Lupi, a senadora Leila Barros (DF), e o líder do partido na Câmara, Mário Heringer (MG). 

“Weverton, preciso tratar com você sobre o Maranhão; agende com meu chefe de gabinete e venha tomar um café amanhã comigo”, disse Lula, segundo apurou este blog Marco Aurélio d’Eça; no dia seguinte, lá estava o senador, que se fez acompanhar do ex-prefeito de São Bernardo do MA João Igor Carvalho (PDT).

  • Lula voltou a falar sobre a sucessão no Maranhão e a divisão de sua base política no estado;
  •  confirmou que tratará com o governador Carlos Brandão (PSB) depois da viagem a Nova York.

João Igor Carvalho permaneceu na antesala do gabinete presidencial no Palácio do Planalto, mas entrou para fazer a foto que ilustra este post; da conversa de Lula com Weverton, este blog Marco Aurélio d’Eça apurou o seguinte:

  • o presidente vai voltar a dizer a Brandão que é um erro dele não disputar o Senado;
  • mas também mostrou-se incomodado em emparedar o governador sobre candidatos;
  • para Lula, o ideal é que o próprio Brandão coordene o processo de escolha do governador.

Ainda segundo apurou este blog Marco Aurélio d’Eça, o senador Weverton Rocha mostrou-se pouco à vontade na condição de “interlocutor da unidade” e chegou a lembrar Lula sobre as eleições de 2022, quando tanto o presidente quanto o então governador Flávio Dino optaram por Brandão – e não por ele – como candidato a governador.

Em contato com este blog Marco Aurélio d’Eça, já na manhã desta sexta-feira, 19, o senador não quis negar, nem confirmar o que foi apurado, mas revelou uma posição pessoal externada ao presidente:

“Brandão é uma escolha deles próprios [de Lula e Dino] que eu não concordei, tanto que saí candidato; depois, eu reconheci a escolha, me aproximei de Brandão e, agora que estou próximo, não faz sentido me afastar por que A ou B não quer mais. Eu disse ao presidente que seguirei com o governador”, ressaltou Weverton.

Tradução do contexto: Weverton certamente – e Lula, provavelmente – já mostraram de que lado vão ficar.

Simples assim…