0

Weverton recebe apoio oficial de Eudes Barros…

Prefeito da Raposa reafirmou compromisso de seguir mais uma vez com o senador, que garante apoio de três dos quatro municípios da Grande São Luís

 

WEVERTON FECHA COM TRÊS DOS QUATRO PREFITOS DA GRANDE SÃO LUÍS para seu projeto de reeleição ao Senado

O senador Weverton Rocha (PDT) recebeu nesta segunda-feira, 1º, o prefeito de Raposa, Eudes Barros (PL), que declarou apoio à sua reeleição ao Senado.

“Quero dizer ao povo da Raposa que Weverton é o nosso senador. Nós vamos trabalhar nessa caminhada. Estamos juntos, meu irmão; vamos fazer o que tiver ao nosso alcance para mais uma vez fazer você ser o nosso senador da Raposa”, declarou o prefeito.

  • Weverton tem também apoio dos prefeitos de Ribamar, Julinho Matos, e de Paço do Lumiar, Fred Campos;
  • a aliança de Eudes garante três dos quatro gestores dos municípios da região metropolitana de São Luís.

Ao agradecer o apoio, o senador lembrou sua atuação nestes sete anos e meio e reafirmou o compromisso com o município.

“Muito obrigado, quero dar um abraço em todos os amigos da Raposa. Estes sete anos e meio foram de muito trabalho, como vice-líder do governo Lula, em Brasíla. Ter a oficialização do apoio de um prefeito importante daqui da ilha de São Luís, como Eudes, um prefeito dedicado, e, acima de tudo, comprometido com o seu povo, fortalece e renova a nossa parceria”, destacou Weverton.

O senador lembrou os anos de trabalho como vice-líder do governo Lula e afirmou que vai continuar a ajudar o Maranhão.

Não só com leis, mas também como parceria com os municípios…

Orleans vai cercando toda a ilha de São Luís…

Candidato do MDB avança tanto na capital maranhense quanto nas regiões de São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar, o que pode fazer diferença na soma final da disputa pelo governo

 

ORLEANS EM EVENTO COM CRICIELLE EM SÃO LUÍS. Força na Região Metropolitana fará diferença na disputa geral de votos

Análise da Notícia

O candidato do MDB ao Governo do Estado, Orleans Brandão, tem adotado uma estratégia que pode fazer toda a diferença na polarização da disputa contra o ex-prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD); além de ocupar a capital maranhense – onde Braide tem grande musculatura eleitoral – Orleans já mostra força em São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa.

  • a estratégia é diminuir a diferença pró-Braide em São Luís e vencer em ao menos dois dos três outros municípios da ilha;
  • faltando cinco meses para o início da campanha oficial, o comando da campanha já sabe que pode ganhar em Raposa e Paço.

“A diferença de votos na Grande São Luís terá influência direta no interior. O Orleans tem se fortalecido tanto em Ribamar quanto em Paço e, principalmente, em Raposa. Venceremos bem em Raposa e já caminhamos para vencer em Paço”, analisa o deputado estadual Dr. Yglésio Moyses (PRD), que é candidato a deputado federal e tem forte militância na região metropolitana.

Para além do Estreito dos Mosquitos

A chegada de Orleans na região metropolitana de São Luís coincide com a ida de Braide para o interior, notadamente na região tocantina. Mas o problema do ex-prefeito é a falta de densidade política, de capilaridade eleitoral e, sobretudo, de repercussão midiática de suas ações.

  • Braide apostou que sua postura outsider, distante da política, teria no interior o mesmo efeito que teve em São Luís;
  • sem apoio das forças políticas na maioria dos municípios, ele fica isolado, agregando apenas os desgarrados do poder. 

“Tenho acompanhado a movimentação de Orleans no interior e o que se vê é uma forte adesão da classe política; na região tocantina nós conseguimos agregar todas as forças. Isso vai pesar na soma final”, acredita o ex-chefe da Casa Civil Sebastião Madeira (MDB), candidato a uma vaga na Assembleia Legislativa. Essa questão já foi abordada neste blog Marco Aurélio d’Eça, no post “Adversários já exploram ‘temor que a classe política tem de Braide’…”.

A disputa se desenha como num tabuleiro de xadrez, com cada peça movimentada fazendo grande diferença no fim da partida.

E o desenho da eleição mostra que, nestes primeiros movimentos, são de Orleans as melhores jogadas.

E o jogo ainda nem começou de fato…

Possível aliança de Braide e Natércio em São José de Ribamar…

Ex-prefeito de São Luís avança na cidade balneária em articulação com o vice-prefeito, o que pode movimentar o cenário político na região metropolitana

 

NATÉRCIO E BRAIDE TÊM CONVERSADO NOS BASTIDORES DAS ELEIÇÕES EM RIBAMAR; aliança mexe com o cenário na Grande São Luís

O ex-prefeito de São Luís Eduardo Braide (PSD) iniciou um movimento em São José de Ribamar que pode resultar em importante avanço na região metropolitana. Ele passou a observar mais de perto as movimentações do vice-prefeito Natércio Santos, liderança com forte aceitação popular e presença política no município.

  • a possível aproximação entre Natercio e Braide já movimenta conversas de bastidores, mesmo ainda sem declaração oficial;
  • o diálogo político tem sido interpretado como um sinal importante para a formação de alianças eleitorais na cidade balneária.

Essa movimentação ganha ainda mais peso diante do desgaste político do prefeito Dr. Julinho Matos  (Podemos), hoje com alta rejeição no município.

Depois de passar boa parte da gestão criticando o governo Brandão, Julinho se aproxima do Palácio dos Leões numa tentativa de fortalecer o projeto político do próprio filho.

Mas uma aproximação entre Braide e Natercio teria força para mexer diretamente com o equilíbrio político da Grande Ilha…

Hilton Gonçalo defende ampliação do transporte ferroviário em visita à estação da Vale

O pré-candidato ao Senado, Hilton Gonçalo, visitou a estação de trem da Vale, no bairro da Anjo da Guarda, em São Luís, onde foi recebido por membros da diretoria da Estrada de Ferro Carajás. Durante o encontro, foram discutidos projetos e investimentos voltados ao fortalecimento do transporte ferroviário no Maranhão.

Na oportunidade, Hilton voltou a defender a criação de uma nova parada no trem de passageiros que liga São Luís a Parauapebas.

A reivindicação é para que a estação seja implantada no município de Bacabeira, considerado o Portal do Turismo dos Lençóis Maranhenses e um importante ponto estratégico para o desenvolvimento regional.

Segundo informações apresentadas durante a visita, a previsão é de que a instalação da nova estação aconteça em 2027. A notícia foi recebida com entusiasmo pela prefeita de Bacabeira, Naila Gonçalo, que participou do encontro ao lado de lideranças políticas e representantes da região.

Naila destacou a importância do projeto para a população maranhense, especialmente para os moradores de Bacabeira, que poderão contar com mais mobilidade, geração de oportunidades e fortalecimento do turismo na região.

Hilton Gonçalo tem se consolidado como um dos principais defensores da ampliação dos modais de transporte no Maranhão. O ex-prefeito também é um dos entusiastas da proposta de reativação do trem de passageiros ligando São Luís a Itapecuru-Mirim, através da TransNordestina.

“Um momento importante de aprendizado, troca de experiências e conhecimento sobre um sistema que contribui diretamente para o desenvolvimento do nosso Maranhão. Seguimos trabalhando e buscando sempre o melhor para o nosso povo”, declarou Hilton.

Além de Hilton e Naila, também participaram da visita a ex-prefeita de Bacabeira, Fernanda Gonçalo, e o secretário municipal de Cultura e Esporte, Dan Castro.

Da Assessoria

Orleans vai fortalecer presença em São Luís…

Ao lado de vereadores e deputados estaduais com atuação na região metropolitana, pré-candidato do MDB pretende focar ações nos quatro municípios da ilha

 

SÃO LUÍS A VISTA. Fortalecido no interior, Orleans Brandão começa a pensar sua atuação na capital maranhense

O secretário de Assuntos Municipais Orleans Brandão, pré-candidato do MDB ao Governo do Estado, vai começar a fortalecer presença em São Luís e nos demais municípios da região metropolitana.

Fortalecido no interior do estado, com apoio de inúmeros prefeitos e lideranças em vários municípios, o secretário quer agora focar no eleitor da Grande São Luís.

  • fiador do projeto, o governador Brandão já discutiu o assunto com presidente da Câmara Municipal Paulo Victor;
  • Orleans deve envolver nas ações também vereadores da base e deputados com atuação na região metropolitana.

“Como Secretário de Assuntos Municipalistas, meu papel é ser a ponte entre o Governo do Maranhão e as 217 cidades do estado. Nosso trabalho é garantir que as demandas de cada cidade sejam ouvidas. É alinhar a infraestrutura, a saúde, a educação, o social… para que o desenvolvimento chegue de verdade em todos os cantos!”, diz Orleans, em suas redes sociais.

A presença mais intensa em São Luís tem também o objetivo de polarizar a disputa com o prefeito Eduardo Braide (PSD), que tem forte penetração na capital, em São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar.

Em sua maioria, a base da Câmara é toda alinhada ao Palácio dos Leões.

E tem força para fazer este contraponto pró-Orleans…

1

Lahésio busca vice na Grande São Luís…

Candidato do partido Novo tem conversado com importantes lideranças da região metropolitana para formar a chapa com a qual pretende disputar as eleições de 2026

 

ENVOLVENDO O MARANHÃO. Com vice da região metropolitana de São Luís, Lahésio amplia sua base eleitoral no estado

O candidato do Partido Novo ao Governo do Estado, Dr. Lahésio Bonfim, iniciou uma série de conversas para escolha do seu companheiro de chapa nas eleições de 2026.

  • Lahésio quer um vice da região metropolitana de São Luís;
  • ele entende que uma chapa assim abrangeria todo o estado.

Com forte penetração na região tocantina, onde lidera praticamente em todos os municípios, o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes quer se fortalecer também na região mais ao norte do Maranhão, de influência direta da capital, São Luís.

No primeiro semestre, ele montou escritório em São Luís e começou a se movimentar pela região metropolitana.

Dessas conversas com lideranças da capital, de São José de Ribamar, de raposa e de paço do Lumiar ele pretende escolher o seu companheiro de chapa. 

1

“Os melhores estão do nosso Lado em São Luís”, afirma Paulo Victor…

Presidente da Câmara Municipal reafirmou sua candidatura com foco na capital maranhense e com apoio de vários vereadores que chegaram perto dos 10 mil votos nas eleições de 2024

 

BASE EM SÃO LUÍS. Com apoio de colegas vereadores, Paulo Victor espera sair de São Luís com eleição praticamente garantida a deptuado estadual

O presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Paulo Victor (PSB) reafirmou nesta terça-feira, 30, sua pré-candidatura a deputado estadual e reforçou que seu foco na campanha será São luís.

“A gente está tendo calma e tranquilidade para montar uma pré-campanha respeitando o processo e a nossa política, que é feita aqui em São Luís. Os melhores estão do nosso lado”, ressaltou PV, em entrevista ao jornalista Thiago Azevedo, do Portal Tribuna98. E completou: “tenho apoio de Beto Castro (Avante), que teve quase 10 mil votos, Astro de Ogum (PCdoB), com quase 10 mil votos, Marlon Botão (PSB), uma parte que vota no Octavio Soeiro (PSB), Wendell Martins (Podemos)… Só aqui na Câmara Municipal de São Luís os vereadores mais bem votados apoiam minha candidatura. A gente sai com uma base eleitoral muito forte em São Luís”.

  • Paulo Victor ressaltou que o momento da pré-campanha é de estudo dos movimentos no interior;
  • ele pretende construir base forte na região metropolitana, que garanta sua eleição a partir da capital.

Nas últimas semanas, o presidente da Câmara Municipal passou a observar os movimentos de candidatos no interior, onde a guerra por busca de apoio é fortíssima, o que fez rever sua estratégica.

“Nossa base em São Luís é muito forte. Acredito que este é o melhor momento para que a gente saia desta Casa Legislativa rumo à Assembleia”, finalizou o parlamentar.

Como deptuado estadual a partir de 2027, Paulo Victor pretende tornar-se maior protagonista na disputa pela Prefeitura de São Luís, como já revelou este blog Marco Aurélio d’Eça, no post “Sucessão de Eduardo Braide passa por 2026…”.

Mas esta é uma outra história…

Lahésio Bonfim fortalece alianças na capital e visita hospital referência em oncologia

Focado na relação coma população ludovicense, candidato do Novo visitou o Hospital Aldenora Bello, referência em tratamento contra o câncer

 

PAUTA DIÁRIA. Em São Luís, Lahésio cumpre agenda ao lado dos seus coordenadores de campanha

O médico Lahésio Bonfim teve mais uma semana marcada por agendas estratégicas na Grande São Luís. Recebendo lideranças de diferentes regiões do Maranhão, ele reafirma suas ações baseadas em diálogo.

Acompanhado de seu coordenador político, o ex-deputado César Pires – que também surge como um dos principais nomes para compor a chapa ao Senado Federal – Lahésio tem intensificado as conversas com aliados e reforçado sua presença na capital, onde já mantém base política consolidada.

  • um dos pontos altos da semana foi a visita ao Hospital Aldenora Bello, especializado no tratamento oncológico;
  • ele foi recebido pelo diretor Antonio dino Tavares, ao lado do presidente estadual do partido Novo, Leonardo Arruda.

“O que vimos aqui é um retrato da saúde maranhense: falta de estrutura, carência de apoio e muita dedicação por parte dos profissionais. Precisamos mudar esse cenário com seriedade e compromisso real com o povo”, enfatizou Lahésio.

Lahésio é uma das principais alternativas ao Palácio dos Leões, segundo as pesquisas…

Consolidado no interior, Lahésio Bonfim intensifica presença em São Luís…

Diante das especulações de que o prefeito da capital não disputará 2026, candidato do partido Novo quer aproximar-se ainda mais da população da região metropolitana, que tem peso decisivo no processo

 

FORÇA NO INTERIOR, PRESENÇA NA CAPIAL. Lahésio aposta nas lideranças do Novo na região da Grande São Luís

O candidato do partido Novo a governador, Dr. Lahésio Bonfim, iniciou esta semana uma estratégia que visa fortalecer sua presença em São Luís, onde teve quase 28% dos votos nas eleições de 2022. Fixado na capital, o ex-prefeito pretende estar presente também nos municípios da região metropolitana – São José de Ribamar, Paço do Lumiar e raposa.

  • segundo colocado nas eleições de 2022, Lahésio vê a Grande São Luís como decisiva nas sucessão de 2026;
  • sua presença se intensifica exatamente quando se especula que o prefeito Eduardo Braide não será candidato.

“Essa presença mais próxima é fundamental. O eleitor quer ver o político no chão da cidade, ouvindo, debatendo, resolvendo. E é exatamente isso que Lahésio está fazendo agora”, comentou um dos coordenadores do Novo.

Na segunda-feira, 9, Lahésio se reuniu com as lideranças do partido em  São Luís; é com nomes como o ex-deputado estadual César Pires – pré-candidato do Novo ao Senado – que Lahésio pretende ocupar espaços na capital.

O ex-prefeito está consolidado na segunda posição das pesquisas, com índices que variam entre 20% e 25% das intenções de votos em todos os cenários.

  • o fervilhante disse-me-disse sobre o provável recuo de Braide é favorável a Lahésio;
  • sem o prefeito de São Luís na disputa, ele passa a ser o principal nome de centro-direita.

Este blog Marco Aurélio d’Eça mostrou em maio que Lahésio já vence em quatro das seis regiões eleitorais do Maranhão; as outras duas são vencidas exatamente pelo prefeito Eduardo Braide.

Com essa movimentação estratégica, o pré-candidato se prepara para ocupar espaço na cena política da capital, mantendo sua força no interior.

E sinalizando que o projeto para o Maranhão está só começando a ganhar forma…

Duarte Jr., Fernando Braide e Roseana Sarney lideram disputa para deputado federal na Grande São Luís…

Pesquisa do Instituto Prever na região metropolitana mostram os dez com maiores índices de intenção de votos para 2026, em lista que inclui também Dr. Yglésio, Pedro Lucas, Rosana da Saúde e Fábio Câmara entre os principais
 

[caption id="attachment_149182" align="aligncenter"

Read more