3

Eduardo Braide reforça apoio à metropolização com municípios da região do Munim…

Relator da Lei Complementar que instituiu a região da Grande São Luís, parlamentar participou de encontro sobre o tema e reforçou a importância do colegiado

 

Braide é entusiasta da metropolização de São Luís

O deputado Eduardo Braide (PMN) voltou a defender a efetivação da região metropolitana da Grande São Luís, incluindo os municípios da região do Munim.

– Mesmo quando algumas vozes eram contrárias à participação de outras cidades na área metropolitana, defendi a inclusão de municípios da Região do Munim, por acreditar no fortalecimento dessas cidades. Ver os representantes dessas cidades participando das decisões, me deixa muito feliz – afirmou o deputado.

Braide é o relator da Lei Complementar 174/15, que institui a região metropolitana nos moldes atuais.

Pelo projeto, fazem parte da Grande São Luís os município de Alcântara, Axixá, Bacabeira, Cachoeira Grande, Icatu, Morros, Presidente Juscelino, Paço do Lumiar, Raposa, Rosário, Santa Rita, São José de Ribamar e São Luís.

A região garante quase 40% do PIB maranhense e reúne mais de 1,6 milhão habitantes.

– A metropolização, sempre defendida por mim, permite que os municípios tenham, por exemplo, mais força na economia, infraestrutura e turismo. Um exemplo disso é a proposta do prefeito Santa Rita, em utilizar o VLT no trajeto entre a cidade e São Luís. Outro bom exemplo é a oferta de transporte de ferry boat entre São José de Ribamar e Icatu. Eu mesmo tive a oportunidade, juntamente com o prefeito de Icatu, de discutir a implantação desse projeto na Secretaria Estadual das Cidades – completou o deputado.

Assembleia aprova Bilhete Único para a Grande São Luís…

Projeto de autoria do deputado Zé Inácio autoriza o governo a expandir o programa recentemente implantado na capital para os municípios de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar

 

Zé Inácio comemorou a aprovação de sua proposta

Zé Inácio comemorou a aprovação de sua proposta

A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa aprovou por unanimidade o projeto de Lei n° 057/2015 de autoria do Deputado Zé Inácio (PT) que trata implantar o Bilhete Único Metropolitano como componente do sistema tarifário operacional do transporte público de passageiros na Região Metropolitana de São Luís, nos Município de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Raposa e Alcântara.

O Projeto de Lei autoriza o Governador do Estado do Maranhão a implantar o Bilhete Único Metropolitano como componente do sistema tarifário operacional do transporte público de passageiros na Região Metropolitana de São Luís, nos Município de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa.

O sistema de Bilhete Único Metropolitano promoverá a integração de todos os meios de transporte coletivo de pessoas, especialmente, ônibus intermunicipais, ônibus municipais, bem como outras modalidades a serem implantadas”, diz o deputado Zé Inácio (PT), autor do projeto.

O sistema de Bilhete Único Metropolitano promoverá a integração de todos os meios de transporte coletivo de pessoas, especialmente, ônibus intermunicipais, ônibus municipais, bem como outras modalidades a serem implantadas.

A tarifa cobrada dos usuários para aquisição do Bilhete Único Metropolitano deve respeitar o princípio da modicidade.

1

Grande São Luís crescerá duas vezes mais que RJ e SP, diz estudo…

A região da Grande São Luís tem potencial para crescer duas vezes mais que o Rio Janeiro e São Paulo nos próximos quinze anos, segundo estudo da consultoria americana McKinsey, divulgado esta semana pela revista Exame.

Segundo o estudo, o potencial de São Luís é o mesmo de João Pessoa (PB) e se explica pela carência atual das duas cidades.

Com população hoje estimada em mais de 1,5 milhão de habitantes, a região carece de serviços públicos e infra-estrutura, o que será exigido cada vez mais nas próximas décadas.

De acordo com o estudo McKinsey, a capital maranhense está no grupo das 34  “regiões metropolitanas” que responderão pela maior parte do crescimento do país até 2025.

A revista aponta que estas regiões são as novas fronteiras de oportunidades – no caso de São Luís, ressalta a matéria, carece de políticas públicas adequadas à chegada dos investimentos.

Em outras palavras: dependerá de quem estiver à frente…