Waldir Maranhão vai tomar posse na Abrasci…

Ex-deputado federal maranhense tomou posse na cadeira número 59 da Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura

 

O ex-deputado federal maranhense Waldir Maranhão (PT) vai assumir a cadeira 59 da Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura (ABRASCI).

O parlamentar foi convidado pelo conselho da entidade, que reúne intelectuais de várias áreas do país inteiro.

  • Waldir Maranhão é professor e ex-reitor da Universidade Estadual do Maranhão;
  • como deptuado federal foi vice-presidente e presidente da Câmara dos Deputados.

“Uma honra que orgulha o nosso Maranhão. Recebi com muita alegria o convite para assumir a cadeira nº 59 da Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura. Ocupar este espaço em Brasília reafirma meu compromisso com a educação, a ciência e a cultura do nosso país. Seguimos avançando, com experiência, trabalho e dedicação”, agradeceu o intelectual.

A posse de Waldir Maranhão será nesta sexta-feira, 24, no Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados.

Waldir Maranhão alerta para desafios do Plano Nacional de Educação…

Pré-candidato a deputado federal, ex-reitor da Uema diz que, mais importante do que definir metas, é superar os entraves e planejar a execução

 

Em importante comentário divulgado em suas redes sociais nesta sexta-feira, 17, o pré-candidato a deptuado federal Waldir Maranhão (PT) refletiu sobre o Plano Nacional de Educação, sancionado pelo presidente Lula (PT).

  • para o ex-parlamentar, que também foi reitor  da Uema, o plano é um avanço no setor;
  • Maranhão, alerta, no entanto, que o desafio está no planejamento da execução do plano.

“A experiência da última década mostra que definir metas não é suficiente. O grande desafio está na execução. Mesmo com recursos disponíveis, entraves burocráticos e a falta de articulação entre União, Estados e Municípios ainda limitam os resultados. Mais do que planejar, é preciso garantir gestão eficiente, monitoramento e compromisso com a implementação”, disse o pesquisador. (Veja o vídeo abaixo)

Waldir Maranhão tem acompanhado as ações do governo Lula e os debates do setor educacional no Congress0o e nos ministérios.

E pretende colaborar efetivamente como deputado federal maranhense…

Waldir Maranhão reforça articulaçao nas divisas Maranhão-Piauí…

Candidato a deputado federal pelo PT tem se dedicado ao diálogo com prefeitos e parlamentares de municípios piauienses que mantém relações maranhenses

 

WALDIR COM OLIVEIRA JÚNIOR E OLIVEIRA NETO em município do Piauí, em articulação política

O candidato a deptuado feral Waldir Maranhão (PT) aproveitou o último domingo, 12, para dedicar-se à articulação e ao diálogo no vizinho estado do Piauí.

ele esteve no município de Miguel Alves, em articulação com o deputado estadual oliveira Neto e com o prefeito Oliveira Júnior.

“Momento de integrar experiências e fortalecer parcerias em prol do desenvolvimento social. Unidos, Maranhão e Piauí seguem construindo caminhos de transformação”, disse o candidato maranhense.

  • Waldir Maranhão filiou-se ao PT durante a janela partidária;
  • a semana passada ele dedicou-se a articulações em Brasília.

Ele pretende fortalecer suas bases em diversos municípios maranhenses…

“O Maranhão precisa de representação corajosa na Câmara”, diz Waldir Maranhão…

Pré-candidato do PT a deptuado esteve em reunião com liderança petista em Brasília, com quem tratou de lealdade e grupo

 

WALDIR MARANHÃO COM VICENTE  CÂNDIDO. História, trajetória e lealdade na relação com o PT e com o goveRno Lula

O pré-candidato do PT a deptuado federal Waldir Maranhão reuniu-se na última quarta-feria, 8, com Vicente Cândido, um dos símbolos petistas e uma das figuras mais emblemáticas do partido.

  • com ele, Maranhão tratou de lealdade, trajetória política e grupo;
  • Waldir compõe o time eleitoral de Lula no Maranhão em 2026.

“Conversamos sobre a reconstrução do Brasil sob o governo do Presidente Lula e como o Maranhão precisa de uma representação historicamente qualificada e corajosa na Câmara Federal. O Vicente sabe que nos momentos mais decisivos da nossa democracia, aqui em Brasília, eu não recuei e não faltei”, afirmou o pré-candidato amranhense.

Historicamente ligado ao presidente Lula, Waldir Maranhão filiou-se ao PT na presença do senador piauiense Wellington Dias, em busca de uma vaga na Câmara Federal.

“É com essa união de experiências que vamos avançar. O trabalho por um Maranhão com mais educação e qualificação profissional não para”, afirmou…

Waldir Maranhão prepara volta à Câmara, agora pelo PT…

Ex-deputado federal filiou-se na presença do senador Wellington Dias e vai disputar as eleições defendendo o legado do governo Lula

 

UM NOVO CAPÍTULO, COM A MESMA CORAGEM DE SEMPRE; com esse slogan Waldir Maranhão anuncia sua candidatura pelo PT

O ex-vice-presidente da Câmara Federal Waldir Maranhão vai disputar as eleições de outubro pelo PT; ele filiou-se na presença do senador e ex-ministro Wellington Dias (PI) para compor a nominata do partido no Maranhão (Veja o vídeo abaixo).

“É com muita alegria que oficializo minha filiação ao Partido dos Trabalhadores. Ao lado do meu amigo e ministro Wellington Dias, reafirmo meu compromisso com o Maranhão e com o projeto liderado pelo presidente Lula para reconstruir o nosso Brasil”, disse o ex-parlamentar.

  • Waldir Maranhão foi um dos mais atuantes deputados federais maranhenses na segunda década dos anos 2000;
  • chegou a vice-presidente da Câmara Federal e teve papel importante na denúncia do golpe contra Dilma, em 2016.

“Minha trajetória sempre foi pautada pela defesa da democracia e pelo desenvolvimento do nosso estado. Agora, no PT, somaremos forças para garantir que as políticas sociais e o progresso cheguem na ponta, para quem mais precisa. É nesse espírito que coloco meu nome à disposição como pré-candidato a deputado federal, para ampliar essa luta em favor de quem mais precisa, dos pequenos, dos menos favorecidos, dando voz e vez a quem mais necessita”, declarou.

Waldir Maranhão integra a chapa de deputados federais do PT como um dos históricos da base lulista no partido.

E é uma das apostas da cúpula nacional do partido para eleger-se em outubro…

1

Justiça arquiva ação contra Edmar Cutrim no TCE..

Juiz responsável pela 1ª Vara da Fazenda Pública entendeu que o conselheiro não cometeu ato de improbidade no caso envolvendo o filho do ex-deputado federal Waldir Maranhão

 

EDMAR CUTRIM TEVE AÇÃO ARQUIVADA NA JUSTIÇA ESTADUAL, obtendo vitória política importante

O juiz Marco Aurélio Barreto Marques, da 1ª Vara da Fazenda Pública de São Luís, determinou o arquivamento da ação em que o conselheiro Edmar Serra Cutrim, do Tribunal de Contas do Estado (TCE) era acusado de improbidade administrativa.

Cutrim foi denunciado por improbidade administrativa, no caso envolvendo um filho do ex-deputado federal Waldir Maranhão, que era nomeado no tribunal enquanto morava em São Paulo. (Relembre o caso aqui)

A decisão de Marco Aurélio é de fevereiro, mas só agora veio a público.

O magistrado extinguiu o processo sem resolução do mérito, sob argumento de que Cutrim não poderia ser responsabilizado diretamente pelo exercício do trabalho de Thiago Maranhão.

– A imputação de prática de ato de improbidade fica sensivelmente esmaecida quando, tão logo ciente dos fatos envolvendo o Primeiro Réu, o Segundo Réu requereu sua imediata exoneração junto à Presidência do TCE/MA – anotou o juiz.

O juiz da 1ª Vara da Fazenda Pública entendeu que, embora se tenha confirmado nos autos que Thiago Maranhão atuou como funcionário fantasma, o valor recebido, a título de vencimentos, sem contraprestação de serviços, foi devolvido integralmente ao erário.

5

Geraldo Alckmin: um disputado cabo eleitoral….

Presente em Imperatriz nesta sexta-feira, 6 – em plena derrota da seleção brasileira na copa – candidato do PSDB a presidente foi fortemente assediado pelo deputado Waldir Maranhão, com uma espécie de cumplicidade do senador Roberto Rocha

 

QUEM SERIA O PÉ-FRIO?!? ao lado de Roberto Rocha e Wellington do Curso, Waldir Maranhão não perdeu tempo de colar com Alckmin em Imperatriz

O ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, pré-candidato à Presidência da República pelo PSDB, esteve em Imperatriz na tarde desta sexta-feira (6), de onde segue para Marabá (PA), no sábado (7).

O senador Roberto Rocha, pré-candidato a governador, e o ex-prefeito Sebastião Madeira, pré-candidato a deputado federal, aproveitaram a passagem de Alckmin para reunião com apoiadores na região tocantina.

O deputado federal José Reinaldo Tavares não participou por ainda estar-se recuperando do grave acidente ocorrido no domingo (1º), na MA-402.

Alckmin é aguardado com expectativa pelo deputado federal Waldir Maranhão, que briga para viabilizar sua candidatura ao Senado, na vaga de Tavares, pré-candidato a senador.

Maranhão aproveitou o ausência do ex-governador para apostar em fotos ao lado do presidenciável e fazer toda espécie de divulgação duvidosa para impressionar o eleitorado – exibindo-se ao lado de Alckimin até durante a derrota do Brasil na Copa.

Apesar da proximidade de José Reinaldo com Geraldo Alckmin, desde que governou o Estado, Waldir insiste na pré-candidatura com uma espécie de cumplicidade silenciosa de Roberto.

É aguardar para conferir os desdobramentos…

“Flávio Dino também traiu Waldir Maranhão”, diz Edilázio Júnior

O deputado estadual Edilázio Júnior (PSD) se solidarizou na sessão de hoje ao deputado federal Waldir Maranhão – que rompeu politicamente com o governador Flávio Dino (PCdoB).

O rompimento se deu por causa da quebra de acordo por parte de Dino, que vetou a pré-candidatura de Waldir ao Senado da República.

“Ainda que tardiamente, mas quero daqui da tribuna me solidarizar ao deputado federal Waldir Maranhão, que assim como no caso de José Reinaldo Tavares, foi vítima da falta de palavra do governador. Todos aqui já sabemos: o que o governador fala nós não podemos escrever”, disse.

Edilázio lembrou que durante o processo de impeachment da então presidente Dilma Rousseff – ocasião em que Waldir Maranhão presidia a Câmara Federal e era responsável pela condução do ato -, Flávio Dino aproximou-se do deputado federal para beneficiar-se politicamente.

“Além de usar dinheiro público para viajar de jatinho para Brasília, como fez agora indo a Curitiba, foi Flávio Dino que levou em mãos todo o processo para que Waldir Maranhão suspendesse o processo de impeachment. Depois disso, Waldir acabou virando chacota nacional. O Maranhão tornou-se conhecido mais ainda por conta dessa patacoada que ele fez no Congresso a pedido de Flávio Dino”, completou.

Edilázio também alertou os aliados de Dino, quanto à possibilidade de frustração, diante o projeto político do chefe do Executivo.

“Eu venho externar aqui só para falar para os colegas que a palavra do governador não vale muita coisa. Aqueles que mudaram de partido por promessa do governador, aqueles que estão esperando benesses que fiquem de orelha em pé, pois o que ele fala não se escreve”, finalizou.

Em carta à militância, Zé Inácio reforça PT na chapa de Flávio Dino…

Deputado estadual lamenta recusa da filiação de Waldir Maranhão à legenda, acusa dirigentes de “interesses escusos” e ressalta a importância da defesa de “Lula livre” para concorrer às eleições

 

Zé Inácio defendeu o PT na chapa majoritária de Flávio Dino

O deputado estadual Zé Inácio (PT) encaminhou “Nota à Militância” em que reforça a tese de participação do partido na chapa majoritária do governador Flávio Dino (PCdoB).

Inácio reforçou sua defesa pela filiação do deputado federal Waldir Maranhão à legenda, lamentou que ele tivesse optado pelo PSDB e acusou os dirigentes petistas de “interesses escusos” para vetar a entrada do parlamentar.

– Vale dizer, ainda, que os mesmos membros da Executiva Estadual que se posicionaram contra a filiação do Deputado Waldir Maranhão também foram contra a filiação do Prefeito de Paço do Lumiar, Domingos Dutra, ao PT, demonstrando claramente que tal postura não se deu por questões ideológicas, mas sim por interesses escusos e alheios aos interesses do Partido –acusou.

Zé Inácio classificou ainda de “injusta a prisão de Lula”, reafirmou a luta pela participação na chapa majoritária comunista e pela liberdade de lula.

Abaixo, a íntegra da nota à militância petista:

1 – Tendo em vista o fortalecimento do PT, sobretudo num momento em que o País atravessa uma grave crise política, econômica e social, e a democracia é ameaçada com a prisão política e injusta do Presidente Lula, nós fizemos a defesa da filiação do Deputado Waldir Maranhão ao PT, parlamentar reconhecido pelo posicionamento contrário ao impeachment golpista da Presidenta Dilma;

2 – Tal iniciativa foi tomada também com o objetivo de fazer valer a Tese aprovada no 6° Congresso Estadual do PT Maranhão, que deliberou pelo apoio à reeleição do Governador Flávio Dino com o PT compondo a Chapa Majoritária, já que o Deputado Waldir Maranhão era um dos nomes reconhecidos publicamente como um dos prováveis pré-candidatos que poderiam compor a sua Chapa Majoritária;

3 – Além disso, como afirmei a alguns companheiros do PT e lideranças do Governo, a nossa intenção era evitar também uma debandada da base do Governador, já que o Deputado Waldir tinha a intenção de se filiar ao PT e, com isso, permanecer na base de apoio do Governador Flávio Dino, contribuindo com a sua reeleição;

4 – Vale dizer, ainda, que os mesmos membros da Executiva Estadual que se posicionaram contra a filiação do Deputado Waldir Maranhão também foram contra a filiação do Prefeito de Paço do Lumiar, Domingos Dutra, ao PT, demonstrando claramente que tal postura não se deu por questões ideológicas, mas sim por interesses escusos e alheios aos interesses do Partido;

5 – Com a não efetivação da filiação do Deputado Waldir ao PT, o mesmo tomou a iniciativa extrema de sair da base do Governo Flávio Dino e, além disso, se filiar ao PSDB. Com isso, embora a relação de respeito seja mantida, é preciso dizer que o Deputado Waldir e eu estamos em palanques opostos e defendendo projetos opostos, já que o mesmo decidiu se filiar ao PSDB;

6 – Reafirmamos a nossa luta pelo espaço do PT na Chapa Majoritária do Governador Flávio Dino, pois o PT é o maior Partido da base do Governo e protagonista das conquistas históricas que transformaram a realidade do Maranhão e do Brasil através dos Governos Lula e Dilma;

7 – A palavra de ordem é Lula Livre! Seguiremos lutando pela liberdade do maior Presidente da História do Brasil, pelo seu direito de ser candidato e voltar a governar o Brasil para melhorar a vida do nosso povo.

Zé Inácio

Deputado estadual do PT

1

Por que Waldir insiste tanto?!?

Rejeitado pelo PT maranhense e ignorado pelo governador Flávio Dino em sua pretensão de ser candidato a senador, deputado federal se expõe mais uma vez ao ridículo ao tentar forçar uma barra política

 

Waldir Maranhão virou figura folclórica na política brasileira; e insiste em fortalecer este perfil

Das duas uma: ou o deputado federal Waldir Maranhão não tem qualquer tipo de escrúpulo pessoal na política ou está sendo mal orientado por aliados e assessores.

Está claro que o PT maranhense não o quer em seus quadros.

Está claro que o governador Flávio Dino (PCdoB) não o quer como candidato a senador.

Quando insiste, força a barra, se expõe e briga por uma filiação que ninguém quer, o deputado mostra, acima de tudo, a incapacidade para saber onde deve estar.

Este tipo de gente não merece o voto do eleitor.

E é nisso que a população precisa ficar atenta.

Simples assim…