Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

Os caminhos que levaram Paço do Lumiar a ser destaque no setor da Agricultura, conforme noticiou Veja

Aspecto de área agriculturável na Pindoba

Paço do Lumiar é um dos seis municípios maranhenses que apareceram em destaque na reportagem da revista Veja desta semana sobre as “Metrópoles do futuro”.

A cidade, localizada na Grande São Luís, se destaca no setor da agricultura, entre as oito melhores do país.

O caminho para chegar até este patamar é revelado pela administração Bia Venâncio, que recebeu a informação com a sensação de dever cumprido.

Bia comemora resultados

– Paço do Lumiar investiu, capacitou e planejou as ações da agricultura no município. Tudo isso para buscar o crescimento no setor. As respostas já começaram a chegar. Ainda veremos falar muito dos produtores luminenses – afirmou Bia Venâncio.

De acordo com o secretário de Produção e Abastecimento, Ademir Duarte, houve uma verdadeira revolução no setor com o início da adminsitração Bia Venâncio.

– Fomos incentivados e motivados pela prefeita, que nos orientou a dar condições ao produtor – garantiu Leite.

Para que os resultados fossem alcançados, a Sempa firmou convênios estaduais e federais, em busca de investimentos no setor. No Ministério do Desenvolvimento Social, cosneguiu o programa “Compra Local” que garante aos agricultores familiares a compra da produção, que serve de base para a alimentação dos alunos da rede pública.

O município também participa do Projeto Feira Livre do Agricultor Familiar, sendo selecionado em 2º lugar em todo país.

No Ministério da Agricultura, Paço do Lumiar conseguiu convênio para compra de trato e implantação de viveiros de hortaliças folhosas,  além da aprovação de dois projetos de produção protegida com área de 2000 m2 cada. Os dois projetos beneficiaram produtores de Pindoba, Pedrinhas e Mercês.

O município também participa do programa “Geração Futura” para jovens agricultores. Por intermédio do Microcrédito rural, outras 270 famílias foram beneficiadas com projeto na área de horticultura.

Com recursos próprios e de convênios, a Sempa investiu mais de R$ 3 milhões, que beneficiaram em média cerca de 800 produtores e suas famílias no município.

Sair da versão mobile