Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

Pesquisa Ibope: a explicação está na ausência do Sul…

O Sul do Maranhão, como visto no mapa, reúne dezenas de municípios

Nem os parceiros daquele candidato esperavam o seu crescimento na pesquisa do Ibope. Tanto que ficaram surpresos com os números apontando empate com o pedetista Jackson Lago.

Até hoje, comunistas, pedetistas, peemedebistas e afins estão se perguntando o que aconteceu – já que não houve qualquer fato capaz de justificar uma movimentação tão drástica.

Mas a explicação parece estar nos próprios relatórios da pesquisa: o Ibope simplesmente não incluiu o Sul do Maranhão na relação de regiões a serem pesquisadas.

A região reúne nada menos que 5% do eleitorado maranhense, mas não foi incluída na pesquisa, conforme mostram os relatórios do Ibope.

É no Sul – que reúne municípios como Balsas, Riachão, Alto Parnaíba e outros – onde a governadora Roseana Sarney tem um dos mais altos desempenhos, seguida por Jackson Lago, que já foi governador.

E é nesta região onde aquele candidato simplesmente não existe – é pouco conhecido e tem pouca penetração eleitoral.

É verdade que o comunista cresceu na capital maranhense – estando agora 8 pontos atrás de Roseana – mas este crescimento não seria suficiente para o empate com Jackson se a pesquisa incluísse também a região Sul.

Isso não significa uma manipulação dos números, mas é um dado significativo para análise.

Por isso, recomenda-se cautela na festa antecipada…

Sair da versão mobile