Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

STF extingue processo contra Roriz e dá sobrevida a Jackson Lago…

Jackson respira aliviado...por enquanto

(15h00) – O Supremo Tribunal Federal decidiu extinguir hoje, por seis a quatro, o processo que decidiria se a aplicação da Lei da Ficha Limpa valeria para as eleições deste ano.

Os ministros entenderam que, com a desistência da candidatura de Joaquim Roriz (PSC) ao Governo do Distrito Federal, houve a perda do objeto do processo que tramitava na corte.

Na prática, significa dizer que o candidato do PDT ao governo maranhnse, Jackson Lago, está livre para disputar as eleições – pelo menos por enquanto.

O registro da candidatura de Jackson ainda será analisado pelo Tribunal Superior Eleitoral, mas, mesmo que seja declarado inelegível, ele ainda poderá recorrer ao mesmo Supremo.

Outra hipótese é o STF julgar, antes, o recurso contra a candidatura senatorial do deputado Jáder Barbalho (PMDB-PA). Como os ministros já chegaram ao consenso de que uma decisão de qualquer caso referente à Ficha Limpa terá repercussão geral, significa dizer que uma decisão contrária a Barbalho atingirá também Jackson.

Mas como os processos não têm prazo para serem juglados, tudo estará no campo das hipóteses e Jackson pdoerá disputar normalmente a eleição.

Perdendo ou não os votos mais tarde…

Sair da versão mobile