Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

O PT de ontem e o PT de hoje no Maranhão…

Esta imagem melhor representa o PT de ontem

O PT de ontem é aquele que gravita em torno do deputado federal Domingos Dutra (PT).

Usado pelo parlamentar – e formado, sobretudo, por petistas nunca testados nas urnas, por petistas testados e reprovados e por “intelectuais” aprisionados nos primeiros períodos das faculdades públicas – este PT sempre foi linha auxiliar dos ícones da oposição e nunca prosperou.

Sua maior conquista foi uma vice-prefeitura de Jackson Lago (PDT), em 1996.

O próprio Dutra era o titular, esquecido em um “palacinho” no Monte Castelo, sem direito a vez ou voz na adminsitração e com uma ou outra secretaria-adjunta, depois escurraçada quando do rompimento entre PT e PDT.

O Mesmo Jackson voltou a usar o PT em 2006.

Os mesmos petistas sem voto, testados e reprovados nas urnas, e os intelectualóides de primeiro período, defendiam a aliança com o governo, jogados em pastas sem expressão e algumas sinecuras tidas como adjuntas.

Além das bancadas inexpressivas na Câmara Federal, na Câmara Municipal e na Assembléia Legislativa.

Este é o PT de ontem.

O PT de hoje tem a imagem da conquista do poder e de protagonista da história

O PT de hoje é o de Lula. Partido que agora chega de fato ao poder no Maranhão, dividindo espaços na administração pública e somando com os vencedores.

Já tem o vice-governador que toma posse em 2011 – Washington Oliveira – e os secretários de Trabalho, José Antonio Heluy, e de Desenvolvimento Social, Edmilson Campos.

Todas pastas com cacife político de peso, com programas de grande alcance social no estado.

Já comandou a Secretaria de Educação e pode voltar a comandá-la, desde que indique um técnico afinado com o setor e de comprovada competência em educação básica.

Também pode compor as importantes secretarias de Agricultura e de Igualdade Racial – além disso, elegeu pela primeira vez três deputados estaduais.

Sem falar no capital político que consolidou, ampliando os horizontes eleitorais, em aliança com o PMDB que pode ser repetida em 2012 e que, fatalmente, resultará em um novo patamar de poder em 2014.

De uma forma ou de outra.

Este é o PT de hoje…

Sair da versão mobile