Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

A posse de Roseana na virada do ano e as realizações do seu governo

Roseana mantém tradição da posse na madrugada...

Das três vezes em que foi empossada no cargo,  apenas em uma delas a governadora Roseana Sarney (PMDB) optou pelos primeiros minutos do ano novo.

Foi assim em 1998, quando se reelegeu pela primeira vez e receberia o cargo de si mesma.

Em 1995, Roseana recebeu o cargo do governador Ribamar Fiquene (PMDB), cuja solendiade se deu pela manhã. A posse de 2009 foi em 17 de abril, também pela manhã.

Agora, em 2010, exatamente quando recebe o cargo de si mesma, ela vai repetir a solenidade do segundo mandato, sendo empossada nos primeiros 30 minutos de 2011.

Roseana poderia optar por receber o cargo na manhã de sábado – dando tempo para a posse da presidente Dilma Rousseff (PT), em Brasília, às 14h30 – mas prefere repetir o ritual, embora argumente tratar-se exatamente do fato de querer estar na solenidade presidencial.

A argumentação política pode fazer sentido, mas há um quê de transcendental na posse à meia-noite.

Muito religiosa, a governadora segue à risca os preceitos espitiruais e leva a sério qualquer questão relacionada ao sobrenatural. Na segunda vez em que assumnirá nos primeiros minutos do novo ano, será ela entregando o cargo para ela.

O mandato de 1998 foi o mais importante da carreira governamental de Roseana, cheio de realizações e respeitado em todo o país – o que lhe valeu a possibildiade de disputar as eleições presidenciais em 2010.

Como quer fazer “o melhor governo” de sua vida, nada mais lógico que seguir tudo como foi das vezes anteriores.

A posse será a 00h30 do dia 1º de janeiro.

Sair da versão mobile