Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

Jornalistas de mão cheia…

Roberta: jovem talento (imagem: Facebook)

A crise do IPTU de São Luís teve uma iniciativa jornalística.

Começou ainda no início do ano, com matéria de Roberta Gomes para o portal “Imirante.com”.

Foi Roberta quem, lá pelos idos de janeiro, revelou que a Câmara, numa sessão quase sem divulgação, havia aprovado mudanças na Lei de Zoneamento – exatamente o que serviu de base para elevar o valor do IPTU.

Roberta Gomes é formada pela Universidade Federal do Maranhão. É uma das jovens revelações do jornalismo maranhense – inclusive já homenageada aqui neste blog.

Já trabalhou em “O Estado do Maranhão”, com densas reportagens sobre o cotidiano de São Luís e foi correspondente das principais agências de notícias do país.

Atualmente, Roberta Gomes é coordenadora do portal “Imirante.com”, que tem apresentado forte influência na cobertura diária dos fatos de São Luís – inclusive a crise do IPTU. 

Meses depois da notícia do imirante, foi a partir de matéria assinada pelo jornalista Wilson Lima, de “O Estado do Maranhão”, que a crise se desencadeou, com intensa repercussão na mídia e nos meios políticos.

Lima: Faro jornalístico (Imgem: Biné Morais)

Repórter de faro jornalístico acima da média, Lima descobriu as fraudes na elaboração do imposto, com trabalho de investigação no Ministério Público.

O resultado da história saiu ontem, com a decisão do Tribunal de Justiça, de suspender a cobrança do imposto, eivado de fraudes.

Com mais de cinco anos em “O Estado do Maranhão”, Wilson Lima é um dos melhores jornalistas maranhenses.

Formado pela Universidade Federal do Maranhão, tem percepção jornalística e faro para a notícia, características essenciais a um bom repórter.

Além do EMA, já atuou em “O Imparcial” e foi correspondente do “Estado de S. Paulo” e de “O Globo” .

Atualmente, é correspondente do “Portal IG”, uma dos mais acessados do país.

Torres: jornalista premiado (imagem: Douglas Jr.)

Neste mês de maio, outra matéria de “O Estado do Maranhão” resultou em intensa repercussão, com desdobramentos políticos.

Responsável: jornalista Diego Torres.

É dele a matéria que revelou a existência de uma Portaria na SMTT que impedia os agentes de trânsito a abordar qualquer veículo ligado à prefeitura, fosse qual fosse a circunstância.

Resultado de investigação jornalística, foi tão intensa a repercussão da matéria no EMA que levou à demissão do responsável pelo documento, no mesmo dia da publicação.

Graduado pela Faculdade São Luís, Diego Torres tem pouco mais de dois anos de carreira, mas já é premiado.

Foi ele o vencedor do “Prêmio Tim Lopes de Jornalismo Investigativo 2010”, na categoria jornal impresso. Ganhou com a matéria “Pramil, mesmo proibido é vendido em São Luís”.

Wilson Lima e Diego Torres são dois exemplos do que de melhor o Maranhão produz em termos de qualidade profissional no jornalismo.

Qualidade que “O Estado do Maranhão” sempre fez questão de ter em seus quadros…

Sair da versão mobile