A mineradora Vale estaria por trás da decisão do Ministério dos Transportes, de cancelar a duplicação da BR-135. A hipótese foi levantada hoje pelo secretário de Cidades, Pedro Fernandes, em reunião com o ministro Paulo Sérgio Passos.
Segundo Fernandes, a Vale tem um projeto de duplicação da sua rede ferroviária na mesma área de duplicação da BR-135, e estaria forçando a barra para garanttir prioridade às suas intenções.
O ministro Paulo Passos negou “qualquer possibilidade de interferência da Vale no projeto de duplicação”, mas admitiu o uso de um estudo da mineradora no projeto da rodovia.
Na verdade, de uma forma ou de outra, a companhhia estaria envolvida na duplicação da BR.
A empresa contratada pelo DNIT para realizar a sondagem do solo da região onde será feita a duplicação utilizou o estudo feito pela Vale para sua rede ferroviária.
Este foi um dos motivos que levaram ao cancelamento da duplicação.
– O estudo de sondagem era falho. Necessitava mais perfurações – revelou o ministro.
A reunião no Palácio acabou servindo apenas para Passos confirmar o que já havia dito: a obra da duplicação só começará em junho de 2012.
E a garantia disto é apenas a palavra do próprio ministro…