Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

Vices da Assembleia e do TJ disputam vaga de governador substituto…

Marcos Caldas está pronto para assumir o governo

Nada impede que o vice-presidente da Assembléia Legislativa, deputado Marcos Caldas (PRB), assuma o comando do Governo do Estado no período da eventual viagem da titular Roseana Sarney (PMDB) aos Estados Unidos.

Basta, para isso, que Caldas assuma o lugar do presidente Arnaldo Melo (PMDB) dias antes de Roseana viajar. Melo não pode assumir o governo por que tornaria inelegível a filha, Nina Melo, candidata a prefeita de Colinas.

Ocorrendo assim, quando a linha de sucessão chegar à Assembléia – já que o vice-governador Washington Oliveira (PT) não poderá assumir, sob pena de tornar-se inelegível em São Luís – Caldas seria o presidente da Casa e, portanto, segundo na linha de sucessão do governo.

O próprio Caldas tem parentes candidatos nas eleições de São Luís, mas deixa claro que, entre uns dias no governo e um irmão vereador, escolheria a primeira opção.

O parlamentar tem articulado entre os colegas, e com o próprio Arnaldo  – a sua ascensão ao posto de presidente da Casa.

Isto por que, no Tribunal de Justiça, já existiria uma articulação para tornar governadora interina a desembargadora Maria dos Remédios Buna, vice-presidente do TJ.

Maria Buna pode antecipar-se e assumir o TJ

O presidente do tribunal, desembargador Antonio Geurreiro Júnior, também não pode assumir o governo, já que tem a mulher candidata a prefeita em Guimarães.

Ele deixaria o posto antes da viagem de Roseana, abrindo poossibilidade para Maria Buna ser governadora.

Marcos Caldas leva vantagem, no entanto, por ser o presidente da Assembléia e o segundo na linha de sucessão. Neste caso, a prerrogativa só passaria para o tribunal se não houvesse presidente na Casa apto a assumir.

A viagem de Roseana acontece em 9 de abril…

Sair da versão mobile