Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

Escutec: Castelo X Holanda Jr…

Castelo em caminhada no João de Deus: liderança

O cenário das eleições em São Luís praticamente se manteve inalterado entre a última pesquisa Escutec e a de hoje, publicada em O EstadoMaranhão, mas algumas mudanças, ainda que sutis, podem ser percebidas.

O prefeito João Castelo (PSDB), por exemplo,  caiu um ponto percentual e agora registra 32,6% – ante 33,5% da pesquisa anterior. A queda, abaixo da margem de erro, nem deve ser considerada, mas revela que o prefeito pode ter atingido o seu teto neste primeiro turno.

Mas o índice de rejeição de Castelo mantém a tendência de queda – ainda que abaixo da margem de erro – e chegou a 39,1%. Significa que o candidato baixou o chamado limite de risco, que os analistas apontam na casa dos 40%.

Se diminuir mais, pode consolidar a vitória. Enfrentará, porém, uma dura batalha no horário eleitoral, quando os adversários mostrarão os pontos fracos de sua administração.

Holanda cumprimenta eleitora em caminhada por São Luís

Outra mudança é a chegada de Edivaldo Holanda Júnior (PTC) ao segundo lugar, agora de forma isolada, com 21%. O candidato superou Tadeu Palácio (PP), único a ter queda significativa – e alcançou 21,6%.

O dado confirma a estagnação da candidatura de Holandinha, já apontada neste blog, mas revela que as mudanças na coordenação de campanha surtiram efeito.

Os aliados de Holandinha apostam que o segundo lugar será consolidado durante o horário eleitoral.

Washington Luiz (PT) não conseguiu atingir os dois dígitos antes da propaganda, e agora terá a difícil missão de converter em intenção de votos o fato de dispor do maior tempo no horário eleitoral.

A queda de Tadeu Palácio é o registro mais visível da pesquisa Escutec, mas também era previsível.

Bobardeado por uma ação contra sua candidatura – e com evidente dificuldade de estruturação na campanha – o candidato tem registrado as maiores quedas, pesquisa após pesquisa.

Com a força que tem no vídeo, espera reverter esta tendência e voltar a crescer durante a propaganda eleitoral.

É o mesmo objetivo de Eliziane Gama (PPS), que já conseguiu estancar a queda e voltou a crescer nesta pesquisa – foi de 3,9% para 5,3%. Boa de vídeo, simpátia e carismática, ela aposta no diferencial durante o horário eleitoral.

Os demais candiatos mantiveram a performance esperada, disputando na casa dos 2% de intenção de votos.

Este é o cenário atual da disputa em São Luís…

Sair da versão mobile