Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

Direção nacional pressiona PPS por apoio a Castelo…

O PPS sempre foi próximo de Castelo, embora Eliziane lhe faça oposição

A direção nacional do Partido Popular Socialista  já mandou um recado à direção da legenda em São Luís: a prioridade em todo o país é a aliança com o PSDB, parceir0 tradicional.

Em São Paulo, a ex-candidata Soninha Francine deve declarar apoio hoje a José Serra (PSDB). Em São Luís, a deputada Eliziane Gama também deverá ter que somar com o tucano João Castelo.

O PPS sempre foi parceiro do PSDB em todo o país. Nas eleições de São Luís, este ano, o partido ficou dividido entre a candidatura própria de Eliziane Gama, a do deputado federal Edivaldo Holanda Júnior (PTC) e a do prefeito João Castelo.

Eliziane poderia argumentar que não dependeu da legenda para viabilizar e fazer sua campanha, mas reconhece que teve o apoio fundamental do presidente nacional, deputado federal Roberto Freire (SP). A condição para ela sair candidata teria sido, exatamente, a liberação do PPS no segundo turno para o apoio a Castelo.

Pesa a favor de Castelo também a relação próxima que o presidente regional Paulo Matos e os vereadores Vieira Lima e Batista Matos mantêm com o prefeito.

Nos últimos dois dias, Eliziane Gama tem sido bombardeada por telefonemas de tucanos e aliados de tucanos de todas as patentes. Curiosamente, do lado de Holandinha, ela já recebeu telefonemas apenas do deputado estadual Marcelo Tavares, seu colega de Assembleia.

A aliança com o PSDB é estratégica para o PPS, sobretudo com vistas à eleição presidencial de 2014.

O partido de Roberto Freire sonha indicar o vice do candidato tucano – provavelmente o senador Aécio Neves (MG) – e acredita que viabilizará este projeto prestando apoio aos tucanos Brasil a fora neste 2º Turno.

A Eliziane Gama restará a resignação.

Ou o cruzar de braços…

Sair da versão mobile