Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

Quem não gosta de carnaval, também não gosta de São João…

Bumba-meu-boi: expressão folclórica de São Luís, que deve ser fomentada

Este blog apoia a decisão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC) de não pagar cachê a grupos carnavalescos de São Luís.

Para este blog, os recursos públicos devem ser investidos no Carnaval apenas na estrutura da festa e no fomento à divulgação e à atração do turismo relacionado ao período.

Mas este blog não concorda com o uso da fé como desculpa – mesmo que às escondidas – para não realização da festa momesca. Edivaldo Holanda Júnior é crente evangélico e como tal não gosta de carnaval.

O ex-prefeito e ex-governador Jackson Lago (PDT) também não gostava de carnaval – e de nenhum tipo de festa ou comemoração popular.

Jackson nunca passou o carnaval em São Luís – e este blog sempre criticou sua postura contrária às manifestações populares.

A postura de Holandinha neste carnaval perpassa o mero debate da crise financeira e vai mais longe: não deixa de ser também um debate cultural.

Se Holandinha não gosta de Carnaval, também não gosta de São João e de nenhum tipo de manifestação “mundana”, como definem os evangélicos.

Mas o São João é uma manifestação cultural típica de São Luís.

E como tal – goste-se ou não dele – tem o potencial turístico que deve ser respeitado e fomentado pela prefeitura e pelo governo. 

Holandinha é prefeito de uma cidade onde maioria não tem ligação com o movimento evangélico. E como governa para todos, deve garantir a todos os direito às manifestações culturais, folclóricas e festivas desta cidade.

No Carnaval de 2013 há a desculpa da falta de recursos para investir.

Mas o São João está aí, e a programação deve ser pensada. Não apenas como festa em si mesma, mas como projeto de atração turística e, consequentemente,  de atração de recursos.

É bom que o prefeito de São Luís tenha consciência do seu papel.

Caso contrário, o bumba-boi também pode ficar sem palco para se apresentar…

Sair da versão mobile