Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

A história recente das CPIs na AL…

Passeata em imperatriz a favor da CPI do Crime Organizado: apoio nacional

Nos últimos 14 anos, a Assembleia Legislativa do Maranhão já teve quatro Comissões Parlamentares de Inquérito de forte repercussão no  Maranhão e no país.

A primeira, em 1999, que investigou as relaçõe de deputados com o crime organizado, foi a mais famosa, e ganhou repercussão nacional.

Depois dela, veio a CPI que invesigou o envolvimento de prefeitos e padres com pedofilia, levando pra cadeia também alguns gestores municipais.

Alessandro Martins, personagem da CPI da Euromar: prisão

Mais tarde, a Assembleia investigou os negócios da extinta Euromar, do empresário Alessandro Martins, e suas relações a Justiça, a polícia, o Detran e a venda irregular de carros.

A deputada Eliziane Gama (PPS) comandou em 2009 uma outra versão da CPI da Pedofilia, que também investigou políticos, mas se deteve nas relações incestuosas entre pais, padastros e garotas no interior.

Todas estas CPIs têm um ponto em comum: foram comandadas – ou relatadas – exatamente por quem propôs o requerimento de criação, uma tradição na Assembleia.

Hoje, os deputados devem instalar uma nova CPI, para investigar os crimes contra a mulher no Maranhão. Foi também proposta pela deputada Eliziane Gama, mas ela não deve ficar nem napresidência, nem na relatoria.

Os deputados – a maioria da base do governo – acham que ela pode usar a comissão para fazer palanque, por isso decidiram vencê-la no voto.

Simples assim…

 

Sair da versão mobile