Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

Governadora Roseana e secretário Pedro Fernandes celebram convênios e parcerias na área de educação

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), celebrará, nesta quarta-feira (3), às 16h, convênio com Movimento de Educação de Base (MEB) e firmará parcerias, através de Termo de Cooperação Técnica, com Secretarias de Estado ligadas as áreas de atuação do Programa Brasil Alfabetizado.

Durante o evento, que acontece no Palácio Henrique de La Rocque, também, será lançado o programa Música na Escola e será ministrada aula inaugural do Programa Maranhão Profissional, etapa pré- vestibular, cujo público alvo são os alunos da 3ª série do Ensino Médio.

O Programa visa contribuir para melhorar o desempenho dos alunos no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), bem como reforçar a formação para aumentar a inserção desses estudantes no mercado de trabalho.

A implementação do Programa Brasil Alfabetizado (PBA) referente ao ciclo 2012 com execução em 2013, pela Seduc terá duração de oito meses e atenderá 162 municípios parceiros, beneficiando 102.555 alfabetizandos, 4.155 alfabetizadores e 384 alfabetizadores – coordenadores de turmas.

A implementação do Programa Brasil Alfabetizado – Ciclo 2012 será realizada, por intermédio de parcerias entre a Superintendência Federal da Pesca e Aquicultura do Maranhão; as Secretarias de Estado da Pesca e Aquicultura (SEAPMA), Extraordinária de Igualdade Racial (Seir), de Justiça e de Administração Penitenciaria (Sejap); e o Movimento de Educação de Base (MEB)

O intuito é dar maior efetividade ao programa através de estratégias e ações para a garantia do direito à educação de qualidade para jovens, adultos e idosos,numa perspectiva de educação continuada,criando as condições pedagógicas necessárias para a apropriação e zelo do seu patrimônio cultural, através da leitura e da escrita.

A Seduc, por meio da Secretaria-Adjunta de Projetos Especiais, a partir deste ano, irá implementar o Programa Pescando Letras, utilizando metodologia específica do programa, visando promover a inclusão social dos pescadores e pescadoras profissionais e aquicultores e aquicultoras familiares.

A previsão de atendimento desta clientela é de 11.700 alfabetizandos, sendo 9.651 pescadores e pescadoras cadastrados no MPA, 195 voluntários alfabetizadores – coordenadores de turmas, 1951.026 alfabetizadores e 69 municípios em 09 Regionais.

Na ocasião do lançamento, a Seduc entregará 50 kits de instrumentos musicais às escolas contempladas com os Programas Mais Educação e Ensino Médio Inovador no Macro Campo Arte, Cultura e Educação com ações voltadas para a música.

Sair da versão mobile