Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

A população vai pagar a conta…

As empresas darão aumento, mas querem “compensação”

Desde a semana passada, este blog recebe informações de gente dos bastidores da gestão de Edivaldo Holanda Júnior (PTC) dando conta de um tal “incentivo” que a prefeitura dá às empresas de ônibus como compensação para as gratuidades no sistema de transporte.

– Não tem aquela contrapartida que a prefeitura paga? Todo mês depositam? Deve passar para R$ 2 milhões – disse uma das fontes.

Segundo apurou o blog, esta seria a proposta de Holandinha para os empresários. Em troca, eles garantiriam o aumento dos motoristas, mas evitariam o reajuste das passagens, que desgastaria o já desgastado prefeito.

Para esclarecer sobre esta “contrapartida”, o titular deste blog entrou em contato com um diretor do Sindicato das Empresas de Transporte ainda na segunda-feira.

– O que existe é um acordo, um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com o Ministério Público, que obrigaria a prefeitura a pagar uma diferença em seis parcelas. Ela pagou uma e nunca mais pagou – disse o diretor, conforme o que se pôde compreender.

E a conta vai para a população

O representante do SET não falou, mas também ficou claro que estava se referindo à gestão de João Castelo (PSDB).

Travou-se, então, o seguinte diálogo:

Titular do Blog: – Mas o pessoal da prefeitura fala neste “reajuste de incentivo” como forma de evitar a greve sem onerar a passagem…

Interlocutor do SET: só se eles têm essa proposta na manga para apresentar amanhã [ontem].

Parece que tinham.

Ontem, empresários e motoristas chegaram a um acordo de reajuste de 8% nas passagens e os empresários nem cobraram aumento de tarifas, embora deixassem claro que precisariam ser ter uma “compensação financeira”.

Logo depois do aumento, surgiu a história de que a prefeitura iria pagar R$ 2 milhões por mês ao SET como “compensação”.

Será???

Sair da versão mobile