Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

O caminho é pela técnica

Apesar dos indisfarçáveis tropeços dos primeiros meses de governo, caracterizados mais pela retórica do que por ações concretas, o prefeito Edivaldo Holanda Júnior conseguiu esta semana marcar um gol de placa em matéria de planejamento urbano para a cidade de São Luís.

O Pacto Por São Luís, apresentado na última segunda-feira na Assembleia Legislativa, é a antítese de tudo aquilo que já se fez na capital maranhense em matéria de administração pública, ou seja, pela primeira vez a cidade parece respirar um clima de planejamento com visão a médio e longo prazos. E isso, independentemente das críticas que este blog faz ao prefeito Holanda Júnior, é preciso ser registrado.

E se o prefeito está conseguindo organizar a casa para os próximos anos, pelo que se viu na reunião do Pacto na Assembleia, ele deve isso a dois personagens importantes da sua equipe de secretários: Rodrigo Marques e Ted Lago. O Pacto Por São Luís é uma proposta dos dois, logo abraçada pelo prefeito.

Rodrigo Marques, que apresentou o Pacto para um auditório lotado e uma mesa bastante representativa, é o secretário de Governo da Prefeitura, a pessoa da mais estreita confiança de Holanda Junior. E por ter poder de fogo na administração, com o aval do prefeito, enfrenta resistências naturais de representantes de partidos políticos que preferem deixar as coisas como estão. Ou até pior do que estavam.

Enquanto aguarda a criação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de São Luís, Ted Lago exerce o cargo de assessor especial de Holanda Junior. Jovem executivo, Ted tem formação técnica na área administrativa e foi presidente da ONG Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), que congrega empresas como Vale e Alumar.

A iniciativa do Pacto Por São Luís, pelo teor da apresentação, é estritamente técnica. Daí a conclusão que se tira é a de que o prefeito está privilegiando mais o seu grupo técnico do que os aliados políticos.

Segundo Ted Lago, o Pacto vai dar origem ao Fórum da Cidade de São Luís, formado por pessoas representativas de diversos segmentos da sociedade, com o intuito de planejar a cidade para os próximos 20 anos. O fórum vai propor, avaliar e monitorar metas administrativas e indicadores da cidade.

Se o grupo técnico do prefeito conseguir planejar São Luís pelo menos para os próximos três anos e meio, o Pacto e o fórum já podem ser considerados iniciativas vitoriosas.

E este blog estará aqui vigilante, disposto a cobrar, como sempre faz, cada compromisso divulgado como bandeira de gestão.

É esperar pra ver.

Sair da versão mobile