8

O caminho é pela técnica

Apesar dos indisfarçáveis tropeços dos primeiros meses de governo, caracterizados mais pela retórica do que por ações concretas, o prefeito Edivaldo Holanda Júnior conseguiu esta semana marcar um gol de placa em matéria de planejamento urbano para a cidade de São Luís.

O Pacto Por São Luís, apresentado na última segunda-feira na Assembleia Legislativa, é a antítese de tudo aquilo que já se fez na capital maranhense em matéria de administração pública, ou seja, pela primeira vez a cidade parece respirar um clima de planejamento com visão a médio e longo prazos. E isso, independentemente das críticas que este blog faz ao prefeito Holanda Júnior, é preciso ser registrado.

E se o prefeito está conseguindo organizar a casa para os próximos anos, pelo que se viu na reunião do Pacto na Assembleia, ele deve isso a dois personagens importantes da sua equipe de secretários: Rodrigo Marques e Ted Lago. O Pacto Por São Luís é uma proposta dos dois, logo abraçada pelo prefeito.

Rodrigo Marques, que apresentou o Pacto para um auditório lotado e uma mesa bastante representativa, é o secretário de Governo da Prefeitura, a pessoa da mais estreita confiança de Holanda Junior. E por ter poder de fogo na administração, com o aval do prefeito, enfrenta resistências naturais de representantes de partidos políticos que preferem deixar as coisas como estão. Ou até pior do que estavam.

Enquanto aguarda a criação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de São Luís, Ted Lago exerce o cargo de assessor especial de Holanda Junior. Jovem executivo, Ted tem formação técnica na área administrativa e foi presidente da ONG Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), que congrega empresas como Vale e Alumar.

A iniciativa do Pacto Por São Luís, pelo teor da apresentação, é estritamente técnica. Daí a conclusão que se tira é a de que o prefeito está privilegiando mais o seu grupo técnico do que os aliados políticos.

Segundo Ted Lago, o Pacto vai dar origem ao Fórum da Cidade de São Luís, formado por pessoas representativas de diversos segmentos da sociedade, com o intuito de planejar a cidade para os próximos 20 anos. O fórum vai propor, avaliar e monitorar metas administrativas e indicadores da cidade.

Se o grupo técnico do prefeito conseguir planejar São Luís pelo menos para os próximos três anos e meio, o Pacto e o fórum já podem ser considerados iniciativas vitoriosas.

E este blog estará aqui vigilante, disposto a cobrar, como sempre faz, cada compromisso divulgado como bandeira de gestão.

É esperar pra ver.

Marco Aurélio D'Eça

8 Comments

  1. Não pode é ficar só no Planejamento ou passar o mandato todo planejando .
    É preciso botar a mão na massa.
    É preciso fazer.

  2. É inacreditável, a miopia do responsável por esse blog, nunca vê os desmandos e desrespeito causados pelo governo do Estado para com a população de S. Luis.
    Por que não diz nada sobre a via expressa, abandonada e inconclusa e ninguém fala.
    cadê a via que foi prometida na campanha, que ligaria o Araçagi com entrada pela BR 135, próximo a pedrinhas. Projeto amplamente divulgado na campanha e nunca mais falado. Ninguém diz nada sobre a Refinaria que mesmo sendo projeto da Petrobras servia de palanque para a atual governadora, como faliu os empresários de Bacabeiras e região, o mal que tem causado a população igualmente a fabrica de confecção de Rosário. Tudo foi esquecido? E o melhor governo da história que nunca disse a que veio, por que não diz nada, só mesmo os lambe solas não enxergam.

  3. CHUPA ESSA MANGA LAMBAIO E PUBLICA SE TIVER CORAGEM.

    Durante a campanha para prefeitura de São Luís em 2008, o então candidato João Castelo, que futuramente se tornou prefeito da capital, prometeu a construção de um hospital de urgência.

    No entanto após assumir a prefeitura, João Castelo inventou diversas desculpas para a não construção do prometido hospital. Chegou inclusive a transferir sua responsabilidade e culpar o Governo do Maranhão, em especial a governadora Roseana Sarney e o secretário de Saúde Ricardo Murad pela não viabilização de um terreno.

    Pior é que alguns ainda caíram nas desculpas esfarrapadas do então prefeito. Para completar o engodo, João Castelo chegou a assinar Ordem de Serviço no mês de maio do seu último ano de mandato para a construção do hospital.

    Agora, com apenas cinco meses de gestão, o atual prefeito Edivaldo Holanda Júnior demonstra que quando se quer, faz, e não fica arrumando desculpas. Numa reunião com representantes das Forças Armadas do Exército Brasileiro, ficou definido que o Hospital de Urgência Dr. Jackson Lago será construído em uma área pertencente ao 24º Batalhão de Caçadores, localizada às margens da Avenida dos Africanos.

    Simples assim…

  4. Acho que Edivaldo está no caminho certo, que daqui a quatro anos nossa cidade estará bem melhor.Mesmo não colocando políticos, os seus assessores mais próximos estão dando show..é uma nova geração que vai surgir…A governadora deveria seguir o mesmo exemplo e colocar gente em seu governo com nova mentalidade .

  5. De plano e projetos eu já to cheio, quero ver a ação. No papel tudo funciona bonitinho, sair do papel é o problema. Apresentar projeto como se fosse obra feita é o que mais vemos por ai. Alardeiam tanto como se tudo já tivesse sido resolvido com o passar do tempo esses papéis vão criando morfo dentro de alguma gaveta na prefeitura e tudo acaba em vão. É mais um tentativa de convencer a opinião pública que o governo municipal ta fazendo alguma coisa ou que sabe o que está fazendo, mas na verdade nada está sendo feito, só blá blá blá!!!

  6. Tomara que não contratem Jorginho ( Flamengo ), senão, eel vai fazer a mesma coisa que está fazendo no Flamengo mudando o futebol de coisa nenhuma, para um futebol de nada, se essa moda pega na política, rs

  7. Nada como alguns bons elementos para fazer acontecer mudanças . Na torcida pra que dê tudo certo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *