Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

Escutec: grupo de Roseana mantém-se com quase 1/4 do eleitorado de São Luís…

Dino: à frente, mas não consolidado

O candidato do PCdoB a governador do Maranhão, Flávio Dino, ainda não consegue se distanciar satisfatoriamente dos adversários no eleitorado de São Luís, apesar da forte exposição pública como candidato há pelo menos seis anos.

Neste período, ele disputou a Prefeitura de São Luís, o Governo do Estado e comandou o processo de eleição de Edivaldo Holanda Júnior (PTC).

Mesmo assim, consegue obter apenas os índices históricos da oposição na capital, não muito distante dos candidatos da governadora Roseana Sarney (PMDB), apesar do desgaste natural, causado pela longevidade de poder do seu grupo.

Lobão: 1/4 do eleitorado de SL

De acordo com a pesquisa Escutec contratada pelo PSD e obtida pelo blog, Flávio Dino tem apenas 26% das citações espontâneas na preferência do eleitor ludovicense.

Este índice é apenas cerca de 5 pontos percentuais acima dos índices obtidos pelos candidatos governistas – Luis Fernando Silva (9%), Edison Lobão (9,3%) e a própria Roseana Sarney (3,7%).

Quando os eleitores são confrontados com cenários em que o comunista tem como principal adversário um dos nomes do grupo roseanista, os índices também se mantêm num patamar histórico: Tanto Luís Fernando quanto Lobão mantêm-se em patamares acima dos 20% de intenções de voto, mesmo nenhum deles estando ainda definido como candidato, ao contrário de Dino.

No cenário em que o principal adversário de Flávio Dino é o ministro Edison Lobão, o comunista alcança 45,1% das intenções de votos, contra 24,9% de Lobão.  Quando a disputa é com Luís Fernando, Dino cai para 43,1% e o candidato do PMDB chega a 20,4%.

Luis Fernnado já alcança 20% das intenções

A leitura dos números da Escutec mostram que Flávio Dino está consolidado como principal nome da oposição, mas ainda não conseguiu solidificar a dianteira, mesmo na capital maranhense, historicamente hostil aos candidatos sarneysistas.

E mesmo sem o grupo Sarney ter definido ainda o seu candidato a governador…

Sair da versão mobile