Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

Presidente Dutra também aplicará projeto dos Liceus Ribamarenses

 Referência em educação municipal, os Liceus Ribamarenses, modelo de educação pública em tempo integral implantado em São José de Ribamar pelas administrações Luís Fernando Silva (ex-prefeito) e Gil Cutrim (PMDB), pretendem ser instalados de forma semelhante na cidade de Presidente Dutra, segundo informou o prefeito do município, Juran Carvalho (PV).

São José de Ribamar é o único município do Maranhão que possui duas escolas municipais em tempo integral e a terceira já está sendo construída. E este projeto já se mostrou mais do que eficiente, visto que, os Liceus apresentaram os melhores resultados do IDEB em nosso Estado, sendo que o Liceu I está, segundo o próprio Ministério da Educação, entre as 50 melhores escolas do país, entre públicas e privadas. Por conta disso, iremos nos espelhar neste projeto, iniciado pelo ex-prefeito Luís Fernando e que teve continuidade com o prefeito Gil Cutrim, para implantar em Presidente Dutra iniciativa igual – afirmou o prefeito que, acompanhado dos secretários municipais Pedro Oscar (Governo) e Aurino Rocha da Luz (Educaçaõ), conheceu as instalações físicas e o projeto pedagógico da instituição pública de ensino.

As Escolas Municipais Liceu Ribamarense I (situada na Sede de Ribamar) e Liceu Ribamarense II (Parque Jair) foram construídas e são mantidas com recursos próprios da Prefeitura ribamarense. Cada uma atende 400 alunos divididos no Ensino Fundamental (320 estudantes) e Educação Infantil (80).

Possuem dez salas de aula; laboratório de informática com um computador (conectado a Internet) para cada aluno; laboratório de ciências; sala de multimídia; biblioteca com amplo acervo; brinquedoteca; área de vivência; quadra poliesportiva com arquibancada; refeitório; playgroud; secretaria, sala de professores; cozinha industrial com capacidade para produzir diariamente mais de mil refeições; além de área para estacionamento.

No mês passado, o prefeito Gil Cutrim autorizou a obra de construção da E.M Liceu Ribamarense III, que está sendo implantada, também com recursos próprios do município, na chamada região das Vilas de São José de Ribamar. Ela terá a mesma infraestrutura e capacidade de atendimento dos Liceus I e II.

Ano passado, é importante frisar, o Liceu I apresentou o melhor desempenho entre as instituições públicas de ensino do Maranhão, de acordo com o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2011, divulgado pelo Ministério da Educação. A escola ribamarense obteve avaliação de 6.8 pontos (4,5 a mais do que a média nacional), a maior do Estado e que a colocou no seleto rol das 50 unidades de ensino, entre públicas e privadas, que alcançaram as melhores notas no Ideb 2011, indicador geral da educação nas redes privada e pública. Já o Liceu II obteve avaliação de 6.3.

Com os Liceus I, II e III a Prefeitura de São José de Ribamar reforça e complementa a primeira rede de ensino público em tempo integral do município e do Maranhão.

Sair da versão mobile