Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

Roberto Rocha ainda é uma dúvida para Flávio Dino???

Flávio Dino e Roberto Rocha: muitas dúvidas

Do blog de Roberto Kenard

Leiam o que disse Flávio Dino (PCdoB) a respeito de Roberto Rocha ser o candidato a senador:

 – Nós já temos um candidato ao Senado que é o ex-deputado e vice-prefeito de São Luís Roberto Rocha. Isso foi definido pelos partidos, isso já está oficializado. O PSDB não nos reivindicou a vaga para o Senado, mas tem o direito de fazer isso. Só que a nossa chapa prevê hoje que o nosso candidato para o Senado é Roberto Rocha.

O que chamou a atenção de vocês?

Eu aprendi a ler com a literatura, lugar no qual o mais despretensioso artigo indefinido pode ganhar importância excepcional. Em outras palavras: no espaço da literatura, não raro, o que se passa por insignificante tem importância capital.

Pois bem, nessa declaração o que imediatamente me saltou aos olhos foi o modesto advérbio hoje.

Na frase de Dino ele não tem nada de modesto. Ao contrário, se se leva em conta o contexto em que a frase foi pronunciada, o hoje reluz como os ofuscantes versos de Dante no Paraíso.

O hoje, digamos assim, aparece em alto relevo.

O adverbio empregado por Dino nos quer comunicar que o “oficializado” candidato a senador Roberto Rocha é oficial hoje. Na frase o hoje subtrai ou precariza o amanhã. Deixa de ser uma afirmação positiva para ser uma proposição temporária. Algo como: “Roberto Rocha é nosso candidato hoje, mas a depender das circunstâncias poderá não sê-lo amanhã”.

Não se trata de uma certeza, mas, antes, de uma dúvida. Continue lendo aqui…

Sair da versão mobile