Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

São Luís influenciou distanciamento entre Flávio Dino e Lobão Filho…

Crise em Pedrinhas e desmobilização da campanha peemedebista na capital maranhense reforçaram índices do comunista, que abriu 21 pontos na disputa pelo governo

 

Holandinha se manteve escondido, mas agiu por Dino

O colégio eleitoral de São Luís teve influência direta na ampliação da vantagem do candidato comunista Flávio Dino sobre o seu principal adversário, o senador Lobão Filho (PMDB).

Dino se beneficiou diretamente de dois fatores, que impactaram mais o eleitorado da capital que o do interior: a crise de Pedrinhas, com forte repercussão midiática; e a retomada da articulação do prefeito Edivaldo Júnior (PTC) em prol do seu candidato.

Flávio Dino e Lobão Filho disputavam voto a voto a preferência do eleitorado até a primeira pesquisa Ibope, em 6 de setembro.

De lá para cá começaram os problemas no Complexo Penitenciário – um atrás do outro – fortemente explorado na mídia.

Caos em São Luís desgastou governo

Além disso, Holandinha – apesar de evitar eventos público ao lado do aliado – começou a mobilizar se grupo para fazer o contraponto aos vereadores que se manifestaram em apoio a Lobão Filho – e principalmente contra a ação da apresentadora Paulinha Lobão.

Somado a estas ações, houve também uma desmobilização da campanha de Edinho na capital.

E todos estes fatos se sucederam no exato período em que o Ibope levantava os dados de sua pesquisas – entre 15 e 19 de setembro.

O resultado é que Dino abriu cerca de 11 pontos na capital maranhense, ampliando a diferença geral que mantinha sobre os demais candidatos.

E o trabalho para reverter essa vantagem é mais duro.

E faltam menos de 15 dias para o 1° Turno…

Sair da versão mobile