Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

Trajetórias irmãs…

A governadora Roseana Sarney e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Arnaldo Melo (ambos do PMDB), iniciaram esta semana uma espécie de reta final de seus respectivos mandatos.

Roseana deixa o governo provavelmente na próxima terça-feira, dando lugar ao próprio Arnaldo Melo, que também deixará a Assembleia.

As trajetórias de Roseana Sarney e Arnaldo são praticamente irmãs.

Os dois elegeram-se pela primeira vez em 1990. Ela como deputada federal; ele para a Assembleia Legislativa.

E ambos tiveram trajetórias brilhantes.

Roseana assumiu o governo pela primeira vez após ser eleita em 1994, quando Arnaldo reelegeu-se para a Assembleia, reelegendo-se sucessivas vezes, até se eleger presidente da Casa, em 2011, no início do quarto mandato de governadora a que Roseana alcançava pelo voto direto.

Além de deputada federal e governadora, Roseana Sarney chegou a ser cogitada para a presidência da República e foi também senadora, entre 2003 e 2009, chegando a liderar o governo Lula no Congresso Nacional.

Arnaldo Melo, por sua vez, assumiu a Secretaria de Cidades , durante o governo Jackson Lago (PDT), sendo responsável pelo início das tratativas para construção do complexo que compõe a Avenida do Quarto Centenário, a ser inaugurada hoje pela governadora.

Roseana Sarney deixa o governo anunciando um período sabático, em que pretende afastar-se um pouco da política.

Arnaldo Melo assume o governo por 30 dias, depois volta para a Assembleia, onde fica até fevereiro, mas garante que não deixará a política.

Ambos dão este intervalo com sonhos tão parecidos quanto os que alimentavam no início da trajetória política: Roseana já declarou que já sonhou governar São Luís; Arnaldo Melo alimenta o comando de sua Passagem Franca.

Da coluna Estado Maior, de O EstadoMaranhão, com ilustração do blog

Sair da versão mobile