Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

Petrobras desiste oficialmente da refinaria de Bacabeira…

Em balanço divulgado hoje, empresa anuncia que vai abandonar os projetos no Maranhão e em Pernambuco, alegando falta de parceiros e mudança na expectativa de crescimento do mercado

 

Refinaria Premium I, de Bacabeira: ficará só o descampado

A Petrobras anunciou hoje o eu polêmico balçanço do Terceiro Trimestre de2014 e trouxe uma decisão definitiva sobre a refinaria Premium, de Bacabeira: após “baixa contábil” de R$ 2,1 bilhões, empreendimento será definitivamente abandonado.

– A companhia, diante dos resultados econômicos alcançados até o momento, consideradas as taxas previstas de crescimento dos mercados interno e externo de derivados e da ausência de parceiro econômico para a implantação, condição prevista no Plano de Negócios e Gestão da Companhia, PNG 2014-2018, entendeu que deveria encerrar estes projetos de implantação – explica o relatório do balanço.

Leia também:

Refinaria no Maranhão foi pras calendas gregas…

Os fatos dão razão a César Pires…

Há pelo menos dois anos este blog alertava sobre os riscos de fechamento do projeto de Bacabeira, que nunca teve a simpatia do governo Dilma (PT) e, principalmente, da presidente da Petrobras, Graça Foster. (Releia aqui)

Agora, a crise na Petrobras, combinada com a ausência de um ministro maranhense e um interlocutor de peso no Governo Federal, contribuíram para o fechamento do projeto.

A empresa pretende agora discutir com os governos do Maranhão e de Pernambuco a reestruturação dos compromissos assumidos na formatação das parcerias para os dois projetos.

Leia mais sobre o balanço da Petrobras

Sair da versão mobile