Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

O trunfo político de Holandinha…

Apesar do desgaste da gestão e do fraco desempenho nas pesquisas, prefeito é assediado por vários partidos, para filiação ou mesmo para coligação eleitoral

 

Com Dino e Weverton, Holandinha garante a estrutura partidária que faltou a Castelo

O prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC) tem um trunfo para as eleições de 2016 nunca visto na história política de São Luís.

Ele consegue – ao mesmo tempo em que enfrenta fraco desempenho nas pesquisas eleitorais e desgaste na gestão – manter o interesse dos partidos políticos em sua reeleição.

Edivaldo é o pré-candidato mais assediado por legendas em busca de coligação. E vários partidos já manifestaram o interesse em tê-lo como filiado.

Seu passe é disputado por PDT, PCdoB e PT. E partidos de peso, como PSB, DEM, PTB, PV e até o PMDB já manifestaram interesse em uma coligação.

São exatamente as bases políticas- mais do que as populares – o ingrediente primário para a montagem de uma candidatura competitiva em uma disputa majoritária.

Com a estrutura política garantida num primeiro momento, um candidato tem condições de ir buscar o apoio popular no segundo momento.

O ex-prefeito João Castelo (PSDB), por exemplo, perdeu as condições de reeleição em 2012, por que perdeu, primeiro, o apoio político-partidário, mesmo mantendo, até às vésperas das convenções, forte apoio popular registrado nos números das pesquisas da época.

Isolado politicamente, o tucano acabou por sofrer amplo desgaste popular, que resultou em sua derrota.

A situação de Edivaldo Júnior é exatamente o contrário do que viveu Castelo.

O prefeito sofre desgaste popular intenso, refletido nas pesquisas de intenção de votos, mas mantém forte apoio partidário, que pode garantir a estrutura para a disputa.

É aguardar e conferir…

Sair da versão mobile