Consórcio Upaon-Açu não conseguiu comprar veículos novos – como exige o edital – e está usando, com a leniência da SMTT, carros da empresa Primor, sem ar-condicionado, e que já estavam desativados
Observe este ônibus da imagem acima, focando em dois detalhes: a placa e o número do código que identifica a empresa. Trata-se do veículo de placas NHP-1783, com código de circulação 36-086. 36 é o código da empresa Primor na capita maranhense.
Este ônibus já estava desativado pela empresa por não atender às exigências da licitação do transporte em São Luís, que pede veículos novos e com ar-condicionado.
Agora observe o mesmo ônibus rodando em São Luís – na linha Circular – com a mesma placa NHP-1783, mas com código de circulação diferente, agora 68-064. Este 68 identifica em São Luís a empresa São Benedito.
A São Benedito foi desclassificada na licitação por usar apenas ônibus antigos, mas foi encaixada – também com anuência da prefeitura – no Consórcio Uapon-Açu, que ganhou o lote 3 da mesma licitação.
Por último, veja o mesmo ônibus, com a mesma placa NHP-1783, já circulando com o código 300.754. Este é o código do consórcio Uapon-Açu. Ou seja, o ônibus velho, que era da Primor, passou a pertencer a São Benedito, que entrou no Consórcio Uapon-Açu mesmo desclassificada na licitação, e incluiu o veículo entre os do consórcio.
O ônibus não atende às especificações da licitação, que exige para rodar pelo novo consórcio apenas ônibus novos e com ar-condicionado.
O consórcio teria que entregar 241 ônibus com ar-condicionado desde o dia 8 de setembro. Não entregou.
Também teria que entregar cinco ônibus articulados no dia 1º de outubro. Também não entregou.
A Prefeitura de São Luís está, portanto, enganando a população de São Luís, utilizando ônibus velhos como se fossem novos, mesmo após a licitação no transporte.
Simples assim…