Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

Agora é o debate…

Programa da TV Mirante será o último ato entre os candidatos antes do pleito de domingo, embora ainda pairem dúvidas sobre a presença de Edivaldo Júnior, mesmo com seus desafios, no estilo bad boy, ao adversário Eduardo Braide

 

Eduardo e Edivaldo: o último ato

Embora os candidatos ainda se mantenham na rua, em busca de votos, cada um com seus métodos e utilizando os meios de que dispõem – questionáveis ou não – e ainda tenham três dias de propaganda eleitoral, todas as atenções da campanha se voltam agora para o debate da TV Mirante, nesta sexta-feira, 28.

Em uma campanha que se desenha acirrada até o último momento – pelo menos é o que mostram os institutos mais respeitáveis – é o programa da TV Mirante que pode definir quem será o vencedor.

Nos últimos dias, surgiu uma dúvida quanto à participação do prefeito Edivaldo Júnior (PDT), ainda que ele próprio tenha gravado programa específico desafiando o adversário Eduardo Braide (PMN) para o debate na Mirante. Mesmo assim, ainda há quem acredite que ele não participe, o que o fez reiterar, uma, duas, três vezes nos últimos dias a sua participação.

É bom lembrar que o mesmo Instituto Escutec, que mostrou empate rigoroso entre os dois candidatos, também aponta que 65% dos eleitores vão aguardar o debate para tomar sua decisão definitiva.

Para se ter uma ideia da influência do programa, Braide cresceu nada menos do que 17 pontos percentuais entre a quinta-feira, 29 de setembro, e o dia da eleição em primeiro turno, em 2 de outubro.

Ele saiu de 5% na pesquisa Ibope para nada menos que do 22%dos votos válidos em três dias.

O debate da TV Mirante é agora, portanto, literalmente, o último ato dos candidatos antes da eleição do dia 30.

Da coluna Estado Maior, com edição do blog

Sair da versão mobile