Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

Pesquisa Exata: Flávio Dino é hoje o que Roseana foi em 2010…

Ao divulgar apenas votos válidos, instituto esconde do eleitor que o governador comunista – assim como a ex-governadora oito anos atrás – está apenas no limite da vitória em primeiro turno, com um índice de indecisos ainda alto

 

VITÓRIA DECIMAL. Roseana com Flávio Dino e Jackson Lago logo atrás nas eleições de 2010, com acirra vitória em primeiro turno

Todas as notícias e análises da mais nova pesquisa Exata sobre a disputa pelo governo do Maranhão, divulgada nesta terça-feira, 24, pelo Jornal Pequeno, ignoram – inadvertida ou propositalmente – um fato fundamental para se entender os números: os dados divulgados são votos válidos, aqueles que descartam nulos, brancos e os eleitores indecisos.

O artifício, pouco usual nesta etapa da campanha, tem um objetivo prático: criar um ambiente para consolidar a ideia de vitória do governador Flavio Dino (PCdoB) em primeiro turno.

Mas basta incluir os votos nulos, brancos e eleitores ainda indecisos – que são muitos, ainda – e os 60% de intenções de voto em Flávio Dino quebram em, pelo menos, 10 pontos percentuais. E o de Roseana Sarney (MDB), por sua vez, aumenta na mesma proporção.

Neste aspecto, Dino estaria hoje no patamar dos 50% de intenção de votos – pouco acima, pouco abaixo, dependendo do cenário – dentro da margem de erro para vencer em primeiro turno.

Flávio Dino seria nesta eleição, portanto, o que foi Roseana em 2010.

Para quem não se lembra, naquela eleição, a então governadora disputava a reeleição e passou toda a campanha variando entre 50% e 55% na disputa contra Jackson Lago (PDT) e o próprio Flavio Dino.

Mas acabou vencendo em primeiro turno com alguns décimos acima dos 50% dos votos válidos.

A diferença entre a Roseana de oito anos atrás e o Flávio Dino de agora é que, na época, a emedebista disputava com duas forças de peso – o pedetista e o comunista – e, mesmo assim, venceu em primeiro turno, inclusive em São Luís.

Flávio Dino, em 2018, polariza a eleição apenas com a própria Roseana, já que os outros dois principais adversários – Maura Jorge (PSL) e Roberto Rocha (PSDB) – ainda amargam índices abaixo dos dois dígitos.

Este cenário pode fazer com que Roseana alcance os 40% dos votos e, mesmo assim, amargue uma derrota para Dino em primeiro turno.

Mas é preciso entender, também, que tanto Maura quanto Roberto têm margem ampla de crescimento.

A ex-prefeita deve surfar na onda de Bolsonaro, que atinge índices importantes no Maranhão; Rocha, por sua vez, tem a estrutura do PSDB e um candidato a presidente com chances de chegar ao segundo turno, o ex-governador Geraldo Alckimin (SP).

E também vai se beneficiar disto em termos de voto.

A pesquisa Exata deve ser analisada, portanto, não pelos números que ela divulgou, mas pelo que deixou de apresentar ao eleitor.

São estes números que decidirão se haverá segundo turno.

Ou se Flávio Dino vencerá em primeiro turno…

A pesquisa Exata, com 1.404 eleitores ouvidos entre os dias 15 e 20 de julho, foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número 06768/2018, e tem margem de erro de 3,2 pontos percentuais, para mais ou para menos

 

Sair da versão mobile