Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

Ipec divulga pesquisa sem indicação de locais no Maranhão

Levantamento com apenas 800 eleitores foi realizado sem as áreas em que os eleitores foram ouvidos, mas o instituto – formado por ex-diretores do Ibope – mesmo assim, teve a divulgação autorizada pela Justiça Eleitoral

 

O site da Justiça Eleitoral deixa claro que o instituto não informou quais os municípios em que entrevistou os 800 eleitores para a pesquisa divulgada na Mirante

Quem acessou o registro da pesquisa do Instituto Ipec realizada com apenas 800 eleitores maranhenses – divulgada na noite desta terça-feira, 23, pela TV Mirante – e tentou saber em quais municípios ela foi realizada, encontrou a mensagem acima no site do Tribunal Superior Eleitoral.

Segundo a própria Justiça Eleitoral, o levantamento “não possui arquivo de bairros/municípios”.

Os dados sobre as localidades pesquisadas não foram encaminhadas ao TRE- que aceita este tipo de dinâmica com base na lei eleitoral, obrigando o instituto a entregar a lista de localidades pesquisadas depois da divulgação – por que ela foi vendida como sendo do Maranhão, mas não aponta em que municípios foi feita.

O blog Marco Aurélio d’Eça apurou que os dados são realizados por equipes terceirizadas de institutos maranhenses; e que os números são idênticos a dados de outras pesquisas feitas em São Luís.

O resultado do levantamento foi absolutamente discrepante de todos os até agora divulgados, apresentando o governador Carlos Brandão (PSB) com 28% dos votos, tendo o senador Weverton Rocha (PDT) bem atrás, com 16%.

Curiosamente, o ex-prefeito Lahésio Bonfim (PSC) – que o próprio Palácio dos Leões diz há meses que está disputando o segundo lugar – apareceu em quarto, com meros 10%, atrás do ex-prefeito da capital, Edivaldo Júnior, com 14%.

O levantamento divulgado na Mirante causou espanto até mesmo em aliados do governador-tampão; muitos ligaram ao blog Marco Aurélio d’Eça para levantar questionamentos sobre o resultado.

Os 800 eleitores ouvidos pelo IPEC – instituto criado por ex-diretores do extinto Ibope – foram ouvidos entre os dias 17 e 23 de agosto.

Sair da versão mobile