Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

Lei de Carlos Lula cria Dia em Memória das Vítimas da CoVID-19

Deputado que foi secretário de Saúde apresentou proposição aprovada em segundo turno nesta quinta-feira, 30, pela Assembleia Legislativa

O agora deputado Carlos Lula teve destacada atuação como secretário de Saúde na pandemia; e homenageia as vítimas da CoVID-19

A Assembleia Legislativa aprovou nesta quinta-feira, 30, em segundo turno, Projeto de Lei de autoria do deputado Carlos Lula (PSB) que institui o 29 de março como “Dia Estadual em Memória às Vítimas da Covid-19”.

A data escolhida é uma homenagem a primeira vítima da CoVID-19 no Maranhão, que faleceu em 29 de março de 2020.

– Não esquecemos o que aconteceu, por isso, queremos homenagear cada uma dessas vidas perdidas e, sobretudo, refletir enquanto sociedade sobre o dia de hoje para que a gente não precise mais passar por tragédias como essa, que foi a pandemia da Covid-19 – relembrou o parlamentar.

Carlos Lula foi secretário de Saúde durante todo o período da pandemia e teve importante destaque nacional no combate ao coronavírus.

Ele foi o primeiro maranhense a assumir o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) para o qual foi reeleito em 2021.

O Brasil viveu cinco grandes ondas da Covid-19.

A primeira, em 2020, causada pela cepa original e as demais ocorreram entre 2021 e 2022 provocadas pelas variantes Alfa, Beta, Delta, Gama e Ômicron.

No Maranhão, a doença foi diagnosticada pela primeira vez em março de 2020; no total, mais de 11 mil maranhenses foram vítimas fatais da doença.

– O Brasil atingiu a terrível marca de 700 mil óbitos em decorrência da Covid-19, mas podemos dizer que o Maranhão foi o estado que teve o melhor desempenho no enfrentamento da pandemia, com indicadores melhores do que o de muitos países da América Latina – destacou Carlos Lula, que ressaltou a importância de cada uma das vidas perdidas.

Segundo o texto da nova Lei, em 29 de março, as bandeiras instaladas nos órgãos públicos deverão ser hasteadas a meio mastro, bem como prestadas honras às vítimas.

O Projeto de Lei vai agora para a sanção do governador Carlos Brandão (PSB)…

Sair da versão mobile