Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

De como Edivaldo Júnior cavou uma forte rejeição em São Luís…

Mesmo com oito anos de mandato, postura avessa do ex-prefeito somada ao distanciamento partidário e à virada de costas ao grupo que o acolheu em todas as suas eleições levaram a uma antipatia do eleitor que ele não consegue mais tirar apenas com suas postagens em redes sociais

 

Edivaldo é o mais rejeitado dentre todos os oito pré-candidatos apresentados à população para a Prefeitura de São Luís

Ensaio

O ex-prefeito de São Luís Edivaldo Júnior (sem partido) deixou o comando municipal em 202o com altos índices de aprovação popular, muito disso resultado das inaugurações – no fim do mandato e a toque-de-caixa – de praças e aparelhos públicos de impacto visual na cidade.

Mas logo nas primeiras chuvas de 2021 as obras de Holandinha mostraram-se frágeis, mal feitas, a exemplo do complexo Anel Viário, que se desmanchou antes mesmo das águas de março, como mostrou este blog Marco Aurélio d’Eça no post “Entregue há menos de dois meses, obra da prefeitura se desmancha no Anel Viário…”.

Edivaldo já havia cometido um erro político: abandonou todos os seus aliados nas eleições de 2020 – os mesmos que lutaram por ele em 2012 e na sua difícil reeleição de 2016; sua postura de dar as costas para quem o acolheu favoreceu exatamente o atual prefeito Eduardo Braide, seu principal adversário em 16.

Em maio de 2021, Edivaldo anuncia sua saída do PDT; sem partido, chegou a ser convidado pelo então governador Flávio Dino (PSB) a compor a chapa do seu candidato Carlos Brandão (PSB), como vice ou mesmo suplente de senador; também foi procurado pelo senador Weverton Rocha, que já lhe havia dado o PDT em 2014.

Qual não foi a surpresa da classe política quando, no início de 2022, Edivaldo anuncia que vai concorrer a governador contra Brandão e contra Weverton?!?

Conseguiu abrigo no PSD, do então deputado Edilázio Júnior, mas abandonou o partido a própria sorte e nem fez campanha propriamente dita, amargando baixíssimos índices de votação e praticamente tirando o partido da Câmara Federal e da Assembleia Legislativa.

Mesmo após oito anos no comando de São Luís, ex-prefeito não reuniu grupo, não conseguiu partido e não deixou saudades no eleitor

Este blog Marco Aurélio d’Eça descreveu a derrocada política de Edivaldo em novembro de 2022, no post “De como Edivaldo Júnior enterrou a própria carreira política…”.

Mas ele surgiu do nada, em 2023, como pré-candidato a prefeito, tentando abrir caminho em partidos, apostando que estaria bem nas pesquisas; mas, a essas alturas, encontrou portas fechadas e voltou a se isolar.

Hoje, Edivaldo tem baixíssimos índices de intenção de votos, não há partido que demonstre interesse em seu nome e ainda amarga a maior rejeição dentre todos os pré-candidatos a prefeito, segundo a última pesquisa do Instituto Três. (Ver quadro acima)

O ex-prefeito é o exemplo acabado de como, na política, grupos, alianças e relações públicas são fundamentais para uma carreira longeva.

Tudo o que ele abriu mão nestes últimos 1o anos…

Sair da versão mobile